Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.

2 participantes

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold

Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4516

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold Empty Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold

Mensagem por Zé da Adega Qui Jan 01 2015, 23:01

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold Pierrepoint

https://en.wikipedia.org/wiki/Pierrepoint_%28film%29
    http://www.imdb.com/title/tt0462477/

Sinopse:

Filme biográfico acerca do carrasco Albert Pierrepoint, um empregado de mercearia em Bradford, que era também carrasco oficial ao serviço de Sua Majestade e foi chamado para enforcar centenas de criminosos nazis nos julgamentos de Nuremberga.

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold Albert-Pierrepoint
    Albert Pierrepoint (1905-1992)

Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Albert_Pierrepoint

Carreguei um excerto de 5 minutos no You Tube, em que seleccionei a opção de interdito a menores de 18 anos, que penso que não é activada em vídeos incorporados em sites externos como aqui. Assim terei de deixar o aviso de que o video contém cenas perturbadoras, que além do enforcamento inlcuem o carrasco a despir o cadáver, ainda com a corda ao pescoço.

Opinião:

Um excelente filme dramático, acerca de um tema muito forte e controverso, que é a pena da morte.

É um estilo de filme, que pela sua qualidade e originalidade poderia ganhar algum prémio em Cannes e outros festivais, mas não nos Óscares que aposta mais em cinema ultra-comercial para as massas. Estive a verificar e este filme até ganhou dois prémios, num pequeno festival de que nunca ouvi falar chamado "Dinard British Film Festival", e participou em vários outros festivais de cinema, mas nos Estados Unidos levou com uma "limited release" em pequenos cinemas que resistem ao mainstream comercial, e até alteraram o título do filme para algo que não está historicamente incorrecto.

Pelo IMDB, observo que o filme foi distribuído em pouquíssimos países, e presumo que, fora do Reino Unido, seja obscuro e desconhecido na maior parte do mundo.

Sendo assim, fica a minha sugestão e recomendação.

Pelo que li o filme toma várias liberdades históricas e condensa pessoas ou acontecimentos num(a) único(a), mas no geral é um filme biográfico e histórico.

Do ponto de vista cinematográfico adorei (completamente) o Pierrepoint, por exemplo se prestarem atenção ao excerto que criei, está lá aquela cinematografia do estilo "cinema soviético", em que o cameraman anda a pé pelas salas a acompanhar os actores, com ângulos interessantes. Eu sou grande apreciador deste estilo de filmagem.

Não é nada fácil fazer um bom filme acerca de um tema forte como este, mas o Pierrepoint consegue-o.

A minha classificação: 86%
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie

Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4516

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold Empty Re: Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold

Mensagem por Zé da Adega Qui Jan 01 2015, 23:47

Escrevi primeiro no xploited este texto (que não é crítica e é apenas uma apresentação/sugestão do filme), que irei mais tarde postar também noutro fórum mais generalista.

A minha ideia era partilhar por aqui as minhas "críticas" (ou sugestões) dentro da temática do fórum xploited.

No exemplo deste filme, queria perguntar se ele se enquadra bem no tema do fórum, ou se está a fugir a ele... O que acham?

Reparem que o filme é acerca de um assunto macabro, e se tivesse sido feito com má qualidade nos anos 70 (pelos italianos, esses malandros), seria logo chamado de exploitation. O excerto que criei mostra cenas explícitas e o filme pode ser considerado de cinema alternativo.

Eu por acaso também gosto de um ou outro filme manhoso de exploitation, mas prefiro cinema com mais qualidade, que não seja o cinema comercial de Hollywood, nem filmes intelectuais acerca de nada, em que nada acontece. E claro os temas de que gosto (além de filmes históricos e sci-fi) são assuntos macabros, insólitos, fantásticos, etc.
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador

Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19278

Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold Empty Re: Pierrepoint (2005) - Adrian Shergold

Mensagem por pmcordeiro Seg Jan 05 2015, 12:42

Zé da Adega escreveu:

A minha ideia era partilhar por aqui as minhas "críticas" (ou sugestões) dentro da temática do fórum xploited.

No exemplo deste filme, queria perguntar se ele se enquadra bem no tema do fórum, ou se está a fugir a ele... O que acham?

Enquadra-se perfeitamente na temática do fórum, não te preocupes. Wink

Fiquei curioso com o filme. Very Happy

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex Nov 15 2024, 06:39