Lembram-se de termos falado na custom box deste filme, olhem só isto elaborado por um espanhol (sete54 do mundoDVD):
Esta linda
Mas o meu espírito critico leva-me a falar na cor da caixa em si, parece pintada, ficaria mais parecida se tivessem escolhido um tipo de madeira com uma cor semelhante à do filme. A côr do botão também não é bem igual.
Depois de ver e rever este filme, posso dizer que está muito bem cotado na minha lista de filme preferidos, e por esse facto deixo um pequeno comentário:
Oito anos volvidos do grande sucesso "Donnie Darko", Richard Kelly volta ao género Mystery/Sci-Fi, com o filme "The Box" ou Presente de Morte, título nacional. (Aqui posso já fazer a primeira crítica ao nosso mercado, o título do filme podia muito bem ter sido traduzido à letra.)
The Box (baseado na obra "Button, Button" de Richard Matheson) conta-nos a história de um jovem casal (Diaz e Marsden) que durante a madrugada recebem uma misteriosa embalagem que contém uma caixa, e um bilhete dizendo que o Sr. Arlington Steward (Frank Langella que faz um papel arrepiante e irrepreensível) os virá visitar às 17h.
Steward faz então uma proposta ao jovem casal - Se apertarem o botão da caixa acontecem 2 coisas: alguém que eles não conhecem irá morrer e eles receberão 1 milhão de dólares em dinheiro. Caso recusem a caixa será reprogramada e a oferta feita a outra pessoa. Têm 24h para decidir.
Segundo descobri, a série "Twilight Zone" já se tinha aventurado neste tema, o episódio pode ser visto aqui:
Dito desta forma e à primeira vista, estamos perante uma história de carácter simples, e na verdade assim são os primeiros 30 minutos da película. Mas a partir daí a história adensa-se, somos confrontados com questões que o filme não responde, mensagens subliminares que queremos descortinar.. mas afinal quem é Arlington Steward? Porque é que parece controlar e ter vários colaboradores e informantes? E porque é que estes sangram do nariz? Terá ele capacidades especiais por ter sido atingido por um raio?
Mas qual é o verdadeira objectivo do teste? Será que existe um 2º teste depois do 1º da caixa? Que significado tem os portais de água que aparecem no filme e será que existe relação nos testados e que o livre arbítrio de uns condicionam os outros?
Acabo por aqui a minha crítica, se continuasse arriscaria-me a grandes spoilers. Muito mais havia por dizer e por especular.
Aceitam-se opiniões e para quem ainda não viu - não percam este filme!