Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Empty Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Jul 18 2015, 23:47

    Observação: Finalmente vou partilhar aqui a minha crítica (muito incompleta, que nunca concluí) do filme romeno histórico que mostra o Drácula em criança a mandar empalar pessoas, com estaca de madeira inserida no ânus à martelada, com forte violência física e psicológica.

    Normalmente um filme histórico como este, seria off-topic para este fórum, mas tendo em conta que este herói nacional da Roménia (O Dom Afonso Henriques + Viriato da Roménia) é a figura sinistra e mítica que inspirou a personagem do Drácula, ficará aqui bem.

    Já agora além dos géneros sci-fi/fantástico/terror, eu sou doido pelo género histórico, e por isso ficará bem o meu comentário do filme, já que eu adoro também este género.

    Mircea
    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu 200px-Mircea_1989

    Título original: Mircea
    País de origem: Roménia
    Data de lançamento: 17 de Novembro de 1989
    Realizador: Sergiu Nicolaescu
    Género(s): Histórico / Drama / Aventura
    Duração: 137 min


    IMDB
    Wikipedia (versão romena, de alto calibre e pormenorizada, com hiper-links históricos. Auto-traduzir com o Google Chrome ou Google Translate)
    Wikipedia (versão inglesa não recomendada, pois não contém quase nada)


    Sinopse:

    Reconstituição histórica de momentos decisivos do reinado de Mircea, o Velho (1386-1418). Defesa da Europa (Roménia) perante a invasão do mítico sultão otomano Mehmed I.


    Excerto, com destaque para os meios técnicos e militares:




    Mapa:

    Valáquia durante o reinado de Mircea, o Velho.

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu 800px-Wallachia_Mircea_the_Elder


    Um dos melhores filmes que já vi na vida

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Vlcsnap-2013-10-12-04h53m31s237_zpse390b644
    Mircea, o Velho com o seu neto Vlad, o Impalador

    Corre o ano de 1415, e o reino da Valáquia é o epicentro dos acontecimentos mundiais. Dos reinos de Inglaterra, França, Alemanha, Hungria, etc. chegam os cruzados cristãos... a eles juntam-se as últimas forças do império romano oriental, no seu último suspiro de vida. A sul do rio Danúbio, o Grande Império Búlgaro já caíu, e é agora o Taratul de Târnovo, uma província otomana. O Império otomano do sultão Mehmed I já recuperou forças da derrota prévia, pelo grande general mongol Timur, O Côxo, e prepara-se para conquistar toda a Europa...

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Vlcsnap-2013-10-12-05h14m23s237_zps66046184
    Cruzados europeus

    Este é um excelente filme que classifico com 10/10.

    (Existem algumas versões streaming no You Tube e afins, caso alguém queira espreitar.)

    Vou apenas criar alguns posts com clips criados e comentados por mim, que são literalmente das melhores cenas de cinema que já vi na vida. Depois logo vejo se escrevo mais alguma coisa...

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Vlcsnap-2013-10-12-06h59m34s2_zps04af0fe0
    Sultão Mehmed I encontra-se com o vovóide Mircea, o Velho, num ilhéu no Danúbio. Vista de norte para a margem sul do rio Danúbio, que divide os dois exércitos cristão e islâmico.

    Combate medieval do estilo duelo de machado e espada.

    Simplesmente espectacular.




    Jovem Drácula (neto do Mircea) ordena um empalamento.

    Conteúdo não aconselhado a menores e eventualmente chocante, mesmo para adultos. Isto é cinema de Leste, e o empalamento consiste em martelar uma estaca de madeira inserida no ânus.

    Não criei a cena por ser chocante, mas pela qualidade geral tremenda. Inclui o julgamento ao início pela criança que viria a ser conhecida como Vlad, o Impalador ou Drácula.



    Destaque também para a figura do assassino medieval de capa negra e besta na mão, em paralelo com a execução.

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Vlcsnap-2013-10-12-05h05m35s58_zps3970cd96
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu Empty Re: Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu

    Mensagem por Zé da Adega Dom Jul 19 2015, 00:20

    Por ser um filme do género histórico, não tenho a certeza se ficará aqui bem, mas por isso já criei o meu "cantinho off-topic" se for caso de mover o post para esse tópico. Por outro lado a malta aqui conhece bem os filmes de terror do Drácula e acho que irá gostar de ver este tópico.

    Nunca cheguei a escrever uma crítica deste filme e fiz apenas os vários tópicos e clips que condensei no post anterior.

    Aqui no Xploited Fórum tenho feito um flood de cinema da europa de leste, mais ou menos dentro dos géneros abrangidos pelo fórum, de que gosto muito. Mas para perceberem o meu fascínio e encanto pelo cinema de leste (era soviética) têm de ver os clips que criei para este filme "Mircea", pois é no género histórico que o cinema de leste brilha e ultrapassa e arrasa o cinema do resto do mundo, e faz as "super-produções" da indústria de Hollywood parecerem feitas por um estúdio pobrezinho sem dinheiro que faz filmes série B.

    Embora existam vários records do Guiness, referentes a filmes históricos russos (120 mil soldados a treinarem 5 anos para uma cena de um filme), até um simples filme de um país pobre da Europa do Sul como a Roménia, era capaz de criar as imagens que mostrei acima. Acho que a Roménia é um país mais pobre do que Portugal, mas comparem este filme romeno com o cinema português... Embarassed Mircea (1989) - Sergiu Nicolaescu 135555

      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 09:14