Um western-bacalhau ("Cod Western")Estou a divulgar este filme, não por eu ter gostado dele, mas porque decerto haverão pessoas no fórum interessadas nele, por vários motivos. Não se assustem com a minha reacção inicial, porque após a relatar, irei falar do filme de forma mais objectiva.
Cada um tem os seus gostos e eu estava a utilizar esta chave de pesquisa no motor de busca DuckDuckGo:
"european tv or film based on folk legends". Surgiu-me a seguinte listagem no wikipedia que fui investigar:
https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Films_based_upon_European_myths_and_legends . Daqui o único filme que me despertou algum interesse foi este "When the Raven Flies", lá no wikipedia era explicado que o filme foi a submissão da Islândia ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira, mas que foi rejeitada, de seguida li o primeiro comentário que apareceu no IMDB, onde um sujeito dizia que era um filme de acção (eu já não gosto do género acção), mas que apesar disso continha algumas qualidades não encontradas no cinema de Hollywood.
Decidi então ver o filme (há uma versão VHS no You Tube) na premissa de que não me importo que existam para lá cenas de acção, mas com a esperança de uma boa história que não seja superficial.
Mas neste caso fiquei desiludido e custou-me muito a ver o filme... senti que era apenas mais um outro filme de acção dos anos 80 feito para VHS, típico da produtora Cannon, com uma ou outra mais valia pela produção de um filme de vikings feita pelos escandinavos, mas o argumento podia ser tirado do "trash cinema" italiano estilo "Os Guerreiros do Bronx". Só a meio do filme, quando estava quase a morrer de tédio é que me apercebi que era um remake do "Fistful of Dollares" (eu não sabia disso quando comecei a ver o filme) o que explicava o tal argumento superficial retirado de um western, porque o "Fistful of Dollares" até é um filme que gosto de rever por nostalgia, mas é mais pelo estilo do Clint Eastwood (não sou apreciador de westerns). Já o "Yojimbo" foi um filme que gostei essencialmente pelo ambiente do Japão feudal (e não pela acção).
No entanto acho que quem gosta do género western ou acção poderá estar bastante interessado neste filme, pouco divulgado. Na minha opinião, este não é um mau filme e pelo menos aqui os vikings não aparecem mascarados com capacetes com cornos, que historicamente nunca foram utilizados pelos vikings... mas não acho que este estilo de filme fique bem numa submissão da Islândia aos Óscares.
Algumas curiosidades que li em comentários no You Tube e IMDB, de que não posso confirmar a veracidade, são:
a) A autenticidade dos póneis que supostamente os vikings montavam, e que eu mostrei no meu trailer. Sabiam que quando eu estava a criar o trailer fiquei intrigado com essa cena, sem conseguir identificar o que havia de diferente? Eu notei algo de estranho, mas julguei que o movimento peculiar fosse causado pelas pedrinhas na praia, só depois é que li que eram póneis.
b) No You Tube aparece um comentador que diz ter sido um dos duplos do filme e que conta que os actores barravam gordura de baleia no corpo para aguentarem o frio.
Recapitulando, eu não gostei deste filme apenas porque os dois géneros de acção e western já não me dizem nada. Mas não acho que seja um mau filme e quem aprecia o "Yojimbo" e o "Fistfull of Dollares" poderá ter grande curiosidade em ver isto. A propósito o termo "Cod Western" ("Cod" é bacalhau em inglês) surge mesmo no wikipedia e foi cunhado por alguns críticos de cinema na altura. O realizador prosseguiu a sua carreira com mais filmes deste género, por isso quem sabe se gostarem deste, possam querer ver os outros filmes que ele fez. Eu ainda não decidi se tentarei ver mais algum...