Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Empty Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák

    Mensagem por Zé da Adega Dom Jul 12 2015, 21:01

    Observações: Este excelente filme é do mesmo realizador (genial) Jindřich Polák, do espectacular e pioneiro filme Ikarie XB-1, que já apresentei aqui no Xploited Fórum:

    http://xploitedforum.vampire-legend.net/t2480-ikarie-xb-1-1963-jindrich-polak?highlight=J+++Pol%C3%A1k

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Ikarie_DVD

    Este estilo de cinema de ficção científica checoslovaco é muito original e diferente da ficção científica comercial (do cinema americano e afins). O seu mérito é possuir a liberdade de enredo de um livro, e não estar à mercê da fórmula de cinema previsível "hollywoodesca".

    Escrevi o texto que se segue em 2013, mas chamo a atenção para o segundo vídeo dramático que mostra o Hitler a chorar a ver filmagens do futuro com a Alemanha destruída e o Goering no julgamento de Nuremberga (imagens reais que incluem o cadáver dele). (Aqui está a diferença entre sci-fi de leste e sci-fi americana).Basketball Isto acaba por ser um filme adulto para adultos, apesar do factor comédia.

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá*

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Z%C3%ADtra_vstanu_a_opa%C5%99%C3%ADm_se_%C4%8Dajem

    Título original: Zítra vstanu a opařím se čajem
    *Título português informal: Amanhã irei acordar e queimar-me com chá
    Título inglês informal: Tomorrow I'll Wake Up and Scald Myself with Tea
    Data de lançamento: 8 de Janeiro de 1977 (Checoslováquia)
    Realizador: Jindřich Polák
    Género(s): Ficção Científica/Comédia
    Duração: 90 min
    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0213322/
    Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Tomorrow_I%27ll_Wake_Up_and_Scald_Myself_with_Tea

    Trailer (amador):



    Sinopse:

    Enredo complexo de viagens do tempo, que envolve o irmão gémeo do piloto de uma cápsula espacial (máquina do tempo) que sufocou num croissant, antes de levar a cabo os planos de mudar o curso da 2ª guerra mundial.

    Opinião:

    Excelente filme de viagens no tempo, com um enredo muito rico e bons meios de execução na recriação da alemanha nazi, cápsula espacial e cosmódromo. Este filme checoslovaco de 1977 pertence ao cinema do Bloco de Leste, que não joga com as mesmas regras do cinema ocidental, por isso embora seja um filme do género comédia, com um argumento "absurdo", tem qualidade a vários níveis. O filme é demasiado original, e o enredo complicado, explicar os motivos porque gostei tanto dele seria difícil da minha parte...

    Mas não posso deixar de mostrar o seguinte excerto, que é a melhor parte do filme, e exactamente o conceito que sempre sonhei em ver num filme de viagens no tempo:


    Hitler vê imagens do futuro com a Alemanha destruída, incluindo o Reichsmarschall Hermann Göring, que momentos antes tinha saído da sala, mas nos videos autênticos do futuro, é visto assustado (condenado à morte) no tribunal de Nuremberga, e o próprio cadáver dele após o suicídio.

    Recomendo fortemente este filme a amantes do tema de viagens no tempo.

    Já agora, a premissa da tecnologia da máquina do tempo, é uma cápsula espacial, que orbita a Terra, de modo a não ser detectada pelos humanos do passado. Existem medidas de segurança para impedir que a cápsula aterre no passado. Pelo que percebi era suposto os turistas observarem os acontecimentos passados a partir do espaço, com telescópios.

    Curiosidade:

    Os leitores certamente já conhecem os videos paródia ao Hitler do You Tube, aqueles em que trocam as legendas.

    Pois bem, este não devem conhecer, pois eu descobri-o acidentalmente na altura em que procurava um trailer para a minha crítica deste tópico, e mesmo agora que o queria partilhar, demorei uma hora a encontrá-lo.

    A paródia é que misturam cenas do filme checoslovaco abrangido por este tópico "Amanhã irei acordar e queimar-me com chá", com as cenas habituais do filme alemão. Altamente recomendado, e muito difícil de encontrar, pois tal como referi, estava à procura de trailers, usando idioma da checoslováquia, quando tropecei nele.



    Se gostaram comentem! As legendas estão em inglês. Very Happy
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19085
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Empty Re: Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák

    Mensagem por pmcordeiro Seg Jul 20 2015, 17:48

    Zé da Adega escreveu:


    Hitler vê imagens do futuro com a Alemanha destruída, incluindo o Reichsmarschall Hermann Göring, que momentos antes tinha saído da sala, mas nos videos autênticos do futuro, é visto assustado (condenado à morte) no tribunal de Nuremberga, e o próprio cadáver dele após o suicídio.

    Epá, muito porreiro. laughing thumbsup
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Empty Re: Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák

    Mensagem por Zé da Adega Ter Jul 21 2015, 21:48

    Obrigado, pmcordeiro.

    Acho fascinante ver temas sérios e fortes, e que até envolvem um chefe de estado, num simples filme de comédia sci-fi de viagens no tempo.

    Acho que o cinema checoslovaco era dos melhores, no género do fantástico (melhor que o cinema russo) e este filme vê-se bem nos tempos de hoje. As viagens no tempo sempre foram o meu género preferido de sci-fi, mesmo antes de eu aprender a ler e a entender legendas na escola primária, e nessa perspectiva aconselho este filme. thumbsup

    Conteúdo patrocinado


    Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák Empty Re: Amanhã irei acordar e queimar-me com chá* (1977) - Jindřich Polák

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 06 2024, 20:09