Morgiana is a 1972 Czechoslovak Gothic horror/drama film directed by Juraj Herz, based on a novel by Alexander Grin. The story concerns two sisters, Klara and Viktoria, and the jealousy that overcomes Viktoria when her sister inherits most of their father's property. When Klara becomes involved with a man that her sister loves, Viktoria begins to plot her murder.
The roles of both sisters are played by the actress Iva Janzurová.[1]
https://en.wikipedia.org/wiki/Morgiana_%28film%29
Trailer amador:
Opinião
Ora bem este realizador Juraj Herz é o maior mestre do gótico que conheço, e já aqui mostrei a versão dele da "Bela e o Monstro".
Aqui temos uma história de mistério gótica, na linha do Edgar Alan Poe, cuidado com a cinematografia checoslovaca do trailer acima, filmada do ponto de vista do gato da Morgiana!
Basicamente vale a pena ver este filme, para perceberem que as adaptações anglo-saxónicas dos livros do Edgar Alan Poe eram foleiras, a começar pelos estúdios da Hammer, que há quem o admire, mas eu não suporto a artificialidade e amadorismo dessa equipa inglesa.
Este filme checoslovaco do Juraj Herz é como eu acho que se deve filmar uma história de mistério, com nível, elegância, requinte e qualidade geral.
Lá está o Zé a dizer mal dos filmes de culto da Hammer da malta do fórum!
Ok! podem ralhar comigo (e com razão), mas primeiro espreitem este filme para saberem do que falo.