Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Cine-Aveiras

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4323
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Cine-Aveiras Empty Cine-Aveiras

    Mensagem por Zé da Adega Dom Jun 14 2015, 08:09

    Cine-Aveiras 15486965145_3d3e9f7ebf_zpsb1mpoohe

    O Cine-Aveiras foi um cinema insólito em Portugal, que nos anos 1980 cobrava 100$00 por um bilhete, quando o povo lisboeta era forçado a pagar 250$00.

    Eu sei isso porque vi o "Conan, The Barbarian" por 100$00 no Cine-Aveiras, quando o aluguer em cassete VHS, no clube de vídeo, custava também 250$00 tal como os bilhetes dos cinemas de Lisboa, à excepção do São Jorge que cobrava 350$00 (corrijam-me se me enganar nos preços de Lisboa em 1985/6)

    Cine-Aveiras 15300394787_8cd7b48f9b_zpsfi0o0hpn

    Este cinema faz-me lembrar um bocado o filme "Cinema Paraíso", por motivos diferentes. É um cinema de aldeia português, que para manter preços baixos (muito inferiores até ao aluguer duma cassete no clube de vídeo), recorria a filmes e pósters que estrearam em Portugal (leia-se Lisboa) 1-3 anos antes. Os pósters que eles colocavam semanalmente na vitrine que dava para a rua, estavam gastos e amarelados e até metiam dó e pena a uma simples criança lisboeta como eu, que já os tinha visto antes em Lisboa.

    Cine-Aveiras 261299_278794595588992_1433918396_n_zpsehutwbwm

    O cinema em si era igual ao São Jorge, mas em ponto pequeno. Tinha as cadeiras de madeira dura na plateia e balcões laterais lá no alto, estilo o Coliseu dos Recreios em Lisboa, que não aparecem em nenhuma das fotos que encontrei.

    Havia um sujeito de cabelo comprido, estilo metaleiro dos anos 80, Cine-Aveiras 65542  que recebia os bilhetes no átrio/foyer , e que disse que eu era novo demais para ver o Cónan, o Bárbaro aos 9 anos de idade, mas comigo ia um vizinho lá da região de Aveiras que já tinha 16 anos e disse que se responsabilizava! laughing  thumbsup  cheers  Caso contrário não podia ver a malta a cortar cabeças e o Conan a ter sexo com a bruxa e a Valquíria, e a minha infância teria ficado arruínada por motivos sócio-políticos. Evil or Very Mad

    Cine-Aveiras 524931_278794462255672_1328669578_n_zpsuiury8gv

    Outros filme que vi no Cine-Aveiras foram estes:

    - O Último Tubarão (mais violento e sanguinário do que a série Jaws do Spielberg)
    - Filme manhoso de artes marciais com o Bruce Lee, em que já em criança eu topava que estava mal feito.
    - Um filme jeitoso de que agora não me lembro

    Mas o cinema só passava filmes às 5ªs, 6ªs e Sábados (ou seriam 6ªs, Sábados e Domingos?), sei que o cinema só abria 3 dias de noite ao fim de semana e era um filme diferente em cada dia, diferente do sistema de cinema lisboeta.

    Cine-Aveiras 207479_278794428922342_667733685_n_zpsnbgp6e4g

    Créditos das fotografias e informação adicional:

    http://www.geocaching.com/geocache/GC5EG4K_cine-aveiras
    https://www.facebook.com/pages/Aveiras-de-Cima-Fotomem%C3%B3ria/278768922258226?fref=photo

    No mês passado eu estive à porta do cinema, que julgo ter sido desactivado nos anos 1990, e ainda está lá a fachada com as letras em ferro dos anos 1950 que dizem "Cine-Aveiras". Mas ao contrário da fotografia seguinte que tem uma casinha de apenas um piso térreo do lado direito, está lá um prédio de 3 andares, e em vêz da carroça existe uma placa que diz "Estacionamento proibido por mais de 60 minutos". Tenho pena de não ter um telemóvel com câmera ou algo assim para fotografar o cinema em 2015... Crying or Very sad   (Mas vou tentar pedir emprestado e partilhar aqui)

    Cine-Aveiras 15486965145_3d3e9f7ebf_zpsb1mpoohe

    Aveiras de Cima era uma aldeia que tinha um cinema, e que nos anos 1980 foi elevada a vila. Terra de boa gente e de bom vinho, em que o antigo comandante da GNR me disse pessoalmente que nunca ocorreu nenhum assalto à mão armada ou desarmada, ou nada do género, na memória dele, ou seja nunca ninguém foi assaltado ao andar na rua, durante todo o século XX! É também a aldeia-natal do Francisco de Almeida Grandella, que dá nome à rua principal e é muito conhecido em Lisboa, eu próprio tive de fazer uma visita de estudo (na escola lisboeta) ao bairro Grandella na Estrada de Benfica, onde depois foi a primeira discoteca Jukebox (música vanguarda/punk), e ele foi também o sujeito que criou os armazéns Grandella no Chiado.

    Cine-Aveiras 500px-BairroGrandela

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Almeida_Grandella

    PS: E assim se descobre onde fica a adega do Zé da Adega... Cine-Aveiras 39920 Mas na zona de Aveiras toda a gente tem uma adega, e existem mais adegas e lagares do que vinhas... Embarassed

    Aqui está um vídeo com um Zé da Adega fantoche a fazer a reza do vinho "Perdoai as nossas bebedeiras, assim como nós perdoamos a quem não tenha bebibo", em San Jose na Califórnia, porque é giro: lol!


      Data/hora atual: Seg maio 06 2024, 12:10