https://en.wikipedia.org/wiki/The_Twilight_Zone
"The Twilight Zone is an American television anthology series created by Rod Serling. It is a series of unrelated stories containing drama, psychological thriller, fantasy, science fiction, suspense, and/or horror, often concluding with a macabre or unexpected twist."
Como exemplo, irei mostrar um clip de um dos meus episódios preferidos. com teor e profundidade filosófica, ainda não repetidos nas mais de cinco décadas de TV e Cinema, que vieram depois. Trata-se do primeiro contacto da Humanidade com seres extra-terrestres, em grande escala planetária sem o flagelo mesquinho de Hollywood (que afectou a TV e Cinema durante mais de 50 anos, até hoje) de considerar os EUA como donos do planeta.
O episódio de 1962 chama-se "To serve man", que é o título de um livro deixado pelo embaixador extra-terrestre na sede das Nações Unidas.
O problema da ambiguidade deste título, é que sugere que se trata de servir/ajudar a humanidade, quando afinal é um livro de culinária acerca de cozinhar refeições, cujo ingrediente principal é a carne da espécie Homo Sapiens Sapiens.
O clip/excerto que preparei é muito bonito, pela escala internacional planetária das Nações Unidas, e muito superior àquela parolice/imbecilidade da sci-fi americana actual, em que os EUA são o único país do planeta Terra, e não existe Portugal, Espanha, França, Rússia. China, etc., pois caso contrário o argumento da parolice e estupidez de Hollywood, não faria sentido (portanto argumentos infantis que apenas funcionam para crianças atrasadas mentais norte-americanas, que desconhecem o resto do planeta).
"To serve man" (1962) - The Twilight Zone from Clips do Zé on Vimeo.
Vamos lá ver uma coisa... Existe boa e má sci-fi americana. Para mim, o trabalho do Rod Serling, a apresentar os episódios da "5ª Dimensão" com o seu cigarro na mão, é algo de genial. Eu gosto muito disto, embora nem todos os episódios da série sejam bons.
Epá! Ao minuto 2:15 do meu clip surge o Rod Serling, a avisar que a Humanidade irá apertar a mão a um Cristóvão Colombo do futuro. Que brutalidade poética! Os conquistadores espanhóis cometeram genocídio em nome da Igreja Católica, e aqui o Rod Serling dá-nos uma bofetada na cara, muito poderosa a nível ético, filosófico e histórico, quando os estra-terrestres fazem o mesmo com o planeta Terra, e assistimos à extinção da espécie humana.