Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4313
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Empty Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jan 06 2017, 04:26

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson 270px-Hrafninn_flygur_plagat

    http://www.imdb.com/title/tt0087432/
    https://en.wikipedia.org/wiki/When_the_Raven_Flies

    Descrição: Mais uma adaptação do Yojimbo e Fistful of Dollars, desta feita numa co-produção entre a Islândia e a Suécia, em que o "Homem Sem Nome" vira dois chefes vikings, um contra o outro.

    Trailer feito por mim:


    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Trailer from Clips do Zé on Vimeo.

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4313
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Empty Re: Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jan 06 2017, 04:31

    Um western-bacalhau ("Cod Western")

    Estou a divulgar este filme, não por eu ter gostado dele, mas porque decerto haverão pessoas no fórum interessadas nele, por vários motivos. Não se assustem com a minha reacção inicial, porque após a relatar, irei falar do filme de forma mais objectiva.

    Cada um tem os seus gostos e eu estava a utilizar esta chave de pesquisa no motor de busca DuckDuckGo: "european tv or film based on folk legends". Surgiu-me a seguinte listagem no wikipedia que fui investigar: https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Films_based_upon_European_myths_and_legends . Daqui o único filme que me despertou algum interesse foi este "When the Raven Flies", lá no wikipedia era explicado que o filme foi a submissão da Islândia ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira, mas que foi rejeitada, de seguida li o primeiro comentário que apareceu no IMDB, onde um sujeito dizia que era um filme de acção (eu já não gosto do género acção), mas que apesar disso continha algumas qualidades não encontradas no cinema de Hollywood.

    Decidi então ver o filme (há uma versão VHS no You Tube) na premissa de que não me importo que existam para lá cenas de acção, mas com a esperança de uma boa história que não seja superficial.

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson A_Fistful_of_Dollars_poster

    Mas neste caso fiquei desiludido e custou-me muito a ver o filme... senti que era apenas mais um outro filme de acção dos anos 80 feito para VHS, típico da produtora Cannon, com uma ou outra mais valia pela produção de um filme de vikings feita pelos escandinavos, mas o argumento podia ser tirado do "trash cinema" italiano estilo "Os Guerreiros do Bronx". Só a meio do filme, quando estava quase a morrer de tédio é que me apercebi que era um remake do "Fistful of Dollares" (eu não sabia disso quando comecei a ver o filme) o que explicava o tal argumento superficial retirado de um western, porque o "Fistful of Dollares" até é um filme que gosto de rever por nostalgia, mas é mais pelo estilo do Clint Eastwood (não sou apreciador de westerns). Já o "Yojimbo" foi um filme que gostei essencialmente pelo ambiente do Japão feudal (e não pela acção).

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Yojimbo_%28movie_poster%29

    No entanto acho que quem gosta do género western ou acção poderá estar bastante interessado neste filme, pouco divulgado. Na minha opinião, este não é um mau filme e pelo menos aqui os vikings não aparecem mascarados com capacetes com cornos, que historicamente nunca foram utilizados pelos vikings... mas não acho que este estilo de filme fique bem numa submissão da Islândia aos Óscares.

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Vicky_the_Viking

    Algumas curiosidades que li em comentários no You Tube e IMDB, de que não posso confirmar a veracidade, são:

    a) A autenticidade dos póneis que supostamente os vikings montavam, e que eu mostrei no meu trailer. Sabiam que quando eu estava a criar o trailer fiquei intrigado com essa cena, sem conseguir identificar o que havia de diferente? Eu notei algo de estranho, mas julguei que o movimento peculiar fosse causado pelas pedrinhas na praia, só depois é que li que eram póneis.

    b) No You Tube aparece um comentador que diz ter sido um dos duplos do filme e que conta que os actores barravam gordura de baleia no corpo para aguentarem o frio.

    Recapitulando, eu não gostei deste filme apenas porque os dois géneros de acção e western já não me dizem nada. Mas não acho que seja um mau filme e quem aprecia o "Yojimbo" e o "Fistfull of Dollares" poderá ter grande curiosidade em ver isto. A propósito o termo "Cod Western" ("Cod" é bacalhau em inglês) surge mesmo no wikipedia e foi cunhado por alguns críticos de cinema na altura. O realizador prosseguiu a sua carreira com mais filmes deste género, por isso quem sabe se gostarem deste, possam querer ver os outros filmes que ele fez. Eu ainda não decidi se tentarei ver mais algum...
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4313
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Empty Re: Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jan 06 2017, 05:21

    Algumas notas:

    - Para a minha escolha musical do meu trailer, fui mesmo procurar músicas verdadeiras, históricas e autênticas da Islândia e Suécia, e encontrei uma música muito boa que usei. Eu sou um gajo lixado quando ando à procura de acompanhamento musical para os meus trailers fan-made... bash laughing

    - Isto no fundo é puro cinema de exploitation, a ripar o western "Fistfull of Dollars", já em si exploitation do filme japonês "Yojimbo". Mas neste caso o termo "exploitation" não significa o mesmo que dá o nome a este fórum, e refiro-me apenas a plágio. Mas francamente não entendo como a Islândia submete este plágio aos "Oscars" da Academia de Hollywood.

    - No filme "Fistfull of Dollars" o Clint Eastwood tem uma placa de ferro debaixo da capa mexicana, para o proteger das balas, aqui o viking tem a mesma coisa para o proteger das flechas e eu incluí parte dessa cena de "showdown" (confronto final) no meu trailer.

    - Em relação à temática do fórum, este é um típico título de acção de um filme de clube de vídeo portuga dos anos 80, mas que tal como o cinema soviético, foi bloqueado em Portugal, pelas distribuidoras de cassetes VHS, que eram paus-mandados dos norte-americanos. Obviamente aqui não existe nenhuma questão política pelos senhores feudais portugueses, donos das editoras de cassetes VHS, durante a Guerra Fria, visto o filme ser uma co-produção entre a Islândia e a Suécia. O problema das distribuidoras portuguesas dos anos 80 será outro, e muito mais grave do que qualquer fanatismo ideológico pessoal/político de bloquear cinema soviético, que porventura poderá envolver, eventualmente, corrupção pelos "patrões" da Califórnia. É que eu acho muito esquisito o bloqueio de cinema não-americano pelas distribuidoras portuguesas de cassetes VHS, durante a década de 1980... No Reino Unido não existiu o bloqueio nos clubes de vídeo a filmes não-americanos que ocorreu em Portugal... os ingleses podiam alugar esta cassete, da mesma forma que podiam alugar cassetes de filmes soviéticos, na década de 1980 no Reino Unido. Portugal parece ser o único país com esta "corrupção" a mando de Hollywood... (até aquela editora do Prior Velho em Sacavém, que distribuiu um filme ucraniano de sci-fi, apenas fê-lo por ele estar dobrado em inglês e ser vendido pelos americanos). Suspect Existiu mesmo algo de errado e combinado com as distribuidoras portuguesas de cassetes VHS, mas isso é assunto para outro tópico e fica só aqui mais este exemplo... santa

    Conteúdo patrocinado


    Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson Empty Re: Hrafninn flýgur / When the Raven Flies (1984) - Hrafn Gunnlaugsson

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 26 2024, 17:47