http://www.icelandicfilms.info/films/nr/552 (em inglês)
http://www.imdb.com/title/tt4112470/
Premissa
In the year 1940 when there were British forces in Iceland, a country boy goes to Reyjavik to work for the army. He also wants to know what became of his childhood sweetheart. He soon discovers that she's having an affair with a British soldier. Moreover, he starts to suspect that the soldier, instead of being an officer and a gentleman, is in fact a very peculiar kind of monster.
Fonte: http://www.icelandicfilms.info/films/nr/552
Trailer criado por mim
Tilbury (1987) - Trailer from Clips do Zé on Vimeo.
Folclore islandês e sequência de abertura do filme
O realizador colocou uma explicação detalhada da lenda em que esta história se baseia, no início do filme (cena de abertura). Devido à complexidade e sofisticação do enredo, tal é mesmo necessário. Esta ante-premissa da Idade Média não é comparável à técnica "cliché" dos filmes de terror, simplórios e convencionais, colocarem uma introdução passada na Idade Média para explicar a origem de alguma maldição.
Não estamos perante um "filme para idiotas", e ajudou-me ir pesquisar mais informação na Internet, para melhor entender o filme, após o visualizar. Não estou a insultar o intelecto ou gostos de ninguém, porque eu próprio também gosto de vários "filmes para idiotas". Mas eu tenho de ser claro e indicar de que eu próprio não consegui acompanhar o ritmo do filme, durante a primeira visualização.
Na Internet descobri estes dois artigos sobre a lenda islandesa do Tilberi:
https://en.wikipedia.org/wiki/Tilberi
http://icelandinpictures.com/post/21261465054/icelandic-tilberi-folklore
No século XVI, uma mulher islandesa foi queimada da fogueira, acusada de criar um demónio Tilberi, decerto mais um caso vergonhoso do recurso à religião (ferramenta para manipular as massas) cristã, para fins pessoais.
Preparei a introdução do filme, legendada em inglês, que explica e ilustra, de forma explícita com nudez feminina das ditas "bruxas" (vítimas da Igreja). Chamada de atenção para a especialidade do realizador serem documentários, antes e após os dois filmes de terror que ele fez nos anos 80. Julgo que esse aspecto transparece um pouco nesta sequência:
Tilbury (1987) - Intro from Clips do Zé on Vimeo.
Podem constatar no vídeo acima, que a lenda folclórica é explicada demasiado depressa, demasiada informação insólita para absorver em tão curto espaço de tempo.
Eu não costumo colocar comentários subjectivos nas minhas fichas técnicas, mas aqui decidi fazê-lo. Vou em seguida começar a escrever a minha análise e apresentação do filme.