Wikipédia (versão inglesa) escreveu:Guest from the Future (Russian: Гостья из будущего, Gostya iz budushchego) is a five-part Soviet television miniseries, made at Gorky Film Studio, first aired in 1985. It is based on the novel One Hundred Years Ahead (Сто лет тому вперёд) by Kir Bulychov.
Trailer criado por mim, com comentários em inglês durante o vídeo, acerca da mítica cinematografia soviétca com "tracking shots", encenação circular a 360º e efeitos especiais não-ópticos inexistentes no cinema ocidental:
Esta mini-série foi a primeira produção soviética que eu vi na vida! Entrei logo em delírio e caiu-me o queixo... Nunca tinha visto nada feito pelos russos e julgava que eles não faziam cinema de jeito (propaganda hollywoodesca a surtir efeito na geração dos portugueses dos anos 1970 ). Foi por volta de 2009 que encontrei isto no You Tube, e a partir fiquei doido com o cinema do bloco soviético.
Para quem não conhece esta mini-série em 5 capítulos, aviso que isto tem a sua dose de infantilidade, pois afinal foi feito para crianças, mas o que se passa é que isto é ao mesmo tempo fascinante para adultos/velhotes. Tenham paciência com as infantilidades, porque vale a pena.
Criei um vídeo poético, com comentários e análise em texto no próprio clip, com o rapaz a sobrevoar Moscovo, a entrar no cosmódromo espacial, e afins, a acompanhar as 3 músicas seguintes:
I) "Perfect Day" - Lou Reed II) "Imagine" - John Lennon III) "Katyusha" - Banda filarmónica militar do Exército Vemelho (quando o puto sobrevoa o Kremlin)
Isto no fundo é a utopia comunista do Star Trek, idealizada pelo Gene Rodenberry, num futuro imaginário em que o capitalismo caiu e já não existe o conceito de dinheiro. O meu vídeo não tem nada de político, estou só a analisar e enquadrar o contexto da história.