Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Dez 27 2014, 03:50

    Eu gosto simultaneamente do cinema da europa de leste e do género fantástico (ficção científica, terror, sobrenatural). Era muito raro a indústria de cinema (muito poderosa em quantidade e qualidade) do bloco soviético fazer filmes do género fantástico, mas os poucos filmes que existem são extremamente insólitos e originais, com a agravante de não serem conhecidos em Portugal (por causa da guerra fria).

    Irei comentar resumidamente alguns filmes que já vi, aos poucos, e entretanto se alguém tiver curiosidade nalgum deles, posso fazer uma crítica, ou aprofundar o filme em questão.

    Começo com um filme jugoslavo de 1979, mais concretamente um filme do actual país Montenegro.

    Cinema do género fantástico do bloco soviético 250px-Covjek_koga_treba_ubiti

    Este filme insólito e original, recorre a elementos de fantasia (inferno cristão), para re-encenar o reinado histórico do Czar Estevão o Pequeno, que reinou Montenegro entre 1767-1773. Estevão foi um falso Czar, um impostor de origem desconhecida, que usurpou a figura do defunto Czar Pedro III da Rússia, mas que uniu o povo de Montenegro, desprotegido com a morte do Czar da Rússia e a ascenção da Czarina russa Catarina II, contra a ameaça militar do Império Otomano.

    Neste filme é feita uma abordagem do género fantástico, com encenação completa do Inferno e sua hierarquia, para especular acerca das origens historicamente misteriosas do Czar impostor, no qual toda a Europa é um tabuleiro de um jogo de estratégia política e militar, entre as forças da Igreja Ortodoxa e o Inferno.



    Da Polónia em 1984 temos o filme de ficção científica "Sex Mission", não se iludam com o título, pois isto não é exploitation série B. Reparem que o excelente cinema polaco, era financiado pelo governo, com grandes meios técnicos, artísticos e financeiros.

    Na verdade, este filme é parecido com a "Fuga do séc. XXIII", mas ainda com mais meios técnicos.



    Voltando à Jugoslávia, temos um tele-filme de terror acerca de vampiros chamado "Leptirica" de 1973, que é insólito por causar a morte por susto e ataque cardíaco a um tele-espectador de 30 e tal anos de idade, e por isso foi proibido pelo governo jugoslavo, e até hoje permanece trancado e selado nos arquivos da "TV Belgrado". O filme apenas pode ser visto, pois foi gravado em VHS, aquando da sua segunda e última exibição em 1983 pela TV Belgrado.

    A partir da cassete VHS gravada da TV, em 1983, foi posta uma versão no You Tube, com legendas em inglês. O filme nunca foi comercializado e este é o derradeiro exemplo de filme de culto, interdito comercialmente em todo o mundo.

    Eu criei um excerto da tal cena que matou o homem em 1973. Cinema do género fantástico do bloco soviético 861662




    E para terminar (por agora), fica um video do filme russo "As Cartas do Homem Morto", que mostra o inverno nuclear após a destruição (mútua) da URSS pelos Estados Unidos, na década de 1980, em grande estilo e com excelente consultadoria científica e realismo.

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Seg Abr 20 2015, 09:30

    Ora bem, eu entretanto acabei por criar tópicos individuais para vários dos filmes acima...

    Mas aproveito este tópico para partilhar um clip genial que carreguei agora na minha conta do Vimeo.

    É uma animação russa de 1993 com marionetes (e não com desenhos animados), baseada num conto inglês de fantasmas, escrito pelo famoso Oscar Wilde. Eu criei este pequeno clip porque a música e o tom gótico causam-me calafrios, e isto merece ser visto e partilhado. (Legendas inglesas carregadas por mim, mediante o botãozinho "CC").



    Ouve-se a voz do fantasma, a dizer que é o ano de 1604, e ele morreu. Isto é genial, bem como os efeitos audio-visuais da água a correr. cheers
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10276
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Daninsky Seg Abr 20 2015, 09:36

    Muito bom, isso é uma longa?
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Seg Abr 20 2015, 10:25

    Daninsky escreveu:Muito bom, isso é uma longa?

    É uma curta-metragem de 15 minutos.

    Eu por acaso até me enganei e já estava a carregar o filme todo no Vimeo, que guardei do canal You Tube, do sujeito que compôs as legendas inglesas. O canal You Tube em questão foi encerrado no último ano, por motivos de copyright.

    O que se passa é que os estúdios oficiais dos países de Leste (e são muitos, desde a Polónia, Roménia, Russía, Turquistão, Mongólia, etc.), assinam parcerias com a Google para distribuir e rentabilizar os filmes no You Tube.

    Até aqui tudo bem e isto até é uma maravilha, perante o comportamento ganancioso oposto da Paramount Pictures e afins.

    O problema da maioria dos países de Leste, é que são prepotentes com o idioma e tal como os americanos impingem o inglês, esses tipos impingem o russo ou idiomas eslavos, em detrimento das legendas. Neste caso particular fizeram queixa do canal que tinha este filme com legendas inglesas, o que levou ao seu encerramento, e agora se calhar a animação até está disponível no You Tube, pelo estúdio oficial, mas sem legendas inglesas. Isso é estupidez pois o povo português, espanhol, italiano, francês, etc. não entende o idioma russo. Mais valia o estúdio ter optado por rentabilizar os vídeos legendados em inglês.

    Eu fico triste por estar a mostrar a introdução de um filme espectacular, que em 2013 e 2014 podia ser visto  no You Tube, com legendas inglesas, e agora já não, o que põe em causa o meu post.

    Ainda assim achei que valia a pena partilhar a introdução deste filme de fantasmas, e ficarei atento a qualquer versão que surja no Daily Motion, Vimeo ou You Tube.
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10276
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Daninsky Seg Abr 20 2015, 10:37

    Realmente, se querem mesmo rentabilizar os filmes, essa não é a melhor opção...
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Seg Abr 20 2015, 11:16

    Gostaria de dar a conhecer o canal actual no Daily Motion do autor das versões com legendas inglesas das animações russas do extinto canal do You Tube.

    Fiz este teste de incorporação do vídeo político, filosófico e poético, que a RTP 2 transmitiu em Portugal, quando eu era mais novo e que me deixou marcado para o resto da vida. A música chama-se Adágio, mas não sei o nome da animação.



    Adagio 2000 by Garri bardin wordless animation por eus347

    O canal do rapaz (eus347) é este: https://www.dailymotion.com/user/eus347/1

    Julgo que ele ainda não recarregou o filme dos fantasmas discutido nas mensagens anteriores...
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Sex Jul 24 2015, 21:48

    Sugestões de filmes brutais, que nunca vi, pelo cinéfilo brasileiro "Drakes", que é mais entendido do que eu em cinema fantástico de leste.

    Este começa logo com uma bomba nuclear de Hidrogénio a detonar, e com o narrador a explicar que a Terra foi destruída há um ano, chamada de atenção para o gajo sentado a cagar na sanita nos balneários:



    Este tem pessoal a levitar ao minuto 0:40:



    Como não vi nenhum dos filmes, não posso estar a explicar qual o título oficial e a fazer fichas técnicas, mas comentem os vídeos e guiem-se pelo You Tube, se forem à procura dos filmes.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Seg Set 28 2015, 10:29

    Ficção científica soviética, com piloto norte-americano do futuro a descarregar uma metralhadora pesada sobre os cavaleiros da Inglaterra medieval:



    Filme que não posso ver, pois não existem legendas em nenhum idioma...  Sad

    Wikipédia Russo

    É aquela famosa Super/Mega produção cujos "sets" extraordinários foram re-utilizados para o filme "Hard to be a God".

    EDIT: Criei este clip:



    Mas o que é isto? Uma mulher inglesa trajada com armadura de cavaleiro estilo Joana D'Arc, a inspeccionar os destroços do avião do futuro, com a canção patriótica-nacionalista-religiosa americana "The Battle Hymn of the Republic" (o título parece algo retirado dos Klingons do Star Trek) a acompanhar?

    Sem legendas, o povo ocidental como nós não entende o contexto, mas fico muito curioso... O cinema soviético é uma caixinha de surpresas...


    Última edição por Zé da Adega em Seg Set 28 2015, 11:56, editado 3 vez(es)
    Daninsky
    Daninsky
    Xploited Maniac!
    Xploited Maniac!


    Número de Mensagens : 4640
    Pontos : 10276
    Data de inscrição : 28/01/2009

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Daninsky Seg Set 28 2015, 10:48

    Zé da Adega escreveu:É aquela famosa Super/Mega produção cujos "sets" extraordinários foram re-utilizados para o filme "Hard to be a God".
    Não sabia dessa, mas ando curioso para ver o Hard To Be a God.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Zé da Adega Seg Set 28 2015, 12:52

    Daninsky, pois o "Hard to be a God" é um filme excelente, que já apresentei aqui e dei a nota 10/10:

    http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2465-hard-to-be-a-god-1989-peter-fleischmann?highlight=Hard+to+Be+a+God

    Não se trata de cinema soviético, pois o realizador da co-.produção europeia "NATO+Pacto de Varsóvia" era um cineasta alemão da R.F.A. (Alemanha Ocidental). Eu pessoalmente encaro o filme "Hard to be a God" como O melhor de dois mundos, porque foi dada a oportunidade ao cinema europeu (com pouco dinheiro) de fazer um filme inteligente, livre de fórmulas estúpidas, imbecis e infanto-juvenis de Hollywood, utilizando os meios e recursos do cinema soviético (Hollywood nunca teve dinheiro para competir com esses meios e recursos, neste caso a construção de uma cidade medieval e eventual possibilidade de exércitos gratuitamente ao serviço do filme, que não sei se é o caso), mas sem os perigos de alguns cineastas pseudo-intelectuais russos como o Tarkovsky. Por outras palavras é um filme de sci-fi com lógica e enredo "normal", caro demais para o cinema americano, e comercial demais para o cinema soviético...

    Só pela discussão do que farias se fosses deus, entre o extra-terrestre do planeta Terra do futuro e o sábio nativo do planeta alienígena, que coloquei com legendas no meu clip, vale a pena ver o filme. Aconselho a versão com idioma alemão.

    Voltando a este filme "New Adventures of a Yankee in King Arthur's Court. Fantasy Over Mark Twain's Theme." (1988), tinha colocado este excerto poético na minha crítica do "Hard to be a god", que fará mais sentido mostrar aqui:



    Por incrível que pareça, este clip é retirado do mesmo filme do soldado americano do futuro, a descarregar a metralhadora. Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Cinema do género fantástico do bloco soviético Empty Re: Cinema do género fantástico do bloco soviético

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 05:23