Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Empty Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

    Mensagem por Zé da Adega Ter maio 12 2015, 16:15

    Observação: Escrevi este texto em 2013. Este é o melhor filme de lobisomens que conheço por ser passado na Europa do antigamente. Os filmes norte-americanos de lobisomens falham por meterem lá putos com calças de ganga e aqui não existe esse problema.  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak 440978

    Wilczyca

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak 7350521.5

    Título original (polaco): Wilczyca
    País(es) de origem: Polónia
    Data de lançamento: 11 de Abril de 1983 (Polónia)
    Realizador: Marek Piestrak
    Género(s): Terror / Ficção histórica
    Duração: 98 min

    IMDB / Wikipedia (versão polaca)


    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-11h44m16s122_zpsef73bfbb  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-11h52m21s109_zpse61cc05c


    Sinopse

    Adaptação cinematográfica do livro Wadera, escrito em 1977 por Jerzy Gierałtowski.

    Essencialmente uma história acerca de lobisomens, situada na Polónia rural no ano de 1848.



    Opinião

    Lobisomens no cinema de leste

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-11h34m28s109_zpsbeb01014  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-13h46m28s226_zps965e5225

    Um filme muito interessante de que gostei bastante... Não será nenhuma obra-prima nem nada que se pareça, é apenas um filme modesto e humilde, com uma execução simples, mas acontece ser o melhor filme acerca de lobisomens que já vi.

    Em criança e adolescente vi todos os filmes de lobisomens que pude, na RTP e clube de vídeo, e todos foram uma desilusão, era este Wilczyca o conceito de filme que eu teria adorado em criança. Teria ficado completamente assustado (o objectivo era esse), porque isto é mesmo terror.

    Criei este clip no You Tube de uma cena com atmosfera assustadora:



    Em adulto, um filme de terror já não me assusta (O Leptirica chegou perto, por ter lido antes que tinha morrido um espectador, não pelo filme em si), mas adorei a atmosfera e ambiente, bem patente neste video anterior. O homem sobe as escadas de uma genuína casa antiga, com uma vela numa mão e pistola na outra. Está lá mesmo um lobisomem dentro do quarto...o cinema de leste, em geral, é original e não usa clichés e fórmulas de Hollywood. Ou seja num filme de Hollywood seria um falso alarme, e dentro do quarto estaria apenas um gato eriçado, ou algo assim.

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-12h41m59s190_zps2841c1cf  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-13h16m23s109_zps6c616b9d

    O realizador Marek Piestrak é o mesmo do filme de ficção científica Test pilota Pirxa (1979). Fiz uma crítica recentemente a esse filme (aqui no fórum xploited).

    Apesar da sua execução fraca e rudimentar a nível técnico e artístico, o Wilczyca com os seus poucos meios e reduzido número de actores, recorre a algumas filmagens em palacetes e outros locais autênticos, e é um filme com algum requinte, que engloba também o género ficção histórica.

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-12h31m43s182_zps54c9590b  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-13h29m18s182_zps9d8b9293

    Outro clip que criei, para acompanhar esta crítica, mostra uma bala de prata a ser fundida, banhada com água benta, e o símbolo da cruz a ser gravado de lado. Na segunda parte, vemos todo o procedimento da pistola a ser carregada.

    Escolhi esta cena porque é aqui que está a grande diferença entre o cinema de leste e o cinema ocidental, pelo menos na minha opinião. Houve aqui todo um cuidado e profissionalismo a nível técnico e histórico.



    Irei dar uma nota fraca (6/10) a este filme, apesar de ter gostado muito dele e de achar que é o melhor filme de lobisomens que existe, mas a qualidade geral é apenas 6/10. Provavelmente quem não se interessar por estes temas e ambientes sobrenaturais, não irá gostar do filme. Mas acho que é um filme obrigatório, com uma boa história que também está bem contada, para quem se interessar por este estilo de histórias. Este filme está mais próximo da literatura clássica do fantástico, do que dos conceitos de Hollywood.

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-13h19m22s101_zps73c7f046  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Vlcsnap-2013-10-18-13h46m51s203_zps67bd7f49

    A minha classificação: 6/10
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19098
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Empty Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

    Mensagem por pmcordeiro Ter maio 12 2015, 19:01

    Muito interessante a tua opinião acerca de este ser o melhor filme de lobisomens de sempre. Não vi o filme que falas aqui mas fiquei curioso. Mas duvido muito que seja mesmo o melhor filme de sempre. Very Happy

    Por acaso já viste o Dog Soldiers, ou o Ginger Snaps, ou mesmo o recente Wer?

    Já para nem falar do óbvio American Werewolf in London. Very Happy

    São grandes filmes de lobisomens na minha opinião e quase de certeza bastante melhores que esse Wilczyca. Claro que já vi que és grande fã do cinema de leste e provavelmente nem ligas muito a estes filmes que falei, mas o melhor filme?? Tou em choque...  bash  Wilczyca (1983) - Marek Piestrak 474480

    Tou a brincar, não me leves a mal. Very Happy
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Empty Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

    Mensagem por Zé da Adega Ter maio 12 2015, 19:25

    pmcordeiro,

    Comentário muito inteligente que escreveste!

    Mas eu sou um "gajo da pesada" no que toca a filmes de lobisomens.

    Esse "Dog Soldiers" é realmente o único filme de lobisomens do séc. XXI que me impressionou e até sou gajo para criar um tópico acerca do filme. Basicamente o "Dog Soldiers" tenta recriar a atmosfera da vivenda barricada da Noite dos Mortos Vivos do Romero. Gostei do filme por causa disso e não por ser acerca de lobisomens.

    O "Lobisomem Americano em Londres" é excelente e um dos melhores. A cena de ataque na Escócia rural meteu-me medo em criança.

    Este "Wilczyca" é mais potente do que esses dois, por ser passado no antigamente, à luz das velas (não existem miúdos com calças de ganga da Levis), porque era antigamente que existiam lendas de lobisomens, na Europa rural.

    Eu aluguei todos os filmes de lobisomens dos clubes de video nos anos 80 e 90.

    "O segredo da bala de prata" é um filme infantil e os "Howling" são filmes infantis+eróticos. A série de filmes Howling tinha dois alvos: a) Crianças com 8 anos que queriam assustar-se com lobisomens; b) miúdos com 12 ou 13 anos que queriam ver as mulheres nuas.

    Este "Loba" polaco (Wilczyca significa Loba) é um filme da categoria do Dog Soldiers e Lobisomem Americano em Londres. Mas se eu o tivesse visto com 10 anos tinha feito STOP na cassete durante o primeiro clip que mostrei acima, por ter muito medo... Wilczyca (1983) - Marek Piestrak 135555 pale

    Acho que existe uma versão (cassete VHS) no You Tube, com legendas inglesas.

    EDIT: O meu fascínio por este filme polaco não tem nada a ver com o meu gosto de filmes de leste, mas sim por ser um filme de lobisomens passado no antigamente, na noite, à luz da velas. Eu já em criança nos anos 80 tinha vontade de ver um filme de lobisomens no antigamente e não existia nenhum... Wilczyca (1983) - Marek Piestrak 135555

    Outra vantagem deste filme é que não é infantil, e um adulto pode ver bem porque tem uma história interessante.

    PS: O Ginger Snaps e Wer não conheço...

    Conteúdo patrocinado


    Wilczyca (1983) - Marek Piestrak Empty Re: Wilczyca (1983) - Marek Piestrak

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 06:37