Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Empty Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

    Mensagem por Zé da Adega Qua maio 06 2015, 14:53

    Bunker Palace Hôtel

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Bunkerposter1_zpsc3c196af


    Título original: Bunker Palace Hôtel
    País(es) de origem: França
    Data de lançamento: 14 de Junho de 1989 (França) / 5 de Junho de 2003 (Portugal: estreia limitada)
    Realizador: Enki Bilal
    Género(s): Ficção Científica / Suspence
    Duração: 95 min

    IMDB / Wikipedia


    Sinopse:

    No que aparenta ser um futuro alternativo distante, em que a União Soviética nunca caiu, a elite política de uma ditadura da europa de leste, inicia a evacuação para um "bunker", perante motivos desconhecidos e misteriosos que sugerem uma revolução ou porventura uma guerra nuclear iminente...


    Excerto criado por mim:




    Curiosidades

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal 160px-Enki_Bilal_20100328_Salon_du_livre_de_Paris_5
    Enki Bilal. Autor famoso de banda desenhada de ficção científica.

    O Enki Bilal é um artista francês nascido em Belgrado na então Jugoslávia, que se mudou aos 9 anos de idade para Paris. Este filme é uma produção francesa, mas totalmente filmada em Belgrado, com recurso a estúdios, alguns actores, locais e meios técnicos do cinema de leste. A produção é anterior à queda do muro de Berlim, e o filme só estreou em Belgrado em 2004 (segundo o IMDB), já fazendo parte da actual Sérvia.

    Mais tarde, em 1996, ele realizou o seu segundo filme Tykho Moon:

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal 51d85c91-4490-4587-abe6-a202b328d778_zps863b93c7

    Estes dois filmes são companheiros, e devem ser vistos e analisados em conjunto. São passados em futuros alternativos completamente diferentes, mas ambos lidam com estados policiais totalitários.

    No primeiro filme o estado totalitário do futuro é no bloco da URSS, e no segundo filme é no bloco da NATO, perante uma França e EUA sob o fascismo. Mas atenção que estes conceitos são apenas sugestões, pois em nenhum dos filmes é sugerido abertamente que a URSS ou a NATO irão cair no fascismo. O mundo criado nos dois filmes é muito afastado da realidade, e não se pode assumir abertamente que a acção se desenrola na URSS ou NATO do futuro...

    Um bom exemplo deste distanciamento da realidade são os automóveis...

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-07-28-04h23m35s154_zps5424690b
    Tykho Moon (1996) - Automóveis americanos retro dos anos 1970 no que parece ser o sector ocupado pelos norte-americanos de uma cidade de Paris, dividida com um "muro de Berlim".

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-07-31-03h12m49s5_zps472f58fb
    Bunker Palace Hôtel (1989) - Uma limusine blindada soviética, mas com uma matrícula de alfabeto fictício inexistente, para sugerir o cirílico.

    Nenhum dos filmes pode ser considerado uma crítica político-social, devido a este distanciamento da realidade e à componente misteriosa de ambos os filmes, que não dão pistas que sugiram os acontecimentos que levaram aquela sociedade...

    Imagem muito peculiar do Tykho Moon (1996):

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-07-28-04h21m38s250_zpsddedcf29


    Opinião:


    Uma preciosidade única e original do cinema mundial

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-08-16-22h49m32s96_zpsa2d21dd9

    Bem...é preciso muita coragem para escrever uma crítica a este filme...

    O Bunker Palace Hôtel é um excelente filme, bastante poderoso, mas está de tal modo minado, artilhado e armadilhado pelo génio realizador-argumentista Enki Bilal, que qualquer crítica irá correr mal...

    Isto porquê? Porque o Enki Bilal dá vida a  um cenário de ficção científica no futuro da URSS, após terem ocorrido n desenvolvimentos, que porventura (ou não) incluem guerras tácticas nucleares locais, entre países vizinhos da europa de leste e/ou o mundo árabe, mas sem interferência das alianças da NATO e Varsóvia, que deixam este país com uma atmosfera contaminada, e à beira de uma revolução, escalar da guerra ou golpe de estado...

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-08-16-22h50m49s94_zps318e223c

    Não se percebe como este país da europa de leste chegou a este ponto, não se percebe a conjectura geo-política do presente do filme, basicamente não se percebe muito do que está a acontecer... é tudo um grande mistério...

    O filme está minado e artilhado, porque este mistério do enquadramento não é desvendado, e tudo o que escrevi até agora é apenas especulação e suposição...

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-08-16-22h49m13s69_zpsa0a963e4

    O que não será especulação, é o enredo do filme, que envolve a evacuação da elite política para um bunker.

    Mas este bunker possui um ambiente misterioso, que só no final será desvendado o porquê, por isso classifico este filme de ficção científica nos sub-géneros de mistério e suspence.

    Mas realmente nunca é dada a explicação de como aquele país chegou aquele estado, por isso aproveitei os tempos mortos passados no bunker, para tentar imaginar uma explicação lógica que levasse aquele futuro alternativo.

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-08-16-22h48m33s23_zps0025c31d

    Eu aconselho a verem primeiro o filme Tykho Moon, que é mais próximo do modelo e formato estandarizado de Hollywood. Esse filme já contém o sub-género policial como o Blade Runner, e é melhor aceite na primeira visualização.

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-07-28-03h44m18s138_zps12522fdd
    Imagem do filme Tykho Moon (1996)

    Confesso que gostei mais do Tykho Moon, à primeira visualização. Mas ao ver segunda vez estes dois filmes, dou mais valor ao Bunker Palace Hôtel, que é um filme lento e parado, mas com um ambiente, clima e visual da Europa de Leste do futuro, muito mais elegante e sólido.

    Para ser sincero achei o Tykho Moon mais "normal" e equilibrado, e achei que o Bunker Palace Hôtel estava a querer fugir para o cinema intelectual francês. Mas essa foi a primeira impressão em que eu não percebia nada do enquadramento dos dois filmes. Depois de os rever acho o Bunker Palace Hôtel um filme melhor.

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Vlcsnap-2013-08-16-22h46m41s173_zpsee29ee66

    A minha classificação: 10/10 (pela originalidade)

    Um segundo excerto que fiz:




    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Empty Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

    Mensagem por Zé da Adega Qua maio 06 2015, 15:12

    Esta é a primeira de um conjunto de três "críticas" aos filmes do realizador de cinema e autor de banda desenhada para adultos, Enki Bilal, que escrevi há dois anos. Os meus textos são uma confusão e trapalhada, porque fiquei um bocado à toa quando vi os filmes... Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal 135555 Mas aproveitam-se as curiosidades, imagens e vídeos. Razz 

    Estou a ter dificuldades com o editor do fórum Xploited, com alterações que foram introduzidas recentemente e ainda terei de pedir ajuda (e queixar-me) na secção pertinente aqui do fórum. Era suposto eu ter um índice com os mini-pósters dos três filmes, em que clickando num deles iria para ao tópico respectivo, e não estou a conseguir fazer isso agora... Mad (hiper-links com imagens re-dimensionadas) porque o editor começa logo a formatar e processar o meu texto e fico sem acesso ao código... Crying or Very sad
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Empty Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

    Mensagem por Zé da Adega Ter maio 30 2017, 14:58

    Trailer criado por mim


    Conteúdo patrocinado


    Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal Empty Re: Bunker Palace Hôtel (1989) - Enki Bilal

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 04:45