Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


3 participantes

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Zé da Adega Qui Out 22 2015, 19:11

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin %D0%9F%D0%BE%D1%81%D1%82%D0%B5%D1%80_%D1%84%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D0%BC%D0%B0_%D0%92%D0%BE%D0%B7%D0%B2%D1%80%D0%B0%D1%89%D0%B5%D0%BD%D0%B8%D0%B5_%D1%81_%D0%BE%D1%80%D0%B1%D0%B8%D1%82%D1%8B

    http://www.imdb.com/title/tt0230961/

    https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%92%D0%BE%D0%B7%D0%B2%D1%80%D0%B0%D1%89%D0%B5%D0%BD%D0%B8%D0%B5_%D1%81_%D0%BE%D1%80%D0%B1%D0%B8%D1%82%D1%8B

    Trailer criado por mim, com comentários de texto, ao longo do vídeo. Músicas da banda Electric Light Orchestra, contemporâneas da época do filme.



    Este filme foi sugerido pelo Daninsky no Xploited Fórum, através da mítica capa portuguesa, do caso insólito, invulgar e estranho da existência de uma cassete de vídeo portuguesa de cinema soviético, durante a guerra fria, por uma editora do Prior Velho (Sacavém, Lisboa) em 1987:

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Regresso_De_Orbita_zpsnrcunhqe

    A nível de sinopse, não posso adiantar muito pois não vi o filme, mas envolve um cosmonauta em perigo de vida, numa cápsula em órbita da Terra. Um comentador russo no IMDB utiliza o termo "space necro realism" para classificar o género do filme.

    Farei um comentário numa mensagem posterior. Isto é apenas a ficha técnica que consegui fazer até ao momento.
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10288
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Daninsky Qui Out 22 2015, 20:25

    Zé da Adega escreveu:Um comentador russo no IMDB utiliza o termo "space necro realism" para classificar o género do filme.
    Termo interessante, já o tinhas visto aplicado a algum outro filme? A que se refere em particular?
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Zé da Adega Qui Out 22 2015, 21:15

    Daninsky escreveu:
    Zé da Adega escreveu:Um comentador russo no IMDB utiliza o termo "space necro realism" para classificar o género do filme.
    Termo interessante, já o tinhas visto aplicado a algum outro filme? A que se refere em particular?

    Muito bom estares atento ao que eu escrevo! cheers

    O realismo é o conceito geral do cinema soviético, que o diferencia do cinema ocidental (europeu, norte-americano) e asiático, mais artificial e amador (frase simplista e dura da minha parte que terei de justificar se me obrigarem a tal...).

    Este "necro realismo", penso que terá a ver com esta cena do astronauta a sufocar, com os primeiros sinais de hipóxia ao minuto 1:00, a saber que irá morrer:

    https://youtu.be/AcL5t5QcC40?t=60

    (O link com time-index acima funciona para toda a gente?)

    Mas posso estar enganado, porque a cassete com legendas portuguesas está presumivelmente perdida para sempre, e não existem legendas digitais. Eu apenas espreitei cenas do filme no You Tube, e diverti-me a criar os dois clips. Crying or Very sad
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10288
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Daninsky Qui Out 22 2015, 21:32

    Sim, o link funciona.
    Ok, pensei que fosse noutro sentido, o termo, mas tá percebido Wink
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Set 03 2016, 23:50

    O grandessíssimo Danisnky  Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin 48246  encontrou a velha cassete VHS portuguesa do distribuidor obscuro do Prior Velho, em Sacavém, e eu fiz esta intro a partir dela: cheers



    Esta cassete portuguesa furou o bloqueio político das distribuidoras de VHS portuguesas. Esta é uma versão oficial "Sovexport", mas dobrada em inglês americano (não tem tanta graça como o idioma original). Eu já tinha visto a versão soviética no You Tube, sem perceber nada do idioma ucraniano ou russo, e na verdade nem sei se o filme é falado em ucraniano ou russo...

    Esta versão portuguesa não é uma pura versão "Sovexport", porque está dobrada em inglês, julgo que isto seja uma versão legendada em PT-PT de uma dobragem inglesa ou americana.

    Reparem que "Sovexport" foi um conceito familiar para os povos de Espanha, Itália, França, Reino Unido, EUA, etc., mas em Portugal existiu bloqueio político ao cinema soviético na TV, pelas mãos da RTP e nos clubes de vídeo, pelas mãos da Warner Home Video, Publivideo, e afins, só esta empresa distraída de Sacavém é que furou o bloqueio político português.

    No cinema português não houve bloqueio total, e no cinema era possível ver filmes soviéticos, mas na TV (monopólio RTP) e clubes de vídeo (paus mandados dos norte-americanos) o bloqueio foi quase total, e esta é a única excepção que conheço até agora.

    Estou a referir-me à década de 1980 em Portugal.

    O "Sovexport" era a entidade oficial que exportava filmes soviéticos para o Ocidente (bloco militar da NATO, do qual Portugal fazia parte), os miúdos da minha idade em Espanha, França, etc. cresceram a ver séries e filmes soviéticos na TVE, RAI, BBC, etc. e apenas a RTP se isolou no meio da NATO, talvez pelo nosso governo marionete querer agradar à CIA, que o financiou. Esta questão tem a ver com o Richard Nixon ter ameaçado o Premier da URSS, de que não queria o PCP, financiado pelo KGB, em Portugal nos anos 70, e que preferia o PS financiado pela CIA e encabeçado pelo Mário Soares.

    Aparentemente o director de informação da RTP comportava-se como um troglodita das cavernas, com a seguinte lógica para justificar o bloqueio total do cinema soviético nos anos 80:

    - Uga! Buga! C.I.A. Bom...! America... Bom...! Muito dinheiro... Bom...! Uga! Buga! Sovéticos... Maus! Uga! Buga!

    A nossa infeliz história foi o que foi... mas foi! Se acham que estou a inventar, façam uma lista de filmes soviéticos transmitidos pela RTP até 1991 (se encontrarem algum). Basketball

    Bem... mas eu fico muito feliz em ver esta cassete portuguesa, mesmo com o idioma dobrado em inglês, não só pelo contexto político e histórico da minha infância portuguesa, mas porque o filme é excelente, original e maduro (não tem nada a ver com a sci-fi juvenil da treta, que se faz agora para agradar aos putos, onde até se atrevem a meter lá comédia e humor, em detrimento da seriedade).

    Para terminar fica um excerto meu antigo (sem legendas, mas com idioma original, que não sei se é ucraniano ou russo), de uma cena muito bonita:

    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19098
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por pmcordeiro Dom Set 04 2016, 00:14

    Excelente Zé da Adega. Adorei os comentários. Uga Buga para ti também... laughing
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Zé da Adega Dom Set 04 2016, 00:24

    pmcordeiro escreveu:Excelente Zé da Adega. Adorei os comentários. Uga Buga para ti também... laughing

    Eu só escrevi asneiradas, o mérito vai todo para o grande Daninsky, foi ele que encontrou esta rara cassete portuguesa, que além de ser rara em Portugal, é também a única versão (não perdida/destruída) com legendas no alfabeto latino/romano, em todo o mundo.

    Essa cassete é muito preciosa!!! affraid

    Conteúdo patrocinado


    Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin Empty Re: Regresso de Órbita / Возвращение с орбиты (1983) - Alexander Surin

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 05:12