Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer

Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4516

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Empty Laurent Boutonnat & Mylène Farmer

Mensagem por Zé da Adega Dom Abr 26 2015, 13:36

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Giorgino_pic_tournage19
    Laurent Boutonnat

https://en.wikipedia.org/wiki/Laurent_Boutonnat

O Laurent Boutonnat é um realizador de cinema e de tele-discos que trabalhou em parceria com a actriz e cantora Mylène Farmer:

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Myl%C3%A8ne_Farmer_NRJ_Music_Awards_2012
    Mylène Farmer

https://en.wikipedia.org/wiki/Myl%C3%A8ne_Farmer

O meu primeiro contacto com este duo foi quando descobri o excelente filme de três horas de duração Giorgino (1994), que é um filme de mistério com ambiente gótico, para mim o melhor dentro do seu género. Mas agora venho falar dos telediscos, e começo pelo "Libertine" de 1986, com nudez frontal total, incluindo a própria cantora e actriz Mylène Farmer. Os telediscos deste duo são curtas-metragens de cinema de qualidade cinematográfica luxuosa e fenomenal, que contém um mini-filme:

O primeiro filme do realizador ("Ballade de la Féconductrice") foi um filme de exploitation classificado para M/18 submetido ao Festival de Cannes. Mas o realizador Laurent Boutonnat tinha apenas 17 anos de idade e foi proibido ele assistir ao seu próprio filme, que ele fez. Laurent Boutonnat & Mylène Farmer 383795

Eu tenho enorme respeito e admiração por este duo, e darei seguimento a este tópico, até porque já tenho material preparado sobre o filme Giorgino e outro teledisco interessante.

Entretanto se a malta da minha idade (que via a RTP nos anos 80) quiser explicar ao pessoal mais jovem do fórum, porque é que estes telediscos franceses eram proibidos em Portugal, força! thumbsup
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Empty Re: Laurent Boutonnat & Mylène Farmer

Mensagem por Zé da Adega Dom Abr 26 2015, 14:42

Fazendo um intervalo entre os telediscos, queria mostrar um clip do filme Giorgino de 1994, feito por mim. É um filme francês com idioma original em inglês, numa tentativa vã por parte do realizador Laurent Boutonnat, em tornar a sua obra-prima de cinema facilmente acessível ao mundo todo. Mas ele não pôde competir contra os esquemas de marketing dos gigantes de Hollywood.

Nesta cena a personagem principal, interpretada pela Mylène Farmer, perde a virgindade. Destaque para a lindíssima fotografia, que parece saída de um clássico da literatura gótica do séc. XVIII e XIX

Se o Laurent Boutonnat foi capaz de fazer o teledisco de 1986 que mostrei na mensagem anterior, este Giorgino é o seu pleno potencial num filme de mistério com 3 horas de duração.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Giorgino

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Giorgino-movie-poster-1994-1010540307_zps58980bfb

Nunca escrevi nenhuma crítica acerca deste filme e nem sei se o género mistério encaixa aqui no fórum xploited, mas poderei vir a escrever uma crítica na secção do "filme que andas a ver", onde todos os géneros são permitidos.

De qualquer modo vários telediscos deste duo, contêm elementos de exploitation, e o Laurent Boutonnat tinha "tomates" para quebrar tabús, e ao fazê-lo com talento e qualidade cria precedentes e deita abaixo barreiras.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Mensagem por Zé da Adega Dom Abr 26 2015, 15:00

O Désenchantée de 1991 arranca a matar com o que parece ser um campo de concentração/extermínio nazi:

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Vlcsnap-2015-01-31-03h50m39s229_zpskyxjnaub

Mas afinal é uma workhouse da Grã-Bretanha, onde historicamente o governo britânico fomentava a escravatura infantil no século XIX (Revolução Industrial / Era Vitoriana):

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Vlcsnap-2015-01-31-03h52m22s254_zps3xahq1w4

O realizador francês Laurent Boutonnat não é pau-mandado de nenhum estúdio ou governo e "tem os tomates no sítio", e está-se cagando para a opressão do "politicamente correcto", e aqui temos um menino escravo a fumar um cigarro de enrolar, historicamente correcto nas épocas em que os governos sancionavam a escravatura laboral infantil:

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Vlcsnap-2015-01-31-03h51m22s160_zpsdqlwzvp1

Entre a centena de crianças e jovens da Bulgária, que participam neste teledisco, aparece o desgraçado deste actor (ou personagem) sem mãos a comer. Não sei se é efeito especial ou se o actor não tem mesmo as mãos, mas a cena incomoda bastante:

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Vlcsnap-2015-01-31-03h53m37s212_zpsttm0j9og

No final encenam a famosa pintura da tomada da Bastilha, ícone da Revolução Francesa:

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Vlcsnap-2015-01-31-03h56m33s185_zpss0thg6wr

Versão HD do teledisco no Daily Motion: https://www.dailymotion.com/video/xum04d_mylene-farmer-desenchantee-clip-officiel-hd-720p_music

Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9senchant%C3%A9e

Ao rever este teledisco, reparei que o mesmo menino que aparece a fumar no screenshot que tirei, surge mais tarde com uma metralhadora na mão a matar os guardas.

Não tinha notado isso na altura em que tirei as imagens.

Este teledisco não contém nudez como o "Libertine" de 1986, mas tem elementos sérios que são tabú no cinema norte-americano e já sem falar das infantilidades dos telediscos da MTV, que hohe em dia até já têm nudez, mas se calhar é impensável a maturidade e seriedade deste Désenchantée de 1991.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Mensagem por Zé da Adega Dom Abr 26 2015, 15:53

Laurent Boutonnat & Mylène Farmer Tristana_%28remix%29

Não sei se repararam mas estes "tele-discos" são simultaneamente curtas-metragens com entradas no IMDB e Wikipédia.

https://en.wikipedia.org/wiki/Tristana_%28song%29

O Tristana de 1987 é o meu tele-disco favorito de entre apenas estes três que vi até agora. Existem mais tele-discos no canal oficial da Mylène Farmer, que eu ainda não vi porque prefiro saboreá-los um de cada vez e "não comer os bombons todos de uma vez".

O que se passa aqui é que desta vez gosto mesmo da melodia da música, ao contrário das outras duas que não achei desagradáveis, mas também não me disseram nada.

Embora este terceiro videoclip deste duo não possua nada pertinente para os temas do fórum Xploited (só se for a branca de neve e os sete anões, hehe laughing ), podemos admirar a coragem do Laurent Boutonnat, em plena guerra fria no ano de 1987, fazer um teledisco em que mistura a Revolução Russa de 1917 com o conto da Branca de Neve, com idioma russo e legendas fracesas, onde ele intercalou filmagens do Lenine a discursar.

O homem realmente tinha "grandes tomates", pois publicar este teledisco num país da NATO em 1987 é aquele tal conceito do "politicamente incorrecto". Mas França não é Portugal, onde em 1987 a RTP impunha bloqueio político ao cinema de leste...

A curta-metragem é genial! Os sete anões são mesmo anões, a rainha má é a última czarina da Rússia e até aparece um "santo-pontífice" da igreja cristã ortodoxa... rotfl

Termino aqui a minha série de posts deste duo, porque ainda não vi mais nada. Mas tentarei responder a algum comentário que alguém faça.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado