Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Ter Nov 03 2015, 03:37

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) TheTwilightZoneLogo

    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Twilight_Zone

    "The Twilight Zone is an American television anthology series created by Rod Serling. It is a series of unrelated stories containing drama, psychological thriller, fantasy, science fiction, suspense, and/or horror, often concluding with a macabre or unexpected twist."

    Como exemplo, irei mostrar um clip de um dos meus episódios preferidos. com teor e profundidade filosófica, ainda não repetidos nas mais de cinco décadas de TV e Cinema, que vieram depois. Trata-se do primeiro contacto da Humanidade com seres extra-terrestres, em grande escala planetária sem o flagelo mesquinho de Hollywood (que afectou a TV e Cinema durante mais de 50 anos, até hoje) de considerar os EUA como donos do planeta.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Toserveman

    O episódio de 1962 chama-se "To serve man", que é o título de um livro deixado pelo embaixador extra-terrestre na sede das Nações Unidas.

    O problema da ambiguidade deste título, é que sugere que se trata de servir/ajudar a humanidade, quando afinal é um livro de culinária acerca de cozinhar refeições, cujo ingrediente principal é a carne da espécie Homo Sapiens Sapiens.

    O clip/excerto que preparei é muito bonito, pela escala internacional planetária das Nações Unidas, e muito superior àquela parolice/imbecilidade da sci-fi americana actual, em que os EUA são o único país do planeta Terra, e não existe Portugal, Espanha, França, Rússia. China, etc., pois caso contrário o argumento da parolice e estupidez de Hollywood, não faria sentido (portanto argumentos infantis que apenas funcionam para crianças atrasadas mentais norte-americanas, que desconhecem o resto do planeta).


    "To serve man" (1962) - The Twilight Zone from Clips do Zé on Vimeo.



    Vamos lá ver uma coisa... Existe boa e má sci-fi americana. Para mim, o trabalho do Rod Serling, a apresentar os episódios da "5ª Dimensão" com o seu cigarro na mão, é algo de genial. Eu gosto muito disto, embora nem todos os episódios da série sejam bons.

    Epá! Ao minuto 2:15 do meu clip surge o Rod Serling, a avisar que a Humanidade irá apertar a mão a um Cristóvão Colombo do futuro. Que brutalidade poética! Os conquistadores espanhóis cometeram genocídio em nome da Igreja Católica, e aqui o Rod Serling dá-nos uma bofetada na cara, muito poderosa a nível ético, filosófico e histórico, quando os estra-terrestres fazem o mesmo com o planeta Terra, e assistimos à extinção da espécie humana.

    cheers [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 48246 thumbsup
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Ter Nov 03 2015, 04:50


    The Twilight Zone : "Two" (Intro scene) from Clips do Zé on Vimeo.



    Este é um velho clip meu acerca do episódio "Two", com dois actores famosos, muito bem conseguido.

    O actor masculino é o famoso Charles Bronson. A actriz feminina é a famosa Elizabeth Montgomerry ("Casei com uma feiticeira").

    Nesta história não existe nenhum diálogo, apenas ouvimos os pensamentos do Charles Bronson, soldado americano sobrevivente da invasão soviética dos EUA, durante a 3ª Guerra Mundial.

    A mulher-soldado invasora soviética, nunca fala durante o episódio.

    Uma coisa é certa: O conceito de mulher-soldado apresentado neste episódio, estava muito à frente do seu tempo, perante o cinema/tv norte-americano.

    Este tópico não é acerca do cinema soviético nem da história das mulheres-soldado do exército vermelho, pois para isso já escrevi alguns textos sobre esses filmes. Isso é outra coisa completamente diferente.

    Dentro das limitações e possibilidades desta série americana, gosto muito do episódio, e acho que está muito à frente da moralidade da época e contexto hollywoodesco.

    Por mim está aprovado e recomendado! cheers thumbsup
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19081
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por pmcordeiro Ter Nov 03 2015, 14:04

    Charles Bronson, esse grande canastrão.  Very Happy
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Seg Nov 09 2015, 11:24

    The Obsolete Man (1961) - 1ª Parte da minha análise

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-8193-07-11-16h16m18s634_zps3ab2iqjj

    Link wikipedia do episódio: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Obsolete_Man

    Este é um episódio muito poderoso a vários níveis, a começar por se enquadrar na corrente literária séria da ficção científica filosófica "pura e dura, como mandam os livros".

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-9949-10-08-09h22m49s999_zpsqffdarcb

    Eu fiquei marcado com este episódio na minha infância/adolescência quando a RTP 2 transmitiu a série nos anos 80 (eu devia ter entre os 10-12 anos de idade). Só voltei a ver isto em 2005 e foi uma grande bomba para mim, ver isto em adulto.

    Aqui está a narração poderosa de introdução, pelo grandioso Rod Serling, de cigarro na mão. Cuidado com esta cena, pois "esta merda" combina "film noir" americano (jogo de iluminação e sombras), com expressionismo alemão do cinema mudo (ângulos tortos e desproporcionais) e cinematografia soviética estalinista (ângulo de baixo para cima). Esta cena é poderosíssima quer pela combinação genial das três correntes de cinematografia, mas sobretudo pelo mítico conceito de ficção científica filosófica puro e duro: [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 48246  cheers  thumbsup


    Twilight Zone: "Obsolete Man" Intro from Clips do Zé on Vimeo.



    Screenshot que ilustra a corrente cinematográfica soviética, imposta à força pelo ditador José Estaline. Atenção que aqueles filmes soviéticos que eu costumo apresentar nas minhas críticas, foram feitos após a morte do Estaline nos anos 50, porque esse sujeito psicopata assassino, quando estava vivo, interferia com o cinema e mandava fuzilar cineastas. São muito poucos os filmes soviéticos que se aproveitam, de quando ele estava vivo, mas uma característica dos filmes é que o Estaline deu ordens para filmar os personagens "de baixo para cima", tal qual este episódio americano do Twilight Zone, ora observem:

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-8319-02-09-23h46m36s264_zpsphdngxzv

    Screenshot que ilustra o expressionismo alemão, anterior à era Nazi, com os famosos ângulos tortos e estranhos:

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-2604-08-05-10h21m19s832_zpslbhi03zl

    Finalmente, um screenshot que ilustra a 3ª corrente cinematográfica (norte-americana) do "film noir", pelo jogo de sombras:

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Fnvlcsnap-0938-01-10-00h09m32s552_zps6d3mx1ns

    Obs: Comentário acerca dos aspectos filosófico, histórico e políticos a escrever na futura parte 2, juntamente com a descrição do enredo genial, inteligente e fascinante desta "short story". Very Happy
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Nov 15 2015, 07:22

    The Obsolete Man (1961) - 2ª Parte da minha análise

    Rod Serling a publicitar cigarros, como condição da empresa tabaqueira patrocinadora (que pagou a criação deste episódio). Esta imagem, capturada por mim, pertence mesmo a este episódio específico do "Homem Obsoleto".

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-2312-01-15-21h21m03s709_zpspbiru3cx

    Eu gostaria de um dia mais tarde, servir-me deste exemplo para expôr algumas vergonhas da actualidade (2000-2015) relacionadas com a proibição explícita do género da ficção científica pelos executivos de certas televisões norte-americanas (já descobri fontes no wikipédia, relacionadas com o criador da série "Babylon 5", de que irei falar e pedir ajuda no tópico da Netflix portuguesa), e quem sabe até posso também comentar algo acerca da estranheza do tabaco ter imposto de 400% contra os 11-28% de IVA da margarina Vaqueiro (que também mata como o tabaco por conter óleo saturado, em relação à Becel que contém óleo poli-insaturado, que não bloqueia as artérias).

    Mas antes de abordar este episódio da 5ª Dimensão (este é o título português oficial dos anos 1980), quero deixar claro que nos anos 1950, a TV americana possuía maior liberdade criativa e artística do que existe agora. Sim, eles tinham censura política, moral e religiosa!!! Mas ao menos os directores executivos das empresas de TV não interferiam com o processo criativo, ao ponto a que chegaram no século XXI em que foi dada a ordem para proibir o género da ficção científica por completo, numa certa cadeia de TV muito importante. Este assunto será discutido e explicado no tópico na Netflix portuguesa, quando eu tiver tempo e possibilidade, pois foi na Netflix que o criador da série "Babylon 5" se refugiou, perante a proibição do género sci-fi, do qual ele foi vítima.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-9687-02-10-17h41m28s922_zpszk4yiqzn

    Ora bem... O Homem Obsoleto!  Ele é condenado à morte por possuir livros, nos E.U.A. do futuro, cujo sistema político coincide com uma versão tecnológica e futurista de Portugal salazarista no tempo da PIDE.

    O homem é carpinteiro de profissão, e tal é aceite pelo estado totalitário norte-americano, mas na sua juventude tinha sido um bibliotecário, numa era anterior em que os livros ainda eram legais.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-4472-01-18-00h49m33s862_zps9jfomway

    Ele esteve sob investigação pela versão futurista americana da PIDE, durante o período de 1 ano e 11 meses, conforme estipulado pela lei, e foi considerado "obsoleto" e como tal sujeito à pena de morte.

    O episódio é excelente, mas pessoalmente eu teria preferido que o Rod Serling (autor desta história) não se tivesse socorrido da religião. Mesmo assim existem alguns diálogos muito sofisticados e inteligentes, durante o julgamento inicial, em que o acusador do governo diz o seguinte:

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-2421-03-24-06h04m02s029_zpssqsambc8

    "Um padre diria que a sua função é espalhar a mensagem de Deus. Mas como o Estado provou e demonstrou a não-existência de Deus, então a função dos padres é obsoleta e por isso todos os padres devem ser condenados à morte, por não terem qualquer utilidade para o Estado. Se você diz ser um bibliotecário, então como já não existem livros, a sua profissão está igualmente obsoleta e por isso deverá ser condenado à morte, pelo crime de obsolescência." (Não são as palavras exactas, mas o diálogo é mais ou menos como escrevi).

    Bom, isto tudo é apenas a premissa inicial, já em si carregada com filosofia e política, mas o grosso do episódio ocorre após o homem obsoleto ser condenado à morte, com os "twists" típicos da série 5ª Dimensão.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-8793-01-05-13h43m05s162_zpsyr2liqyf

    Pela minha parte, recomendo este episódio. cheers [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 48246 thumbsup
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Nov 15 2015, 09:13

    No seguimento da apresentação anterior, criei um clip com o Rod Serling a publicitar a marca de cigarros "Oasis", com agradecimento dele por essa tabaqueira ter pago os custos da short story "The Obsolete Man", que ele escreveu e adaptou para a TV. pirat  Wink

    Nota: No Xploited fórum existem smileys de carnificina, viollência e actos sanguinários, mas não encontrei nenhum smiley com um tipo a fumar. Venho deste modo apresentar uma "queixa formal"  Wink contra a selecção de smileys do fórum. Embora eu possa linkar smileys externos como este do velhote teimoso: [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Old (O velhadas diz que no tempo dele não era assim, hehehe).

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Nov 15 2015, 10:42

    Episódio "The Gift" (1962)

    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Gift_%28The_Twilight_Zone%29

    Este episódio é pobrezinho a nível cinematográfico, mas tenho as minhas razões para falar dele.

    Mas antes uma curiosidade musical, que só descobri hoje, quando espreitei o wikipédia. A banda sonora foi composta pelo mesmo gajo que compôs a banda sonora dos filmes "O Padrinho" e "Unforgiven", que era um músico brasileiro chamado Laurindo Almeida, que compunha e tocava viola. Aqui está o wikipédia do músico:

    Inglês: https://en.wikipedia.org/wiki/Laurindo_Almeida
    Português Brasileiro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Laurindo_Almeida

    Sinceramente nem fiz caso da banda sonora, e assim de repente nem estou a ver se achei boa ou não. A razão que me leva a divulgar este episódio é apenas o conceito do climax final, que é o seguinte:

    Um extraterrestre despenha-se no México, numa zona remota rural em que o povo é ignorante analfabeto e fanático religioso. O episódio é todo passado no México e curiosamente não existe nada na história relacionado com os EUA.

    O desgraçado do extraterrestre, trazia a cura para o cancro, para ajudar a Humanidade e estabelecer o primeiro contacto inter-planetário, mas é abatido a tiro pela polícia mexicana, e o documento com a fórmula da vacina anti-cancro é queimado pelos aldeões fanáticos religiosos, que acham que ele é o Diabo.

    Clip da cena final:

    Twilight Zone - "The Gift": End Scene from Clips do Zé on Vimeo.



    O episódio não é muito bom, e nem o recomendo, por isso mostrei apenas a cena final, que é triste mas bonita, a nível de curiosidade. [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 135555


    Última edição por Zé da Adega em Dom Nov 15 2015, 13:40, editado 1 vez(es)
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Nov 15 2015, 12:53

    On Thursday We Leave for Home

    - Episódio longo de 51 minutos - (Não transmitido em Portugal nos anos 80)

    Meus amigos, trago aqui uma brutalidade de episódio, cujo actor principal é o famoso James Whitmore do filme "The Shawshank Redemption", que foi considerado o melhor filme no IMDB,

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 440px-James_Whitmore

    Wikipedia do actor: https://en.wikipedia.org/wiki/James_Whitmore#Partial_filmography
    Wikipedia do episódio: https://en.wikipedia.org/wiki/On_Thursday_We_Leave_for_Home

    Ora bem, esse tal filme de prisão do "The Shawshank Redemption" pode ser muito famoso por estar no Top 1 do IMDB, mas eu acho isso esquisito. É um bom filme sem dúvida, mas "Top 1"?

    Neste episódio da 5ª Dimensão, esse actor é o protagonista. Esta 4ª época do Twilight Zone foi diferente, pois os episódios tinham o dobro da duração (51 minutos), e talvez por isso não tenham passado em Portugal na década de 1980, quando a RTP 2 alinhava esta série com a sitcom (excelente) da "Família às Direitas / All in the Family" (série do famoso Archie Bunker), de 2ª a 6ª Feira entre as 20:00 e as 21:00.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-2752-10-29-10h17m40s021_zpswwclfcqg

    Conhecem a expressão "Agradar a Gregos e Troianos"? Pois bem este episódio agrada quer a físicos quer a psicólogos, que são duas áreas de conhecimento muito distintas e afastadas.

    Começando pela área da Física, criei este clip que introduz a primeira colónia extra-planetária humana, no ano distante de 2021, trinta anos após a sua fundação em 1991 (o episódio é de 1963, altura em que o Homem nem tinha ainda ido à Lua):

    (TZ) "On Thursday We Leave For Home": Intro from Clips do Zé on Vimeo.



    Os escritores de sci-fi televisiva desta era, não possuíam formação científica, e temos sempre macacada do ponto de vista das leis da Física (eu sou de ciências), mas ao mesmo tempo a malta de ciências gosta muito deste estilo de sci-fi clássico, que serviu de inspiração para muita tecnologia do séc. XXI.

    Já agora vejam a imagem abaixo, com um disco voador terrestre:

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-9096-09-10-19h17m37s369_zpszmevqvfk

    Acho engraçado e interessante estas séries antigas postularem que a humanidade iria desenvolver discos voadores no futuro. Todos nós conhecemos o modelo das naves espaciais da série dos filmes "Alien", que são muito "cool" e porreiras, mas não teria feito mal haver um ou outro filme de sci-fi entre 1980-2000 a mostrar um disco voador, construído no nosso planeta. Tenho pena dos cineastas hollywoodescos acharem que o design das naves espaciais são como as modas dos soutiens das mulheres, e serem paus mandados (zombies sem cérebro) a irem atrás das modas do rebanho de ovelhas. Enfim...

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-2143-11-01-06h14m33s651_zpsapkgmeqk

    Este episódio é bastante potente a nível da Psicologia. Acho que esse tal actor James Whitmore é muito mais poderoso aqui, do que no filme da moda do "The Shawshank Redemption".

    Isto é assim: O Capitão Bentine tornou-se um ditador/reizinho na colónia. Quando aterra a nave terrestre para transportar de volta os colonos, ele não quer abdicar do seu status de ditadorzinho, e prefere a vida miserável da colónia falhada, onde ele manda. Estamos perante o perfil de um psicopata.

    Fiz um vídeo da aterragem do disco voador da Terra: Very Happy

    (TZ) "On Thursday We Leave For Home": Flying Saucer lands. from Clips do Zé on Vimeo.



    Bruxas de Sálem versus colonos portugueses e espanhóis das Américas

    Historicamente nas Américas, enquanto os colonos de Portugal, Espanha e outros países europeus, eram apenas colonos, existiu um grupo de psicopatas e fanáticos religiosos ingleses, que não podendo cometer terrorismo na Europa civilizada dos séculos XVI-XVII, fundou a sua seita em Sálem, onde na época estavam livres das leis civilizadas da Europa e podiam cometer actos terroristas como enforcar meninas acusadas de bruxaria. Esse grupo de colonos ingleses que emigrou para Salém, já era considerado doentio na Europa da época e emigrou para as Américas para cometer actos de terrorismo impunemente.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-3395-10-24-03h43m22s205_zpsdkaejm89

    Pois bem, este "Capitão Bentine" (actor James Whitmore) é equiparado ao líder da seita religiosa psicótica inglesa, que colonizou Salém e provocou a tragédia do famoso julgamento das bruxas, onde raparigas inocentes foram enforcadas por nenhuma razão lógica ou juridicamente válida. A situação foi muito semelhante ao actual problema do "Estado Islâmico". Crying or Very sad

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-3532-11-15-07h12m35s625_zpszvjocenv

    O autor Rod Serling poderia ter escolhido o modelo "normal" dos colonos portugueses no Brasil, Açores ou Madeira, onde nunca ouvi falar de seitas portuguesas que fugiram para as colónias para cometer terrorismo, mas ele foi mesmo buscar o piorio dos colonos ingleses. Se virem o episódio poderão observar as ideias do Capitão Bentine, de só aceitar regressar à Terra na condição de ele ser o líder de uma reserva territorial, fora da legislação dos governos da Terra, onde ele pode e manda, e nem um colono pode ousar sair da alçada dele.

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-3242-05-13-20h55m28s188_zpsxu0flox4

    Este episódio terá um final muito poderoso, que não irei revelar. thumbsup
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Nov 15 2015, 13:36

    Nota: Por agora é tudo. O próximo episódio que irei abordar será o velhote na gruta, após os EUA terem sido destruídos pela União Soviética numa guerra nuclear, cujo próprio título faz referência às técnicas milenares (anteriores ainda ao judaísmo) de usar a religião e misticismo para fazer lavagem ao cérebro do povo, e assumir controlo social e político. Primeiro o Deus vivia numa gruta, mas um gajo entrou na gruta e não viu deus nenhum. Depois o Deus vivia num cume da montanha e um gajo subiu ao cume e não viu deus nenhum. Depois o Deus vivia nos céus...[Série] The Twilight Zone (1959-1964) 861662

    Screenshot pós-apocalíptico com automóvel puxado por cavalo: cheers thumbsup

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Vlcsnap-0998-05-27-04h23m47s305_zpsjjkphn2o
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Zé da Adega Dom Jan 31 2016, 08:51



    Criei agora este tele-disco. Já ouviram falar no álbum musical de 1981 "Time"? scratch A banda pop-rock Electric Light Orchestra, criou um álbum com histórias sci-fi encadeadas, estilo o que viria a surgir mais tade pelas bandas de heavy metal Helloween (Keeper of the 7 keys), Black Sabbath (tema do Valhala) e King Diamond (a história do Father Picard). [Série] The Twilight Zone (1959-1964) 10349

    O meu vídeo não é um excerto como os anteriores, é mesmo um tele-disco para a música de ficção científica de 1981, que utiliza cenas de um episódio da 5ª Dimensão, a analisar futuramente... study

    Dúvida: Como faço para incorporar o vídeo acima no Xploited Fórum, com formato 16:9? O meu vídeo tem barras pretas dos lados, mas não é suposto ter barras pretas em cima e em baixo... Crying or Very sad

    Conteúdo patrocinado


    [Série] The Twilight Zone (1959-1964) Empty Re: [Série] The Twilight Zone (1959-1964)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 14:23