Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.

2 participantes

"Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral

Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4515

"Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral Empty "Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral

Mensagem por Zé da Adega Qua Out 12 2016, 00:45

Eu julgo que no Xploited Fórum ainda não haverá um tópico destes, mas não tenho a certeza pois sou um membro relativamente novo por cá.

A ideia será alguém indeciso (porque ficou intrigado com alguma "review" ou curiosidade que leu) pedir a opinião de quem já terá visto o filme.

No meu caso, eu tenho um motivo urgente para querer tirar dúvidas e saber a opinião de quem já conheça o filme.

Eu vou explicar a história da minha duvida tintim por tintim, e quando a lerem irão perceber que o Xploited Fórum é mesmo o fórum indicado para levantar esta questão, e onde provavelmente a minha dúvida será esclarecida.

Em 2006 li uma publicação online de uma tese de mestrado/doutoramento de um estudante de História, no site oficial da respectiva universidade norte-americana, acerca dos horrores da Unidade 731 do exército japonês, que fez experiências médicas em homens, mulheres e crianças, na Manchúria durante a 2ª Guerra Mundial.

Em 2006, a Internet não era o que é hoje, essa Internet era vazia e por exemplo o Wikipedia era ainda um projecto utópico em construção.

Mas já se passaram 10 anos, e a Unidade 731 está agora perfeitamente documentada.

Isto é assim, o que os nazis fizeram aos judeus durante a 2ª Guerra Mundial, que no tribunal de Nuremberga resultou em penas por crimes contra a humanidade e genocídio não é nada, comparado com isto:

Esta unidade japonesa, chefiada por médicos, abria a barriga a mulheres e cortava todo o tracto intestinal, depois os médicos deitavam os intestinos fora e cosiam a saída do estômago directamente ao intestino grosso, isto era tudo feito com as vítimas aos gritos sem anestesia. O propósito da experiência era apenas medir quantas horas ou dias, um ser humano vive sem intestinos. Um dos médicos relatou que uma das mulheres a quem ele fez isso, pediu para fazer com ela o que quisesse, mas que não fizesse mal à filha dela... O médico japonês escreveu no seu relatório que, tirou os intestinos à mãe, e depois dela estar morta, fez o mesmo à filha criança.

A maioria dos médicos fugiram para o lado americano, onde o assunto foi abafado pelo governo norte-americano. Os soviéticos capturaram alguns deles e fizeram um julgamento estilo Nuremberga, onde foram todos para um Gulag. Em 1950 os americanos disseram que a Unidade 731 nunca existiu, e que era tudo propaganda comunista, na mesma altura esses médicos psicopatas estavam ao serviço do governo americano a desenvolver armas bacteriológicas.

Link wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Unit_731

A minha questão:

Estive a pesquisar as várias adaptações de cinema desta história, mas cuidado porque isto foi abafado pelo governo norte-americano, e qualquer cineasta que tentasse fazer um filme sobre o assunto era logo chamado de comunista e perseguido como foi o Edward Snowden, que até o Ministro da Defesa Paulo Portas, recusou a aterragem do avião diplomático do Presidente da Venezuela em Portugal, com receio de que estivesse lá o Edward Snowden, tal é o poderio americano sobre os outros países (coutadas de caça), como Portugal.

O único filme em condições que descobri é uma co-produção (anterior à independência de Hong Kong) entre Hong Kong e a China de 1988:

https://en.wikipedia.org/wiki/Men_Behind_the_Sun

Epá! Andei a ler o IMDB e já sei que uns cineastas malandros do exploitation (estilo os italianos dos anos 70 e 80) fizeram logo umas sequelas parte 2, 3 e 4.

Mas o filme em questão parece ser sério em tudo e com grande rigor (foram à Manchúria reconstituir o campo de extermínio, e os aldeões velhotes ficaram aterrorizados ao verem de novo a bandeira japonesa no mesmo edifício), mas quando vejo clips no You Tube aparecem macacadas ridículas estilo cinema exploitation!!! E é aqui que os caros amigos do Xploited Fórum me irão ajudar!

Os crimes de guerra japoneses só vieram a público em 1984, o meu livro de História do 9º ano de escolaridade (do final dos anos 80) falava lá no extermínio de 6 milhões de judeus na 2ª Guerra Mundial, mas nem um piu sobre a Unidade 731. Não sei se as crianças de hoje já lêem isso no manual escolar português do 9º ano...?

O que aconteceu é que muita gente viu o filme de 1988 apenas como Exploitation, sem se aperceberem que a situação era verídica e ainda mais grave do que as SS atirarem crianças vivas para dentro dos fornos dos campos de extermínio.

Trailer oficial alemão:

Eu por acaso quero escrever um texto sobre o assunto, mas se calhar infelizmente nunca houve nenhum senhor Spielberg a fazer um filme em condições sobre este tema (estilo "A Lista de Schindler"), e depois o assunto é tão brutal e arrepiante, que não quero ter de ver o filme de 1988, para no fim descobrir que aquilo é alguma macacada exploitation.

Eu já vi alguns excertos no You Tube muito mal feitos, com uma mão esqueleto a ficar sem pele. Isto aconteceu mesmo nas experiências sinistras da Unit 731, mas quando vejo a cena parece macacada exploitation e falta de respeito e seriedade:

Agradeço a vossa opinião. "Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral 48246 thumbsup

Isto afinal é exploitation ou uma tentativa de filme sério que resultou em cenas mal conseguidas? Quem já viu o filme? scratch
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!

Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10467

"Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral Empty Re: "Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral

Mensagem por Daninsky Qui Out 13 2016, 10:17

Apenas conheço esse filme de titulo, nunca vi...
    O mais parecido que me consigo lembrar que esteja relacionado é o filme britanico The Camp On Blood Island, passado precisamente num campo de prisioneiros japonês, e que teve a sua dose de censura na altura do lançamento (1958), mas já vi há uns tempos e do que me lembro não tem nada de extremo.

"Alguém já viu este filme?" - Tópico Geral MOV_e0d0d2cf_b

Data/hora atual: Qui Nov 14 2024, 06:44