Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


3 participantes

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por Zé da Adega Seg Dez 14 2015, 05:37

    Tópico especial: Música + Filme

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Metallica_-_One_cover

    Quando eu era adolescente, ouvia heavy metal (agora já não gosto! rotfl ) e comprei o vinil duplo de 1987 "...And justice for all", cuja minha canção preferida era mesmo esta faixa do "One". Na verdade até comprei a T-shirt semelhante à imagem acima, na loja do metro da Avenida.

    Nesta altura onde ainda não tinham surgido os canais 3 e 4 (SIC e TVI), e muito menos a TV Cabo experimental, haviam uns "miúdos ricos" que tinham uma antena parabólica... bastava um desses miúdos gravar um teledisco numa cassete VHS, que depois a "rapaziada pobre" lá juntava dois gravadores de VHS (levávamos o nosso aparelho VHS escondido na mochila à casa do amigo durante a tarde, enquanto o pai estava no trabalho pirat ). E foi assim que vi o teledisco seguinte, gravado no "Super Channel" de satélite britânico:



    Desde que no início da década de 1990, vi esses excertos do filme misterioso que surge no teledisco dos Metallica, que fiquei curioso em o ver, e só passadas duas décadas é que o vi há uns dois ou três anos atrás.

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Johnny_Got_His_Gun_poster

    https://en.wikipedia.org/wiki/Johnny_Got_His_Gun

    Fiz agora este excerto do filme, em que a enfermeira tenta matar o soldado (eutanásia), o padre católico não se mete, mas um fanático psicopata militar condena o soldado ao inferno em vida. É uma cena poderosa e profunda a nível filosófico, social e ético:



    Comentários

    O filme, que foi premiado em Cannes, tem um problema para mim, pois além das partes boas e lógicas, contém elementos do cinema pseudo-intelectual, conceito que não aprecio. Basicamente o filme alterna entre fotografia a cores e a preto e branco.

    As cenas a cores são devaneios pseudo-intelectuais da corrente de cinema do Surrealismo com o soldado a imaginar coisas sem nexo, com o actor Donald Sutherland a fazer de "Jesus Christ Superstar" e outras macacadas, embora algumas cenas a cores também incluam as recordações de infância normais do soldado.

    Já as cenas a preto e branco são a parte jeitosa e lógica do filme, com o drama do soldado atingido por um cartucho de artilharia na Primeira Guerra Mundial, que ficou sem braços, pernas, ouvidos, voz e olhos, que comunica em código morse, ao abanar a cabeça a implorar para que o matem (eutanásia).

    Como sabem, a eutanásia apenas é permitida recentemente num ou outro país europeu como a Holanda ou Bélgica (assim de repente não sei qual deles é) e existem doentes terminais portugueses que viajam até lá para poderem morrer, pois o estado/governo de Portugal comporta-se como o oficial fanático do clip que criei. Eu tive uma tia-avó que sofreu um AVC na zona do cérebro que controla a parte motora, e a desgraçada da senhora esteve dois anos paralisada e incomunicável (pior do que o soldado desta história que ainda abanava a cabeça), a ser alimentada por um tubo pela garganta abaixo. Qualquer um de nós pode sofrer um AVC que nos deixa paralisados e incomunicáveis... se me calhar a mim quero eutanásia... Neutral O azar é que a nossa geração não conhece o código morse, mas ao menos sei código binário... silent

    Notas

    Pois... este post não foi nenhuma critica ou apresentação do filme. Mas lancei pelo menos três tópicos para vocês comentarem...

    a) Música dos Metallica
    b) Conceito filosófico da eutanásia
    c) O filme em si

    ...de entre outros possíveis. Wink
    Beyond The Grave
    Beyond The Grave
    Undead
    Undead


    Número de Mensagens : 244
    Pontos : 3571
    Data de inscrição : 06/04/2015
    Idade : 39
    Localização : Chipping Campden/UK

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por Beyond The Grave Ter Dez 15 2015, 00:21

    Fui ao encontro de esse filme mesmo por causa do videoclip dos Metallica, o filme em si não achei lá grande coisa, existe uma versão mais recente que não ainda não vi. Mas tenho a certeza que muita gente viu o filme devido a música dos Metallica, é smpre interessante quando a música se junta ao cinema.

    Os Manes do seu álbum Vilosophe tem uma música que literalmente é todo um diálogo do filme Der Todesking.
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19098
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por pmcordeiro Ter Dez 15 2015, 15:01

    Zé da Adega escreveu:
    Quando eu era adolescente, ouvia heavy metal (agora já não gosto! rotfl


    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 383795

    Isso nunca se deixa de gostar, para tí só tenho a dizer: 

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 1z4zh9d



    rotfl Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 65542
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19098
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por pmcordeiro Ter Dez 15 2015, 15:05

    Eu sempre pensei que o filme que aparecia no videoclip era só mesmo para isso, nunca imaginei que era mesmo de um filme a sério.  Wink
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por Zé da Adega Qua Dez 16 2015, 04:11

    pmcordeiro escreveu:
    Zé da Adega escreveu:
    Quando eu era adolescente, ouvia heavy metal (agora já não gosto! rotfl


    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 383795

    Isso nunca se deixa de gostar, para tí só tenho a dizer: 

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 1z4zh9d



    rotfl Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica 65542

    Laugh Out Loud (LOL)!!! laughing

    e

    Roll On The Floor Laughing (ROTFL) rotfl

    (expressões do mIRC circa 1998)

    Epá! Se reparares ainda outro dia criei um video clip musical para o "Dr. Stein" dos Helloween, que meti no tópico do filme Frankenstein de 1994. Por acaso ainda acho graça a esses tipos do "Power Metal" (na altura achava que era heavy metal soft, à falta de uma sub-categoria).

    Spoiler:

    Mas realmente por volta de 1993/1994 larguei a sonoridade heavy metal, e entrei na onda da música vanguarda (The Cure, The Smiths, The Marionettes, Siouxsie and the Banshee, Nick Cave e afins). Isto seria tema de conversa para o tópico oficial de música, mas basicamente tenho vários amigos e amigas da mesmíssima idade que eu tenho (e que hoje em dia ouvem metal), que dizem que foi um sacrilégio o gajo que "sabia tudo e mais um par de botas" sobre as bandas de metal, ter deixado de gostar do som. "Shit happens" scratch
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por Zé da Adega Qui Jan 14 2016, 03:06

    Versão musical do meu trailer, para os metaleiros do fórum: laughing

    Metallica "One" - Cinematic fan video clip from Clips do Zé on Vimeo.



    Por acaso acho que isto ficou melhor do que o teledisco oficial dos Metallica, mas tentei meter isto no You Tube e lixei-me (não pela música, mas pelas imagens do filme), e agora o meu canal está penalizado durante os próximos 30 dias. pale

    Conteúdo patrocinado


    Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica Empty Re: Johnny Got His Gun (1971) - Dalton Trumbo / com referência musical da banda Metallica

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 11:02