Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Empty Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jan 02 2015, 04:58

    Quero deixar desde já um eventual pedido de desculpas à administração do fórum xploited, no caso da minha crítica ser inapropriada pelo teor erótico do conteúdo audiovisual (screenshots e clips criados por mim).

    Se for caso disso, podem e devem editar ou eliminar este tópico, facto que compreenderei com toda a naturalidade. Penso que essa questão deva ser vista caso a caso e dependerá da natureza do meu texto e do filme.

    O realizador francês Joël Séria é um cineasta que nos anos 70 abordou temas tabús no "cinema sério", que normalmente eram apenas abordados de forma juvenil com imaturidade e péssima qualidade no cinema exploitation italiano. Mas o Joël Séria atacou temas fortes, com obras cinematográficas de excelente qualidade geral, com bastante arte e requinte.

    Perante o Marie Poupée, os famosos filmes eróticos "O Último Tango em Paris", "Emmanuelle" e afins, são míseros filmes de sexploitation, pelos menos a nível dos meus gostos pessoais em cinema... É que este Marie Poupée tem um argumento super-interessante que adoro, com ou sem as cenas eróticas.

    Existe um tópico neste fórum acerca de filmes eróticos, que antes de eu comentar, preciso de mostrar esta crítica como bom exemplo de um filme que não é do género erótico, e que é excelente sem esse elemento, mas que por acaso tem uma ou outra cena com bastante sensualidade.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Empty Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jan 02 2015, 05:02

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Poster_zps9f905f79

    Título original: Marie Poupée
    País(es) de origem: França
    Data de lançamento: 25 de Agosto de 1976 (França)
    Realizador: Joël Séria
    Género(s): Drama
    Duração: 115 min
    Classificação etária (França): Int. m/16

    IMDB / Wikipedia (francês)

    Página oficial do realizador

    Ficha técnica do filme, na página oficial


    Sinopse:

    Marie, uma adolescente retardada mental, conhece Claude, o dono de uma loja de bonecas antigas. Casam-se em pouco tempo, mas Claude vê Marie literalmente apenas como uma boneca viva...


    Excerto com teor erótico, requer autenticação/login no You Tube por um adulto, mas quando incorporado julgo que não tem essa restrição e tenho de ser eu a deixar o aviso

    Nesta cena da noite de núpcias, Claude não consome a relação/casamento. Em vez disso ele lava e veste Marie, como se de uma boneca se tratasse.

    - Legendas em português traduzidas por mim, cliquem no respectivo ícone do You Tube para seleccionar as minhas legendas (tive muito trabalho a fazê-las).  Smile  -




    Opinião

    Uma história fascinante, maravilhosamente executada

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h46m18s169_zps721251e5

    Em meu entender, esta bela obra de suspence dramático não é um filme do género erótico, apesar de possuir cenas e temas de carácter erótico.

    "Maria Boneca" seria o título literal lógico português, caso ele existisse... mas aparentemente este excelente e original filme é extremamente obscuro e desconhecido. A página do IMDB não contém uma única crítica, e no wikipédia só existem as entradas em francês e alemão, sendo que na página alemã é dito que o filme nunca foi lançado na Alemanha.

    O próprio título do filme está incorrecto no imdb e wikipedia. Utilizei o título da página oficial do realizador, que corresponde também ao póster.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h48m30s228_zps052f6136

    Sendo assim estão reunidas as condições para mais uma "crítica do Zé"... Marie-Poupée é um filme desconhecido, original e interessante, ao qual irei dar a classificação máxima de 10/10, e de seguida tantarei explicar porquê.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h46m36s124_zps1d60cd44

    Marie é uma adolescente/mulher com atraso mental sério e possui a mente de uma menina de 9 anos, que idealiza um casamento de fantasia estilo conto de fadas infantil.

    Claude é um burguês excêntrico, de grande imaturidade, que herdou dinheiro e uma quinta dos falecidos pais, e tem um fetiche doentio por bonecas.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h46m28s41_zpsd717a0b5

    Se Claude fosse pobre seria referido como maluco, mas como tem dinheiro é "excêntrico" e dedica-se ao seu hobby imaturo de coleccionar bonecas.

    Claude e Marie casam-se, mas ele recusa ter sexo, e apenas a quer despir e vestir como boneca todas as noites, Marie permanece virgem, mas mesmo sofrendo de um atraso mental quer ao menos abraços e beijinhos que Claude não é capaz de dar.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h47m07s177_zpsfaf9d44c

    A meu ver, esta obra é da corrente do Realismo Cinematográfico... com técnica e com arte... Se este casal possui aparente anomalia psíquica, isso é executado com forte lógica e credibilidade. A personagem de que mais gostei foi o pau para toda a obra que tratava da quinta do casal, um bom bivã ou bon vivant, que gostava de um bom vinho e de um bom queijo ou petisco, um homem simples com os pés assentes na terra, e que se apercebe que a patroa (a Maria Boneca) ainda é virgem.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h44m31s112_zps81e85647

    Criei um video, com legendas em inglês, do referido encarregado da quinta. Não encontrei legendas em português, mas acho que com idioma francês e texto em inglês, a maioria possa acompanhar o vídeo.




    Este filme possui uma história bizarra e fascinante que me deixou preso ao filme, atento e curioso em saber o que iria acontecer a seguir. Um trabalho de mestre com grande requinte, e executado com técnica e elegância formidáveis.

    O enredo é muito mais rico, detalhado e interessante do que a premissa base que descrevi, vale a pena ver este filme.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h47m24s86_zps472e26ba

    A minha classificação: 10/10 - Filme a não perder...

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Vlcsnap-2013-11-30-00h46m44s207_zps467d2257
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Empty Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Jul 25 2015, 00:41

    Update ao jogo de xadrez entre mim e o staff da Google

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria 500px-ChessSet

    Como já devem ter percebido, pela natureza dos meus textos, eu gosto de libertinagem e liberdade de expressão, um bocado na onda daqueles ricos da nobreza na época do Renascimento Europeu, que gostavam de bom vinho, boa comida e boas mulheres. Eu não sou rico nem nobre, mas ao menos que fique livre dos fanáticos religiosos que tentam impôr a sua moralidade da Idade Média, à força, sobre os outros povos.

    Em Dezembro de 2014, um funcionário da Google, que eu considero um fanático religioso nojento da pior espécie, colocou o meu canal em cheque, com uma advertência (só posso ter no máximo duas advertências) de duração de seis meses, que expirou esta semana.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria 440px-UigChessmen_SelectionOfKings

    A razão do cheque de xadrez pela Google foi o meu clip com a Marie Poupée nua, que está aqui no cabeçalho do tópico, que diziam violar as regras do You Tube, devido ao teor erótico, embora existisse uma versão completa (cassete VHS) do filme no You Tube.

    Passados os seis meses, levantaram a advertência ao meu canal, e eu aproveitei para desbloquear e destacar o meu clip sado-maso do filme japonês Utamaro, que é a minha contra-jogada para testar a moralidade dos tipos, que podem ver aqui ( http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2414-utamaro-yume-to-shiriseba-1977-akio-jissoji ).

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria 440px-KnightsTemplarPlayingChess1283

    Entretanto a versão restaurada do filme Marie Poupée já foi carregada no You Tube, em vários canais, sem qualquer advertência de copyright, o que para mim é cheque-mate, que prova que o meu clip não viola qualquer regra do You Tube. Se o filme completo é autorizado no You Tube, como é que um excerto meu do mesmo filme, já viola as regras morais-religiosas do staff da Google. Há aqui um problema de abuso por parte de alguns funcionários da Google, que tentam impôr as suas crenças morais (fanatismo religioso do tempo da Inquisição)... esses funcionários deverão ser despedidos como castigo.

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Kasparov-29

    Mesmo que mais tarde eliminem o meu canal, por aparecer lá alguma senhora com peitos demasiado grandes, dou como provado a imbecilidade e fanatismo religioso-moral de alguns funcionários da Google, que bloquearam injustamente o meu clip da Marie Poupée.

    Confesso que escrevi este post um bocado na brincadeira, pelo aspecto insólito da tentativa falhada de censurarem o meu canal. Marie Poupée (1976) - Joël Séria 383795

    Em defesa da Google, eu admiro e aprovo a moralidade das regras do You Tube, que permitem todo o tipo de filmes eróticos e exploitation, desde que não sejam pornográficos e que sejam filmes legítimos que tenham tido distribuição comercial. O que falhou aqui foi falta de supervisão dos censores, e neste caso o censor que colocou o meu canal em perigo violou as próprias regras do You Tube, por isso fico chateado.


    Última edição por Zé da Adega em Qui Nov 19 2015, 17:09, editado 2 vez(es)
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4315
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Empty Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Jul 25 2015, 03:15

    Carreguei agora um novo clip da Marie Poupée, a que chamei de "Belle Époque!", com teor erótico e restrição etária M/18. Deu-me muito trabalho sincronizar as legendas inglesas CC. Esta é a minha jogada de hoje no xadrez moral do You Tube, vamos ver o que sucede... Smile

    Escolhi uma cena muito bonita, de que gosto bastante.



    A minha referência moral e ética é a RTP 2 em Portugal, durante os meus anos formativos na década de 1980, apenas isso. Não gosto de ver a empresa americana Google a brincar com os valores morais nacionais de Portugal e da Europa em geral. Rolling Eyes

    Conteúdo patrocinado


    Marie Poupée (1976) - Joël Séria Empty Re: Marie Poupée (1976) - Joël Séria

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28 2024, 12:51