Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Empty The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček

    Mensagem por Zé da Adega Dom Jul 12 2015, 22:19

    Observações (2015): Este é daqueles filmes que ficam à consideração da equipa do Xploited Fórum, se devem ou não mover para o meu cantinho do off-topic.

    É mais um dos meus antigos textos de 2013 (ano em que escrevia muito acerca de cinema). Tirei agora mesmo este novo screenshot, para verem a estranheza do visual de uma adolescente dos anos 70 do lado de lá da cortina de ferro, isto é bizarro e ao mesmo tempo fascinante:

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2015-07-12-20h25m58s361_zpsmchcfpfw

    Realmente nunca vi nenhuma mulher com essa pinta da imagem acima no cinema norte-americano ou portuga. Como eu gosto de coisas estranhas quis partilhar essa imagem. Surprised  geek

    Mais à frente irão ver um clip do filme com um Fiat 500, que acho que a malta gostará de ver...

    Bem, mas isto não deve ser confundido com a típica macacada norte-americana infantil, de filmes de comédia com bruxas. Este filme não foi feito pela Disney ou outro estúdio ocidental, mas sim por um país inimigo da NATO (na altura), com outros métodos de cinema. Quando vi o filme pela 1ª vez em 2013, fiquei de tal forma impressionado, que escrevi o comentário que se segue...

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček C%C3%B4_g%C3%A1i_tr%C3%AAn_c%C3%A2y_ch%E1%BB%95i


    Título original (checo): Dívka na koštěti
    Título inglês: The Girl on the Broomstick
    País(es) de origem: Checoslováquia
    Data de lançamento: 8 de Setembro de 1972 (Checoslováquia)
    Realizador: Václav Vorlíček
    Género(s): Comédia, Fantasia
    Duração: 80 min

    IMDB / Wikipedia (checo)

    Trailer:




    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h02m42s213_zpsd4241e25


    Sinopse:

    "Dívka na koštěti é um filme de fantasia e comédia que conta a história de uma bruxa adolescente, Saxana (interpretada por Petra Černocká), castigada por 300 anos, foge para o mundo dos humanos."


    Excerto criado por mim, legendado em inglês. Inclui a cena icónica do automóvel Fiat 500 e a bruxinha gótica Saxana a voar de vassoura:




    Prémios:

    - 1º Prémio "Medalla Sitges en Plata de Ley", na categoria de efeitos especiais, no Festival Internacional de Cinema na Catalunha em Espanha (1973).

    - Prémio do público do Festival de Cinema Jovem de Trutnov (Checslováquia, 1972).


    Opinião:

    Uma bruxinha adolescente da Europa de Leste... O que irá sair daqui?  The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček 547939  The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček 181445  I love you

    *Faz falta no Xploited Fórum um smiley de uma bruxa... Crying or Very sad

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h37m38s178_zps7ccb601d

    Não sou lá grande apreciador do género comédia, mas adorei o sentido de humor deste filme. É extremamente difícil um filme fazer-me rir, mas este conseguiu literalmente vezes sem conta.

    O conceito de humor é imprevisível e varia de pessoa para pessoa, mas eu adorei a abordagem deste filme.

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h18m48s111_zpsd4f0fde9

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h18m06s192_zps77cb94b3

    Nota-se o grande esforço, cuidado, planeamento, atenção, amor pelo cinema, etc. investido neste filme. O realizador checo Václav Vorlíček é considerado por muitos um génio e um mestre do cinema, e desde que o descobri recentemente, juntei-me a esses "muitos" que o consideram como tal. Não posso ver os filmes todos dele, porque muitos nunca foram sequer legendados para inglês, mas do que vi adorei. Um exemplo é obra-prima Três Nozes para Cinderella, o supra-sumo do cinema de contos de fadas a nível mundial (talvez venha a falar desse filme no meu cantinho do off-topic).

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h14m49s42_zps1ee86aed

    Esta "Rapariga numa Vassoura" não será nenhuma obra-prima, é apenas um simples filme de comédia, que não se leva a sério a ele próprio, mas muito eficaz e intemporal, feito com gosto e talento.

    O 1º prémio de efeitos especiais, ganho em Espanha, não se refere à cena ultrapassada, da bruxa a voar de vassoura contra um ecrã azul, mas sim a alguns truques artísticos do tipo artes do ilusionismo, como a cena em que a Saxana estica o braço para apanhar uma cábula na sala de aulas da imagem acima, ou o efeito óptico da imagem seguinte.

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h10m51s222_zpsd509d9d3

    Mas muitos dos efeitos especiais são fracos e rudimentares e estão lá apenas para ilustrar a história. O mais importante é a qualidade dos actores, que dão uma performance muito impressionante e credível, em particular a Petra Černocká, que faz uma bruxa docemente estranha e esquisita.

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h09m55s177_zpsc6014c47

    A minha classificação: 8/10 (pela originalidade, atitude e competência dos actores e equipa técnica)

    The Girl on the Broomstick / Dívka na koštěti (1972) - Václav Vorlíček Vlcsnap-2013-11-25-19h03m36s249_zps254dd0c0

      Data/hora atual: Seg maio 06 2024, 12:50