Tentem escrever qualquer coisa a explicar o porquê.
Zé Do Caixão
De seu nome Jozefel Zanatas, apareceu pela primeira vez em 1963 em À Meia Noite Levarei Sua Alma. Nesse, e em mais uns quantos, era um simples coveiro que apenas queria ter um filho e não olhava a meios para atigir os fins, matando, se necessário, com elevados requintes de sadismo. Em filmes posteriores, tornar-se-ia num monstro que povoava os sonhos chegando a ter poderes sobrenaturais. Conhecido tambem por pregar a sua filosofia sobre o Homem Superior e a necessidade da continuação da linhagem de sangue, sempre com grande requinte.
Los Muertos Ciegos
Apareceram num total de 4 filmes, sendo o primeiro o La Noche Del Terror Ciego, de 1971. Segundo o seu criador, Amando De Ossorio, não eram zombies nem vampiros, apenas espectros que se moviam num espaço/tempo diferente do nosso, daí o seu movimento em camara lentas. Vagamente baseado na historia dos Cavaleiros Templarios reais, nos filmes são esses mesmos cavaleiros que foram condenados pela população e a quem foram queimados ou tirados os olhos, e ciclicamente eles voltam para se vingar.
Lobisomem Waldemar Daninsky
Tendo a sua estreia em La Marca Del Hombre Lobo (1968), acabaria por aparecer em mais de uma duzia de filmes, sem, no entanto, haver uma continuação ou coerencia entre os mesmos. Tanto podia aparecer em filmes actuais na Europa, no Tibete ou no Japão feudal, cada filme é uma história em si só. Sem ser uma criação original, esta personagem caracterizava-se, simultaneamente, por ser um homem melancolico e atormentado com o seu destino, e tambem pelas enérgicas cenas de acção. Paul Naschy aproveitava o seu porte atlético para imprimir grande dinamica às cenas em que o lobisomem atacava, exemplo disso são as batalhas com o Yeti em La Maldicion de La Bestia.