Há para mim um facto que é incontornável: a realidade física que nos rodeia, não é como as imagens do blu ray a pinta. Trocar os nossos filmes em dvd por outros com um bocadito mais de qualidade, que no meu entender até é artificial? As VHS penso que toda a gente concorda que era um suporte horrível, investi imenso durante anos para ficar com tudo estragado com o tempo. O dvd foi um salto qualitativo enorme, para mim muito superior ao que se deu até com a mudança entre o vinil e o cd. E a imagem para mim chega bem e até acho que está como referi mais de acordo com a realidade que nos cerca.
Eu sinceramente, cada vez que vejo um filme reforço a minha opinião: um bom leitor com hdmi e upscalling e a imagem é mais do que boa!!! Penso que há plataformas em termos de standard que embora opcionais são válidas para muitas pessoas. Para mim, como para muitos outros, em termos de vídeo é mesmo o dvd. Em termos áudio os cds, (mas ainda ouço os meus vinis e faço gravações deles).
E atenção que também já vi muito blu ray, temos a PS3 e de vez em quando alugamos um. Não acho que mereça a diferença em termos de imagem (acho-a artificial), acho discutível a mudança para o novo suporte relativamente a filmes novos (eu não a farei), mas o que me faz mesmo confusão é ver pessoal (embora repita que não tenho nada a ver com o dinheiro das pessoas, se ganham ou perdem nem com as opções que fazem ou as prioridadades que têm) a desfazer-se de colecções boas para comprar tudo novamente! É precisamente o que os gajos do marketing querem, que toda a gente vá comprando tudo novamente!
Eu também sou um grande apreciador de cinema (penso que somos todos aqui), mas uma coisa é o conteúdo e outra é o suporte! Bolas, a imagem dvd nas melhores condições possíveis não chega???
Esta é uma conversa antiga, mas penso sinceramente que não podemos andar sempre atrás do que o marketing apregoa, mesmo que algumas coisas que apregoa sejam verdade. A minha colecção (já passei os 1300 originais) custou-me muito a fazer e foi feita com dedicação, sou colecionador desde o primeiro dvd disponível em Portugal e sou do tempo em que se comprava um filme em dvd por 5 ou 6 contos! Se calhar o que dispendi, sobretudo nos primeiros anos, faz-me agora arrepios só de pensar em vender tudo por 5 ou 6 euros cada como vejo fazer por aí...
E depois há também uma ligação afectiva, a mesma que tenho com os vinis e os cds, todos têm uma história, me fazem recordar de épocas, situações, pessoas. A colecção tem uma carga afectiva muito grande, é uma parte de mim próprio, do que sou agora.
E quando surgir o novo suporte digital com muito mais resolução ainda? O pessoal que está a desbaratar a colecção dos dvds como se não valesse nada, vai vender os blu rays todos e comprar tudo novamente, por exemplo quando chegar o Quad HD? - O sistema revolucionário que tem qualquer coisa como 3840x2160 pixéis?
Embora os 1080 se devam aguentar uns anos devido por enquanto aos custos, quando o mercado estiver - se o BD conseguir - massificado com BD, as empresas vão lançar o QHD, novos leitores, reeditar os filmes todos novamente!... O pessoal que agora anda maluco com os BD, vai vendê-los e comprar tudo novamente em Quad HD?
Eu não sou nada de andar atrás da última moda e saibam que me costumo manter até minimamente actualizado em relação a tudo o que é tecnologia, que adoro. Apenas penso que tem que haver bom senso nas opções, eu pelo menos tenho outras prioridades, outros objectivos, outras coisas que gostava de fazer. Tenho a minha colecção feita com todos os filmes que foram importantes na minha vida, agora quero investir noutras coisas, o investimento nos dvds será só de acompanhamento em relação a filmes que eu ache que merecem a compra. E digo isto com alívio, foi um investimento brutal durante muitos anos. Para mim chega amigos, era o que me faltava agora ir vender tudo por tuta e meia para voltar a comprar tudo novamente e enriquecer ainda mais as empresas gananciosas. Sobretudo estando tão contente com a imagem que tenho neste momento!