Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4319
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer Empty Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer

    Mensagem por Zé da Adega Ter Jun 16 2015, 16:08

    Observações:

    - Mais uma das minhas velharias...texto escrito em 2013. Wink
    - A minha sobrinha gostou do trailer.  thumbsup
    - Filme a que eu atribuí a nota máxima de 10/10! cheers

    Alice

    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer NecoZAlenky


    Título original A (Checo): Něco z Alenky
    Título original B (Inglês): Alice
    Título português (PT-PT): Alice
    País(es) de origem: Checoslováquia / Suiça / R.F.A. / Reino Unido
    Data de lançamento: 3 de Agosto de 1988 (EUA) / Festival Fanstasporto 1989 (Portugal) / 1 de Novembro de 1990 (Checoslováquia)
    Realizador: Jan Švankmajer
    Género(s): Fantasia / Suspence / Mistério
    Duração: 84 min

    IMDB / Wikipedia


    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer Vlcsnap-2013-10-13-18h28m41s240_zps68bcfb9e


    Sinopse:

    "Něco z Alenky (br / pt: Alice) é um filme checo surrealista de 1988 realizado por Jan Svankmajer, que combina acção real com animação stop motion.

    Reconta as histórias clássicas de Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas e Alice do outro lado do espelho), mas num estilo diferente. Enquanto as histórias originais são mais fantásticas, excêntricas e alegres, Alice é um retrato mais sombrio e triste da saga Wonderland. A personagem principal é interpretada por Kristýna Kohoutová." (Wikipedia)

    Trailer amador:




    Prémios

    - Nomeação para Melhor Filme no Fantasporto de 1989.

    - Vencedor do prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy.


    Alice na casa dos horrores

    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer Vlcsnap-2013-10-13-18h27m54s26_zps3b1de18f

    Segundo o realizador checo Jan Švankmajer, que era grande admirador do livro Alice no País das Maravilhas, as adaptações cinematográficas existentes (Walt Disney e afins) não eram fiéis ao espírito do livro.

    Sendo assim ele propôs-se a criar uma adaptação livre, que não sendo fiel ao enredo, possui o ambiente de pesadelo, perigo e medo, conforme o livro.

    No meu caso nunca li o livro, mas adorei este filme, tal como o também teria adorado aos 5, 10 ou 15 anos de idade. É um filme para todas as idades, em que não tive de dar qualquer desconto de nenhuma cena parva ou imatura.

    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer Vlcsnap-2013-10-13-18h29m44s86_zps2eaaf1a1

    Este filme não contém qualquer música, o que indica estarmos perante um trabalho de mestre, vejam lá o ambiente da cena do elevador, neste clip feito por mim, que está em HD (720p):



    Alice é uma menina checoslovaca, interpretada pela actriz Kristýna Kohoutová, perfeita para o papel. O filme é o pesadelo desta menina, baseado em objectos e visual da casa dela, que é uma casa rural suja, velha e sombria do bloco de Leste.

    A casa dos sonhos é uma espécie de casa com salas armadilhadas estilo Saw II e The Cube, com ambiente de um episódio negro do Twilight Zone ou Night Gallery do Rod Serling. Por outras palavras, gostei do cenário, visual e ambiente.

    O meu segundo e último clip (HD), para apreciarmos o cenário sombrio da casa, bem como o clima de suspence e mistério:



    Este filme não contém nada ofensivo ou inapropriado para uma criança, mas as crianças não são todas iguais. Quando eu tinha 5 anos de idade preferia um filme de terror do que uma animação da Disney, e teria adorado esta Alice. Sim, iria ficar aterrorizado com o filme e ter-me-ia marcado para o resto da vida, mas no bom sentido.

    Na Feira Popular de Lisboa existiam três comboios fantasma, um labirinto com um esqueleto num corredor escuro, e mais tarde uma casa maldita e uma passagem do terror. E os miúdos adoravam aquilo, ficavam aterrorizados e gritavam, mas adoravam. Essas teorias norte-americanas do MPAA do PG-13 e afins não me convencem. Este Alice é um excelente filme de terror para crianças, muito eficaz e simultaneamente um filme com maturidade e qualidade, para adultos. Recomendo-o para miúdos e graúdos.

    Na minha opinião esta é uma obra de mestre, de grande originalidade e qualidade.

    Něco z Alenky / Alice (1988) - Jan Švankmajer Vlcsnap-2013-10-13-18h27m31s220_zps5e514b97

    A minha classificação: 10/10


    Crítica histórica do New York Times de 1988 (o filme estreou nos EUA primeiro), entitulada An 'Alice' for Adults:

    http://movies.nytimes.com/movie/review?res=940DEED91631F930A3575BC0A96E948260

    Crítica da 1ª edição em DVD (versão original com idioma checo) de 2011, pelo the Telegraph:

    http://www.telegraph.co.uk/culture/film/dvd-reviews/8530450/Alice-DVD-review.html

    São boas críticas profissionais, com as quais concordo pessoalmente.

      Data/hora atual: Qui maio 02 2024, 05:19