Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


3 participantes

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 17 2015, 13:35

    [Introdução para o fórum Xploited]

    Escrevi originalmente esta crítica cinematográfica e análise técnica e científica, em Abril de 2013. O texto deu-me algum trabalho porque tive de cruzar informação e datas acerca do programa espacial soviético com a explicação do Carl Sagan na série "Cosmos" acerca do erro muito grave da comunidade científica internacional dos anos 60, postular que o planeta Vénus tinha uma atmosfera tropical com selvas e dinossauros.

    Incluo comentários acerca dos realizadores George Lucas e Stanley Kubrick, que dizem que não poderiam ter feito o "Star Wars" e "2001 Odisseia no Espaço", sem o trabalho prévio e pioneiro deste realizador russo Pavel Klushantsev.

    Por último, mesmo que o filme não seja do vosso agrado, espero que gostem de ler o texto pelas curiosidades históricas do programa espacial soviético e dos primórdios do cinema da ficção científica, por exemplo este filme tem um hovercar semelhante ao do Luke Skywalker no "Star Wars" de 1977.


    Planeta das Tempestades*
    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev PlanetaBurDVDRelease
    Ficção Científica/Aventura (78 min) - Título Original: "Планета Бурь"
    *Título português inexistente ou desconhecido.

    Data de Estreia: 14 de Abril de 1962 (URSS)
    Realização: Pavel Klushantsev

    Sinopse:
    Filme soviético de ficção científica ao estilo do Júlio Verne, baseado na então hipótese científica séria, de que Vénus teria uma atmosfera semelhante à da Terra promordial, e de que uma expedição tripulada seria possível. Segundo Stanley Kubrick e George Lucas, não teria sido possível, na altura, fazerem os filmes "2001" e "Star Wars", se não tivessem copiado as técnicas pioneiras dos filmes de Pavel Klushantsev.

    imdb: http://www.imdb.com/title/tt0056352/
    wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Planeta_Bur
    Trailer amador:


    Opinião:

    É extremamente difícil escrever um texto sobre este filme, a informação disponível é muita, tanto do lado americano como do russo. Felizmente ambas as versões são complementares e não se contradizem, por isso irei combinar os dois lados da história, e acrescentar o ângulo científico (histórico). O filme é um marco no cinema, e possui grande qualidade a vários níveis, incluindo os efeitos especiais antiquados (mas não todos) que podem sugerir erradamente que o Planeta das Tempestades seja um filme de série B, ou infantil/imaturo.

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h17m54s67_zps87c15480

    A produção do filme em 1961, coincide com o ínicio do programa espacial soviético das sondas Venera (1961-1983), altura em que quase nada se sabia sobre Vénus, e as teorias científicas eram contraditórias. Muitos cientistas sérios acreditavam que o planeta, oculto por nuvens, possuia uma atmosfera semelhante ao que foi a Terra primordial, no tempo dos vulcões, selvas e dinossauros. A humanidade, e a comunidade científica em particular, depositava todas as esperanças de encontrar vida extra-terrestre neste Planeta.

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h36m22s209_zpse0b4f8d5

    Este filme estreou em 14 Abril de 1962, e só no dia 14 de Dezembro de 1962 é recebida a telemetria da sonda orbital norte-americana Mariner 2, que mediu uma temperatura no solo de pelo menos 425º C, deitando por terra a possibilidade de existir vida em Vénus.


    Entrevista de 1966, com Carl Sagan a refutar a teoria dos dinossauros em Vénus.

    O que se veio a descobrir é que Vénus tem uma atmosfera molhada com núvens como se previa, mas são núvens de ácido sulfúrico concentrado, com uma pressão atmosférica 90 vezes maior que a da Terra, e uma temperatura de 456ºC, nenhuma molécula orgânica pode existir nessas condições, e até as sondas soviéticas Venera foram rapidamente desintegradas, após uma curta transmissão de telemetria.

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev V_V13bigimage
    Fotografia tirada pela Venera 13, em 1 de Março de 1983, desintegrada 127 minutos após aterragem.
    (Ver imagem grande no site)
    Screenshot courtesy of Mental Landscape LLC - http://www.mentallandscape.com/


    Sendo assim, não é válido que um crítico de cinema diga que o Planeta das Tempestades seja errado do ponto de vista científico, à luz da ciência de 1961. Refiro-me aos dinossauros e afins.

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h23m45s40_zps79cef443

    Agora que estabeleci a legitimidade da teoria dos dinossauros, já posso falar do filme.

    Isto é cinema soviético, podem contar com o habitual respeito pela inteligência dos espectadores, interpretações credíveis, grande esforço e boa vontade da equipa do filme, argumento sólido e lógico, pelo escritor de ficção científica Pavel Klushantsev, efeitos especiais inovadores, consultadoria científica, etc. Não confundam um filme destes com a típica ficção científica ocidental do período, por exemplo os americanos compraram os direitos de distribuição deste filme nos EUA, filmaram umas meninas em bikini, dobraram os diálogos com frases imbecis, sem lógica, apagaram os créditos todos verdadeiros, e criaram falsos créditos com nomes norte-americanos fictícios, e lançaram o filme com um título do estilo "planeta das mulheres pré-históricas". Até o Francis Ford Coppola foi envolvido nestes esquemas, sei que os americanos odiavam os soviéticos, mas ao menos tinham tido um mínimo de dignidade...

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h37m19s36_zps63e8a0ad

    Este foi o único filme de ficção do realizador Pavel Klushantsev, que em 1957 tinha feito o documentário de divulgação científica "Caminho para as estrelas", com efeitos especiais pioneiros. Acerca dos dois filmes, o Stanley Kubrick disse que sem eles não teria havido "2001 Odisseia no Espaço", e o George Lucas visitou a URSS nos anos 80 e pediu para se encontrar com Pavel Klushantsev, a quem ele se referiu como o seu "professor" e padrinho do "Star Wars" (versão de 1977, para quem se lembra. Não confundir com os efeitos especiais CGI das versões DVD e Blu-Ray, que não correspondem ao filme original).

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h21m07s205_zps296ed3eb

    Os 2 filmes soviéticos em questão, não possuem a elegância e beleza do 2001 e Star Wars, mas podem ver no filme de 1957, a estação orbital giratória (para gerar gravidade artificial). Já neste Planeta das Tempestades podem ver o carro voador igual ao do Luke Skywalker, à escala, com actores lá dentro, a voar suportado por gruas, com um movimento elástico credível, a simular um hovercar:

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h39m49s12_zps0c3f7954

    Quando a cosmonauta retira as botas magnéticas, podem vê-la a flutuar como no 2001:

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h19m49s217_zps8a11263e

    Alguns efeitos especiais são ridículos, como os dinossaros, mas no geral gostei de os ver. O que mais gostei foi da personalidade dos personagens, que se comportam como cientistas, e lançam questões filosóficas. A grande queixa do escritor Arthur C. Clarke, autor do 2001, acerca do filme do Kubrick, foi o das personagens se comportarem como soldados e não como cientistas, aqui não existe esse problema e é uma boa oportunidade para entenderem a queixa do escritor do 2001.

    O pormenor que menos gostei foi a seguinte frase machista, leiam a legenda do screenshot:

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h59m40s201_zps512b688f

    Mais grave ainda foi o comentário ao filme, pela então Ministra da Cultura da URSS, Ekaterina A. Furtseva, que declarou oficialmente que uma mulher cosmonauta não tem o direito de chorar, durante uma missão espacial.

    Por último, sugiro a leitura do IMDB que contém poucos mas bons comentários a este filme, incluindo um tipo norte-americano que enquadra este filme na ficção científica da época, tanto norte-americana, como do Bloco de Leste, obviamente um fanático por sci-fi, que sabe bastante.

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Vlcsnap-2013-04-07-06h19m22s166_zpscaaa2ca9
    Um último screenshot interessante.

    Curiosidade:

    Outras fotografias de 1983, tiradas pela sonda soviética Venera-13, que se desintegrou duas horas após a aterragem em Vénus, perante a atmosfera de ácido sulfúrico concentrado, a 90 pressões atmosféricas terrestres, no intervalo das duas horas, enquanto o ácido sulfurico desfazia o chassis da sonda, e fritava a electrónica...

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev C_Venera_Perspective


    Ver estas fotos aqui no fórum é um luxo recente, que se calhar há 10 anos atrás seria interdito ao público geral...

    Eu próprio só descobri estas fotos no ano passado, e nunca na vida tinha visto fotografias na superfície do planeta Vénus.

    Entretanto a Lenfilmvideo anda a portar-se mal e nunca legendou os filmes no You Tube. É uma empresa externa aos estúdios Lenfilm, unicamente com objectivos lucrativos e sem interesse pela arte e cinema, que comprou os direitos de transmissão no You Tube. Situação oposta aos estúdios Mosfilm, em que é o próprio estúdio que gere o canal do You Tube, e coloca legendas, sempre que existem.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 17 2015, 14:26

    O texto acima foi escrito à dois anos, mas agora descobri uma análise em inglês espectacular, que explica que o hovercar não estava suspenso por cabos elásticos, e afinal estava mesmo levitado a partir de um engenho oculto, conforme explicado e mostrado numa fotografia do "set". Este video explica também a forma como a equipa do filme sofreu devido à prepotência da então ministra soviética da cultura Ekaterina A. Furtseva, armada em ditadora de meia tigela criticar o filme por mostrar uma mulher cosmonauta a chorar:



    Quando há dois anos, eu critiquei a posição da ministra soviética, nem sonhava que ela prejudicou mesmo a carreira dos cineastas que trabalharam neste filme...

    Não conheço este técnico norte-americano que comenta o filme, alguém sabe o nome dele? Ele também postula que que o exo-esqueleto do robot de carga que a Sigourney Weaver controla no filme "Aliens" (1986) usa o mesmo sistema hidráulico criado para o Robot John do "Planeta das Tempestades", mas aqui não vejo grande influência ou ligação directa...
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19098
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por pmcordeiro Sex Abr 17 2015, 16:10

    Muito fixe, gostava de ver isto. Very Happy
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Zé da Adega Qui Dez 03 2015, 03:26

    A Lenfilmvideo carregou finalmente o ficheiro SRT com legendas inglesas na versão oficial do You Tube, carregada em 2011.

    Aqui está o filme completo, legendado em inglês. Atenção que esta é a versão original russa restaurada, e não a versão trucidada pelo malandro do Francis Ford Coppola:



    Têm de clicar "ver no you tube", porque estes filmes oficiais não podem ser incorporados em fórums. Vamos ver se os tipos da LenfilmVideo se irão portar bem e manter a versão gratuita...

    Dúvida técnica para o Daninsky

    No tópico da Netflix portuguesa, o Daninsky deixou o testemunho da sua "Smart TV". Pelo que aprendi em recentes pesquisas na ajuda do You Tube, existem duas gerações de "Smart TV"'s. Julgo que o Daninsky tem um aparelho da 2ª geração, que é compatível com a Netflix portuguesa e com um dos modelos de TV paga do You Tube.

    Por outro lado eu sei que a 1ª geração de Smart TV's não funcionava com filmes gratuitos dos estúdios da europa de leste, no You Tube.

    A minha questão é esta:

    Daninsky, este filme funciona na tua Smart TV, com as legendas srt inglesas?

    (Nota: eu tenho o meu PC ligado à TV, e pessoalmente esta questão nem se coloca. Mas se estou a divulgar uma versão oficial e gratuita de um filme que recomendo, pretendo saber as limitações técnicas do pessoal que tem as tais smart tv's e do You Tube em geral).

    E já agora, no caso de isto funcionar nas Smart TV's da 2ª geração, como é suposto o Zé Portuga, escrever o nome do filme em alfabeto cirílico? Este exemplo tem título inglês, com caracteres romanos ao lado, mas posso ir buscar um exemplo que não tem. laughing
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10288
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Daninsky Ter Dez 15 2015, 13:57

    Zé da Adega escreveu:
    Por outro lado eu sei que a 1ª geração de Smart TV's não funcionava com filmes gratuitos dos estúdios da europa de leste, no You Tube.

    A minha questão é esta:

    Daninsky, este filme funciona na tua Smart TV, com as legendas srt inglesas?
    Não consigo ver este video na minha TV...
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Zé da Adega Qua Dez 16 2015, 03:43

    Daninsky escreveu:
    Zé da Adega escreveu:
    Por outro lado eu sei que a 1ª geração de Smart TV's não funcionava com filmes gratuitos dos estúdios da europa de leste, no You Tube.

    A minha questão é esta:

    Daninsky, este filme funciona na tua Smart TV, com as legendas srt inglesas?
    Não consigo ver este video na minha TV...

    Ok, obrigado pelo feedback! thumbsup  Eu já suspeitava do mesmo, os estúdios russos não autorizam Smart Tv's.

    Mas existem mais dois casos intermédios de stream oficial no You Tube, que gostaria de te cravar para testares. Estas situações são diferentes, devido ao palavreado jurídico que surge nos meus clips desses estúdios.

    Aqui vão os links para o Daninsky testar na Smart TV:

    Link 1 (parceria You Tube do estúdio KADR polaco):

    https://www.youtube.com/watch?v=iDUgigISy98

    Link 2 (filme da Geórgia, no site oficial da TV lá do país):

    https://www.youtube.com/watch?v=Gs8wfFnYLRc

    Dúvida: Como fazes para inserir estes vídes do You Tube na tua Smart TV, cujos títulos estão em georgiano, romano (com acentos polacos, como o L traçado neste exemplo) ou cirílico? scratch
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10288
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Daninsky Qua Dez 16 2015, 12:23

    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev WP_20151216_10_46_25_Pro

    Confirmo que consigo ver os dois videos, como podes ver.
    A busca é que tem de ser feita apenas com os "nossos" caracteres, não tenho outra opção.

    Conteúdo patrocinado


    Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev Empty Re: Planeta das Tempestades* / Планета Бурь (1962) - Pavel Klushantsev

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 06:30