Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4306
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou Empty Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou

    Mensagem por Zé da Adega Seg Nov 21 2016, 22:57

    Nota introdutória

    Habitualmente inicio um tópico de um filme pela ficha técnica no primeiro post de abertura do tópico, ao que farei agora uma primeira excepção em toda a história da minha colaboração neste fórum.

    Irei criar a ficha técnica no post #2, após a minha introdução e explicação do contexto deste tópico.

    Há dez anos atrás deparei-me com uma tese de doutoramento, no site oficial de uma prestigiada universidade norte-americana, acerca da Unidade 731, em que o académico descrevia as atrocidades cometidas na Manchúria, durante a 2ª Guerra Mundial.

    Até hoje nunca esqueci a descrição escrita pelo próprio médico Shiro Ishii (a quem os americanos deram total imunidade diplomática e isenção de ser julgado por crimes contra a humanidade), onde ele relatava que abria a barriga aos prisioneiros sem anestesia, para retirar o estômago, e coser a saída do esófago directamente aos intestinos, para medir quantos dias as vítimas humanas conseguiam sobreviver sem estômago. No diário escrito pelo próprio médico Shiro Ishii, ele relatava que certa vez ia "operar" uma mulher e ela disse-lhe que fizesse o que quisesse com ela, mas que poupasse a filha dela. O médico tomou nota disso no seu diário, e após abrir a barriga dessa mulher, sem anestesia e com ela aos gritos, e após retirar-lhe o estômago para fora e coser o esófago aos intestinos e cronometrar quantas horas ou dias ela permanecia viva aos gritos, mandou os guardas irem buscar a filha dela criança, e fez o mesmo à menina.

    Essa tese de doutoramento que eu li, também continha fotografias tiradas pelos japoneses das vítimas de vivissecção, amarradas à marquesa, com a barriga aberta e os intestinos à mostra. Vi também fotos muito mais explícitas e graves de prisioneiros a quem cortavam os braços e pernas aos poucos, até restar apenas um torso de um ser humano vivo amarrado com cordas.

    Até hoje nunca recuperei desse choque...

    Entretanto eu soube que as atrocidades japonesas foram abafadas pelo governo norte-americano, durante meio século, que protegeu o  médico Shiro Ishii, em troca de ele produzir armas biológicas militares para o governo dos EUA. Quando a URSS invadiu a Manchúria em 1945 e capturou alguns dos médicos da Unidade 731, que não conseguiram fugir para o lado americano, a União Soviética julgou-os por crimes contra a humanidade e condenou-os a um Gulag na Sibéria, perante isso os EUA lançaram uma campanha política de desinformação na Europa da NATO (Portugal incluído) contra a URSS, dizendo que a Unidade 731 nunca existiu e que era apenas propaganda comunista.

    O resultado foi que o meu livro de História do 9º ano de escolaridade, publicado durante a guerra fria (onde apenas o bloco de leste tinha conhecimento do genocídio japonês, e seria proibido um país da NATO como Portugal referi-lo num manual escolar), apenas falava do genocídio que a Alemanha Nazi cometeu contra 6 milhões de judeus.

    Agora... como é que acham que eu me sinto, enquanto cidadão português, em vir a saber no século XXI, que estas atrocidades japonesas foram abafadas em Portugal, pelos autores dos livros escolares de História, durante meio século, a mando do governo dos EUA!? Reparem que isto era conhecimento comum no bloco de leste...

    Não se preocupem que eu tenho fontes e confirmações para os comentários anti-americanos que escrevi acima, eu não sou adepto de teorias de conspirações, e digo as verdades como elas são:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Unit_731#Separate_Soviet_trials

    E ainda digo mais! Acho que conforme a idade de cada leitor que esteja a ler isto, cada um deverá verificar no wikipedia em que ano este genocídio veio à tona, e vir aqui dizer se os seus livros de história portugueses já foram de-censurados em Portugal, para ficarem de acordo com os livros de história soviéticos. Em particular algum leitor português que tenha sido professor ou estudante universitário no século XXI, em disciplinas de História.

    Em relação à escolha deste filme (que ainda não vi), para falar deste assunto sensível, o problema é que não existe mais nenhuma alternativa cinematográfica minimamente séria. Ao menos o criador do filme do tópico esforçou-se por fazer um trabalho sério, e quando foi à Manchúria filmar no Quartel General da antiga Unidade 731, causou um estado de choque por entre os aldeões chineses, traumatizados com o passado, eu ainda não vi o filme mas as cenas que vi possuem efeitos especiais muito manhosos/ridículos/maus característicos de um mau filme italiano de exploitation da década de 1970. Resta saber se o enredo do filme é minimamente sério como "A Lista De Schindler" ou se o realizador apenas pretendia fazer macacada exploitation à italiana...

    Seja como for, o que irei escrever sobre o background desta história é comum e independente de qualquer filme.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4306
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou Empty Re: Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou

    Mensagem por Zé da Adega Seg Nov 21 2016, 22:59

    Ficha Técnica

    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou Men_Behind_the_Sun_Poster

    https://en.wikipedia.org/wiki/Men_Behind_the_Sun
    http://www.imdb.com/title/tt0093170/

    Trailer oficial alemão:



    Descrição do Wikipedia:

    Men Behind the Sun (Chinese: 黑太阳731 / 黑太陽731; pinyin: hēi tài yáng 731, literally meaning "Black Sun: 731") is a 1988 Hong Kong–Chinese historical horror film directed by T. F. Mou.

    The film is a graphic depiction of the war atrocities committed by the Japanese at Unit 731, the secret biological weapons experimentation unit of the Imperial Japanese Army during World War II. The film details the various cruel medical experiments Unit 731 inflicted upon the Chinese and Soviet prisoners towards the end of the war.

    This is the first film to be rated "III" (equivalent to the US rating NC-17) in Hong Kong.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4306
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou Empty Re: Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou

    Mensagem por Zé da Adega Seg Nov 21 2016, 23:32

    Um breve comentário...

    Estou a abordar este assunto em simultâneo no Xploited Fórum e no fórum DVD Mania.

    Inicialmente coloquei a questão se alguém havia visto o filme de 1988 (Co-produção entre a então colónia britânica de Hong Kong e a República Popular da China) aqui no Xploited.

    Foi uma pergunta pertinente, pois o filme de 1988 desencadeou uma série de sequelas de puro Exploitation. Pelo que li, o filme de 1988 era suposto ser sério, mas o grafismo da violência gráfica (historicamente correcta, mas mal encenada) fez com que outros cineastas (da corrente Exploitation) julgassem que se tratava de um filme de terror "da treta", e com o desconhecimento do drama humano (causado pela censura política norte-americana, que afectou também Portugal), similar ao que os judeus sofreram nos campos de extermínio, onde as mulheres alemãs das SS atiravam crianças judias vivas para dentro dos fornos, conforme o testemunho de uma sobrevivente francesa no Tribunal de Nuremberga (nem sequer o filme do Spielberg "A Lista de Schindler" teve coragem de mostrar isso).

    Com base nessa ignorância, os tais cineastas do Exploitation criaram diversas sequelas 100% Exploitation dos géneros "Gore" e "Horror", que caso soubessem que se tratava de um drama humano verídico, não teriam coragem de o fazer, pela mesma razão de não se fazerem filmes Exploitation com senhoras nazis a atirarem crianças de 3 anos vivas, para dentro de fornos em Auschwitz.

    Há uma semana atrás escrevi os dois posts anteriores (abertura de tópico) no DVD Mania, que agora coloquei aqui (ando a alternar entre os fóruns, na minha abordagem deste filme e tema complicado). Se entretanto alguém do Exploited quiser comentar o filme de 1988, e/ou as tais sequelas de puro Exploitation que lhe seguiram, partilharei os vossos comentários no outro fórum, porque afinal este fórum é dedicado a essa temática. Twisted Evil

    Ainda não vi este filme de 1988, mas sei que está no You Tube, e tentarei vê-lo por lá antes de prosseguir com os meus comentários acerca das atrocidades japonesas, abafadas durante cerca de 50 anos, pelo governo norte-americano.

    Conteúdo patrocinado


    Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou Empty Re: Men Behind the Sun / 黑太阳731 (1988) - T. F. Mou

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Abr 19 2024, 08:15