Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    The Elephant Man (1980) - David Lynch

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4324
    Data de inscrição : 26/12/2014

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Empty The Elephant Man (1980) - David Lynch

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Jun 27 2015, 19:30

    The Elephant Man (1980) - David Lynch 170px-ElephantMan2
    Fotografia autêntica do verdadeiro homem-elefante.

    Introdução (para o fórum Xploited): Não tenho a certeza se esta crítica fica bem nesta secção, mas presumo que os moderadores/administradores do Xploited possam mover, com um simples comando, esta mensagem para o meu cantinho do off-topic, se for caso disso. Eu optei por partilhar esta crítica muito velhinha, que foi das primeiras que eu escrevi, devido ao assunto bizarro e estranho do filme, e pelo mérito de ser uma histórica verídica muito bem adaptada para o cinema. Há muito filme de monstro norte-americano classificado de terror, que acaba por ser uma infantilidade tosca e mal feita. Este Homem Elefante não é do género terror, mas eu vi cenas deste filme aos 5 anos de idade que me meteram medo... Crying or Very sad

    The Elephant Man (1980) - David Lynch TheElephantManposter

    O Homem Elefante
    Drama/Histórico/Biografia (124 min)

    Data de Estreia: 3 de Outubro de 1980
    Realização: David Lynch
    Argumento: Christopher De Vore, Eric Bergren, David Lynch, Frederick Treves e Ashley Montagu.
    Actores Principais: Anthony Hopkins e John Hurt.

    Resumo:
    Baseado num caso verídico, ocorrido na Londres vitoriana, um cirurgião acolhe um homem deformado, que tinha sido tratado como um animal e exibido como um monstro de circo.

    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0080678/

    Trailer (Um dos melhores trailers oficiais que já vi, altamente recomendado):



    Poucos filmes conseguem supreender-me desta forma, na minha opinião trata-se de uma obra prima do cinema, que julgo ser de visualização obrigatória para todos os que gostem de bom cinema, e por isso recomendo-o fortemente. E desta vez tenho muito para dizer.

    Gosto de tirar os meus próprios screenshots, pois julgo que uma imagem vale mil palavras:  study

    Imagens:

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h08m15s81

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h08m59s7

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h05m39s70

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h06m07s70

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h03m16s132

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h07m00s61

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h02m08s45

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h07m46s217

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Vlcsnap-2012-10-16-12h02m34s241

    Depois de ver o filme, consultei o wikipédia, e concluí que o filme respeita a verdade dos factos que relata, por isso a palavra-chave deste filme é biografia não-ficcional, tanto na história como na excelente caracterização do Joseph Merrick.

    Este caso foi extensamente documentado na Inglaterra, e encontrei esta foto no wikipédia tirada em 1888:

    The Elephant Man (1980) - David Lynch 170px-ElephantMan2
    Curiosamente, existe um bom artigo, escrito na língua portuguesa no wikipédia, acerca deste assunto:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Joseph_Merrick

    Estamos perante um caso, em que a realidade é mais dramática que o cinema, no entanto o filme retrata a história de forma excelente.

    O Joseph Merrick está totalmente traumatizado, quando é acolhido no hospital, e os médicos julgam que ele é atrasado mental, aos poucos percebem que ele é uma pessoa inteligente, de grande sensibilidade, e com bom coração. Quando isto é notíciado na imprensa, uma senhora da alta sociedade, fica sensibilizada e vai visitá-lo. Pela primeira vez o homem elefante é tratado como ser humano...

    Este filme provoca forte impacto emocional a par com histórias como "A Vida é Bela", a história em si tem semelhanças com o "O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber" ou a série dos anos 80 "A Bela e o Monstro".

    Depois de verem o filme, sugiro a leitura da versão inglesa do artigo do wikipédia, que inclui fotografias recentes, tiradas em 2008, dos pertences de Joseph Merrick, que se encontram no museu do Royal London Hospital, poderão ver lá o capuz e boné que ele usava e a miniatura da catedral que ele construiu em cartão.

    Até hoje a doença dele permanece um mistério, mesmo após a BBC ter encomendado uma investigação médica em 2002, localizado uma familiar dele, e ter feito análise a ambos os ADN's.
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19086
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    The Elephant Man (1980) - David Lynch Empty Re: The Elephant Man (1980) - David Lynch

    Mensagem por pmcordeiro Seg Jun 29 2015, 09:33

    I am not an animal! I am a human being!
    Wink


    Um grande filme e bastante comovente também. Uma excelente interpretação do John Hurt como Homem Elefante e também uma excelente interpretação do Anthony Hopkins.

    Gostei bastante do facto de ser filmado a preto e branco, dá uma atmosfera bastante negra ao filme e torna-o muito mais realista. Very Happy

      Data/hora atual: Ter maio 07 2024, 02:28