Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Empty Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen

    Mensagem por Zé da Adega Seg Jun 22 2015, 20:11

    Caros leitores do Xploited Fórum:

    Epá! Eu estou na dúvida se hei-de colocar esta crítica na secção geral, ou no meu cantinho do off-topic. Tecnicamente, no papel, este filme viola as regras do fórum, mas isto é brutal para a malta que alugou as cassetes do "Desaparecido em Combate" com o Chuck Norris e afins, nos anos 80 (sem contar com as dezenas de filmes de "Vietname" pelos clubes de vídeos portugueses afora...).

    Eu acabei de colocar no meu cantinho off-topic um filme, que no papel, e segundo as regras do fórum, podia ser posto aqui (ficção científica infantil soviética), mas por uma questão de bom senso não acho que fique aqui bem...

    Por outro lado, acho que o pessoal irá gostar muito deste filme (tecnicamente off-topic). Mas eu não vejo nenhum inconveniente em esta crítica ser movida para "O Meu Cantinho", porque afinal "regras são regras".

    Nota: Texto escrito originalmente em Março de 2014.

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen 333px-C%C3%A1nh_%C4%91%E1%BB%93ng_hoang

    Título original (vietnamita): Cánh đồng hoang
    Título inglês internacional: The Abandoned Field: Free Fire Zone
    País de origem: Vietname
    Data de lançamento: 30 de Abril de 1979 (Vietname)
    Realizador: Nguyen Hong Sen
    Género(s): Drama / Guerra
    Duração: 90 min


    IMDB
    Wikipedia (versão vietnamita, bastante completa e informativa. Auto-traduzir com o Google Chrome ou Google Translate)
    Wikipedia (versão inglesa não recomendada, pois contém muito pouca informação)


    Sinopse:

    Guerra do Vietname do ponto de vista do Vietname, em concreto do ponto de vista de um casal que pertence às milícias Viet Cong.

    Essencialmente o filme retrata o dia-a-dia familiar do casal de milícias armadas Viet Cong, regularmente interrompido por raids aéreos de helicópteros Huey das tropas norte-americanas.


    Estilo e género (do meu ponto de vista):

    Este é um filme assumidamente da corrente do Realismo Soviético, em parte semelhante ao Neo Realismo Italiano no que diz respeito ao tom social, mas por outro lado semelhante à abordagem posterior pela Europa de Leste (de todos os países de Leste em geral) a nível de cinematografia e estilo geral.

    É um filme bastante desequilibrado, insólito e difícil de analisar ou enquadrar, que tenta emular o Cinema de Leste, mas que possui falhas graves há muito ultrapassadas pelo Cinema de Leste. No entanto estas falhas caminham de mãos dadas com a originalidade, mérito e contributo deste trabalho para o Cinema Mundial.

    Trata-se de uma história simples e bonita, passada durante a guerra do Vietname, que não causa choque ou mal-estar.


    Excerto de uma cena de acção/guerra, do ponto de vista de um casal (marido e mulher) da mílicia armada Viet Cong, que julgo que será de interesse para as pessoas na minha geração (e não só), que nos anos 1980 achavam graça ao Rambo II , Desaparecido em Combate II, e afins :




    Prémios:

    Prize playwright Golden Lotus - Vietnam Film Festival (1980)
    Actor prize - Vietnam Film Festival (1980)
    Award filming - Vietnam Film Festival (1980)
    Special Award - Federation of International Film Press (1980)
    Award Golden Lotus Vietnam Film Festival , 1980
    Gold Medal Moscow International Film Festival , 1981

    Nota: Traduzi do vietnamita para inglês.


    Curiosidades - Festival de Moscovo

    Spoiler:


    Curiosidades - Realizador e Cinema Vietnamita

    Spoiler:

    Guerra do Vietname em estilo "realismo soviético"

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h48m10s96_zpsec25173e

    Este é capaz de ser o primeiro filme que vi nas últimas 6 ou mais semanas, porque tenho andado mesmo sem vontade de ver filmes, mas não consegui resistir por vários motivos:

    A) Nos anos 1980 eu adorava o género a que (eu) chamava "filme de Vietname" (filmes de acção com o Chuck Norris e afins), e por isso tinha curiosidade em ver esse género filmado pelos vietnamitas.

    B) Este filme é totalmente da corrente do realismo soviético, e acontece que eu adoro esse estilo cinematográfico.

    C) Por alguma razão estranha e inexplicável, eu gosto de ver helicópteros Huey sem portas, com um soldado a segurar uma metralhadora, e este filme tem muito disso. Para verem que estou a falar a sério, há uns anos descobri um jogo de computador, em que um jogador pilota o helicóptero e os outros jogadores vão sentados na porta a disparar a metralhadora, e fiz um vídeo comigo a jogar:



    Isto significa que a minha opinião do filme é muito suspeita e parcial, e se calhar o filme até não é grande coisa... será?  Laughing

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-21h55m41s123_zps029393b7

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-21h55m51s232_zps659be8b1

    Bem, a verdade é que o filme tem diversas falhas graves, por exemplo a nível de montagem/edição de cenas e de som (vozes por vezes estridentes com distorção), bem como outros problemas. Mas sinceramente eu adorei ver o filme e tolero todos esses defeitos, perante a originalidade, riqueza e demais qualidades preciosas do filme.

    Mas eu não teria gostado do filme, durante a década de 1980, pois o filme não é bonitinho e polido como o cinema norte-americano. Dúvido que alguém do fórum esteja interessado em ver este filme, o que não invalida acharem graça a lerem e verem o meu post, pelo factor curiosidade e estranheza. thumbsup

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-22h00m40s44_zpse68b890f

    Essencialmente este filme é uma história bonita do dia-a-dia de um jovem casal, membro do Viet Cong e do seu filho bebé, que ainda não era milícia Viet Cong, pois não podia ainda segurar a arma. O actor bebé tinha 4 meses de idade quando começaram as filmagens.

    Reparem que o casal não era composto por civis não-combatentes, a fazerem de vítimas inocentes. Eles são assumidamente milícias armadas.

    O filme é anti-guerra, tiveram o cuidado de incluir uma foto da família de um soldado americano, para mostrar que os desgraçados dos rapazes americanos que lá morreram eram pessoas normais, com uma vida normal, fora do teatro de guerra. Este é o postal com a foto da mulher e filho recém-nascido que um soldado recebeu da América pelo correio:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h43m59s8_zpsfb28bb9b

    Mais tarde a mesma foto volta a surgir, levada pelo vento.

    Este é o primeiro e único filme vietnamita que vi até hoje, li aquele artigo muito interessante do wikipédia entitulado "Cinema of Vietnam", e parece-me que encontrei lá um erro onde escrevem que a primeira cena de topless no cinema vietnamita (que é alvo de censura pelo estado, assim como a própria internet) ocorreu em 2004. No entanto este filme de 1979 possui uma cena bonita com a mãe a amamentar o bebé:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h48m49s224_zps89341e37

    Outra cena que eu achei muito bonita é quando a mãe encontra um pára-quedas, e aproveita o pano para costurar à mão roupa para o bebé:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h40m55s54_zps5890dde2

    Este filme possui várias técnicas de filmagem características do cinema de leste, mas que aqui nem sempre resultam bem. Tirei imagens de um exemplo bom e outro mau.

    O exemplo bom é a filmagem da mesma cena em 4 takes e de 4 perspectivas diferentes:

    Vista de Lado A:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-22h13m45s229_zpse0e0cbb1

    Vista dos olhos do pai:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-22h15m19s152_zps2f418569

    Vista do Lado B:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-22h15m17s121_zps84d267ab

    Vista dos olhos do bebé:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-22h15m33s29_zps7538460c

    No exemplo mau têm um aeroporto inteiro cheio de helicópteros Huey em manobras de aterragem e descolagem, com soldados a correrem pela pista, como suporte em tempo real, para o background de um curto diálogo entre dois oficiais americanos:

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-20h45m18s144_zps0547ad49

    Mas isto é "dar pérolas a porcos", porque a cena do foreground é do piorio, mal feita, com péssimos actores e falta de realismo. Aliás os oficiais norte-americanos parecem os vilões dos filmes asiáticos de karaté série B dos anos 70.

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-20h45m12s82_zps2bfbe9f7

    Muita coisa está mal feita neste filme, mas o júri internacional que premiou o filme, optou por aceitar as falhas por causa dos seus méritos. Muitos dos membros do júri daquela edição do festival de Moscovo são apreciadores da corrente do Realismo, por exemplo o realizador brasileiro Nélson Pereira dos Santos, o realizador espanhol Juan Antonio Bardem, o realizador polaco Jerzy Hoffman, etc. Mas se pusessem lá o Manoel de Oliveira e o Steven Spielberg sentados na bancada do júri, este filme se calhar perdia, porque são estilos antagónicos de cinema. Por acaso acho suspeita a lista dos membros do júri... Neutral  Evil or Very Mad

    Este realizador espanhol da corrente do realismo não sei quem é, mas o Nélson Pereira dos Santos é o tipo daquela crítica grande que fiz do filme "Como era gostoso o meu francês", em que os actores estão nús durante quase todo o filme, e o polaco Jerzy Hoffman é o tipo da mega-trilogia épica polaca, em que fiz aquele tópico gigante em que falava de granadeiros e janissários.  cheers

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h45m27s243_zps75a2ff9f

    Infelizmente não existem legendas em nenhum idioma, para este filme. Por outro lado e felizmente trata-se de um filme com muito poucos diálogos e bom storytelling visual, à semelhança do filme "O corno de cabra", aliás achei o espírito de ambos os filmes muito parecido.

    Tendo em conta que não entendo vietnamita, a minha classificação será questionável, vou dar um 7/10.

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Vlcsnap-2014-03-27-17h34m52s50_zps2695ce1e

    Para terminar, fica o segundo excerto que criei:

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen Empty Re: Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone (1979) - Nguyen Hong Sen

    Mensagem por Zé da Adega Qua Jun 24 2015, 13:20

    O objectivo desta crítica, não é de recomendar o filme, porque:

    A) Não existem legendas em nenhum idioma.

    B) O filme nunca foi restaurado.

    C) Apenas existe uma versão em cassete VHS que um gajo vietnamita meteu no You Tube. Nem faço ideia se foi o gajo que gravou o filme da TV vietnamita nos anos 80, ou se o Vietname possuía o conceito de clubes de vídeo, conforme existiam em Portugal nessa época... laughing

    A minha crítica é um artigo que vale a nível de curiosidade e cultura geral de cinema. Quem quiser espreita os screenhots ou vê um bocadinho dos clips, e depois se alguém tiver pachorra, então lê o que escrevi...

    Mas os coleccionadores "podem tirar o cavalinho da chuva" e "esperarem sentados", pois este filme não está à venda, ponto! rotfl

      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 00:07