por Zé da Adega Qua Jun 10 2015, 06:54
Vi este filme uma única vez em criança, por volta de 1986 (sim à 30 anos atrás!), na versão oficial de aluguer (julgo que era da Warner).
Tratava-se de uma versão trucidada pelos norte-americanos, com dobragem no idioma inglês norte-americano, e com o falso título original "The Lift". O título oficial português era "O Elevador".
Eu deixo o meu protesto formal contra as distribuidoras portuguesas de cassetes de vídeo, que se comportavam como cães paus-mandados dos americanos, e impunham versões dobradas/trucidadas em "bom inglês" para o povo português ver, em detrimento do original com idioma holandês (ou neanderlês ou raio que o parta, porque os holandeses mudam o nome do país todos os séculos, mas a questão não é a minha ignorância em saber como se chama a língua do filme, mas sim o meu protesto contra dobragens).
Não vejo o filme há 30 anos e fiquei com vontade de o ver em 16:9, com idioma original, perante o trailer muito bom do cinéfilo francês. Por acaso de vez em quando lembrava-me do filme e já estive muitas vezes para o rever, mas ainda não aconteceu.