O Cine-Aveiras foi um cinema insólito em Portugal, que nos anos 1980 cobrava 100$00 por um bilhete, quando o povo lisboeta era forçado a pagar 250$00.
Eu sei isso porque vi o "Conan, The Barbarian" por 100$00 no Cine-Aveiras, quando o aluguer em cassete VHS, no clube de vídeo, custava também 250$00 tal como os bilhetes dos cinemas de Lisboa, à excepção do São Jorge que cobrava 350$00 (corrijam-me se me enganar nos preços de Lisboa em 1985/6)
Este cinema faz-me lembrar um bocado o filme "Cinema Paraíso", por motivos diferentes. É um cinema de aldeia português, que para manter preços baixos (muito inferiores até ao aluguer duma cassete no clube de vídeo), recorria a filmes e pósters que estrearam em Portugal (leia-se Lisboa) 1-3 anos antes. Os pósters que eles colocavam semanalmente na vitrine que dava para a rua, estavam gastos e amarelados e até metiam dó e pena a uma simples criança lisboeta como eu, que já os tinha visto antes em Lisboa.
O cinema em si era igual ao São Jorge, mas em ponto pequeno. Tinha as cadeiras de madeira dura na plateia e balcões laterais lá no alto, estilo o Coliseu dos Recreios em Lisboa, que não aparecem em nenhuma das fotos que encontrei.
Havia um sujeito de cabelo comprido, estilo metaleiro dos anos 80, que recebia os bilhetes no átrio/foyer , e que disse que eu era novo demais para ver o Cónan, o Bárbaro aos 9 anos de idade, mas comigo ia um vizinho lá da região de Aveiras que já tinha 16 anos e disse que se responsabilizava! Caso contrário não podia ver a malta a cortar cabeças e o Conan a ter sexo com a bruxa e a Valquíria, e a minha infância teria ficado arruínada por motivos sócio-políticos.
Outros filme que vi no Cine-Aveiras foram estes:
- O Último Tubarão (mais violento e sanguinário do que a série Jaws do Spielberg)
- Filme manhoso de artes marciais com o Bruce Lee, em que já em criança eu topava que estava mal feito.
- Um filme jeitoso de que agora não me lembro
Mas o cinema só passava filmes às 5ªs, 6ªs e Sábados (ou seriam 6ªs, Sábados e Domingos?), sei que o cinema só abria 3 dias de noite ao fim de semana e era um filme diferente em cada dia, diferente do sistema de cinema lisboeta.
Créditos das fotografias e informação adicional:
http://www.geocaching.com/geocache/GC5EG4K_cine-aveiras
https://www.facebook.com/pages/Aveiras-de-Cima-Fotomem%C3%B3ria/278768922258226?fref=photo
No mês passado eu estive à porta do cinema, que julgo ter sido desactivado nos anos 1990, e ainda está lá a fachada com as letras em ferro dos anos 1950 que dizem "Cine-Aveiras". Mas ao contrário da fotografia seguinte que tem uma casinha de apenas um piso térreo do lado direito, está lá um prédio de 3 andares, e em vêz da carroça existe uma placa que diz "Estacionamento proibido por mais de 60 minutos". Tenho pena de não ter um telemóvel com câmera ou algo assim para fotografar o cinema em 2015... (Mas vou tentar pedir emprestado e partilhar aqui)
Aveiras de Cima era uma aldeia que tinha um cinema, e que nos anos 1980 foi elevada a vila. Terra de boa gente e de bom vinho, em que o antigo comandante da GNR me disse pessoalmente que nunca ocorreu nenhum assalto à mão armada ou desarmada, ou nada do género, na memória dele, ou seja nunca ninguém foi assaltado ao andar na rua, durante todo o século XX! É também a aldeia-natal do Francisco de Almeida Grandella, que dá nome à rua principal e é muito conhecido em Lisboa, eu próprio tive de fazer uma visita de estudo (na escola lisboeta) ao bairro Grandella na Estrada de Benfica, onde depois foi a primeira discoteca Jukebox (música vanguarda/punk), e ele foi também o sujeito que criou os armazéns Grandella no Chiado.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Almeida_Grandella
PS: E assim se descobre onde fica a adega do Zé da Adega... Mas na zona de Aveiras toda a gente tem uma adega, e existem mais adegas e lagares do que vinhas...
Aqui está um vídeo com um Zé da Adega fantoche a fazer a reza do vinho "Perdoai as nossas bebedeiras, assim como nós perdoamos a quem não tenha bebibo", em San Jose na Califórnia, porque é giro: