Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Five (1951) - Arch Oboler

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4336
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Five (1951) - Arch Oboler Empty Five (1951) - Arch Oboler

    Mensagem por Zé da Adega Sáb maio 30 2015, 23:09

    Cinco Sobreviventes

    Five (1951) - Arch Oboler Five_Poster

    https://en.wikipedia.org/wiki/Five_%281951_film%29
    http://www.imdb.com/title/tt0043539/

    Sinopse e curiosidades do wikipédia

    Five is an independently made 1951 American black-and-white post-apocalyptic science fiction film produced, directed, and written by Arch Oboler, that stars William Phipps, Susan Douglas Rubes, James Anderson, Charles Lampkin and Earl Lee. The film was distributed by Columbia Pictures. The title refers to the number of survivors of an atomic bomb disaster that appears to have wiped out the rest of the human race while leaving all infrastructure intact.

    ...

    Oboler shot this very low budget feature for $75,000, using as his crew a small group of recent graduates from the University of Southern California film school and starring five (then) unknown actors. Upon its completion, Oboler sold the film to Columbia Pictures for a tidy profit.

    ...

    In a recent review, film critic Sean Axmaker lauded the film, writing, "For all of his budgetary limitations, it's a strikingly atmospheric and handsome film, and Oboler creates an eerie sense of isolation with simple techniques."

    in https://en.wikipedia.org/wiki/Five_%281951_film%29

    Excerto criado por mim no Vimeo (o detentor do copyright proíbe excertos no You Tube, não só em Portugal, mas também em todos os outros países do mundo, o que eu considero estranho, bizarro e inexplicável para um filme obscuro de 1951):

    Five (1951) - Elite Cinematography & Post-nuclear war from Clips do Zé on Vimeo.



    Eu criei este clip a propósito duma troca de palavras noutro fórum, entre mim e alguém da minha idade, em que falávamos acerca dos filmes que vimos na RTP 2 quando éramos crianças. Entretanto já se passou algum tempo e acho que vale a pena criar uma ficha técnica, nem que seja só pelo video.

    Não tenciono vir a escrever nenhum texto acerca deste filme e apenas gostaria de frisar duas coisas:

    1) Esta cena é a melhor cena do filme, e foi por isso que a escolhi para criar o excerto. Ela não representa a qualidade geral do filme, que é bastante inferior a ela.

    2) A cena por sí só está muito à frente do cinema comercial norte-americano da época (1951) e na minha opinião está cinematograficamente também à frente do cinema soviético. Enquanto apreciador do cinema soviético, à primeira vista não conheço nada assim que existisse em 1951, lá para aqueles lados. No entanto, este filme independente norte-americano realmente assemelha-se ao que viria a ser o visual e cinematografia do cinema soviético e da europa de leste daí a 10 anos. E aqui reside a minha curiosidade e fascínio por esta cena do filme, que me traumatizou em criança e quando me deitei só pensava em esqueletos e cadáveres da futura 3ª Guerra Mundial entre a URSS e os EUA. pale  Posso dizer que esta cena me marcou e por isso é boa.  thumbsup

    Por último, gostaria de ler as vossas opiniões, incluindo as de quem nunca viu nem tenciona ver o filme, sobre a cinematografia deste clip de um filme independente norte-americano de 1951.   Embarassed  Se gostam ou não gostam, etc.

    Observação: Tenho andado a transferir para o fórum Xploited as minhas "críticas" de cinema antigas, mas às tantas fico perdido e não sei se não terei já falado aqui deste filme (a propósito de temas apocalípticos). Mas verifiquei e pelo menos não existe nenhum tópico chamado "Five".

    Acontece que hoje em dia já não tenho muito tempo e motivação para falar de filmes, e por isso ando a partilhar as minhas "velharias". study

    Five (1951) - Arch Oboler 2493 Estou interessado nas vossas reacções a este excerto, por ser um dos primeiros, senão o primeiro filme pós-apocalíptico, e pelo aspecto insólito de um filme independente norte-americano fazer uma cena destas, sem a chachada das fórmulas de argumento previsíveis/repetitivas e filmagens artificiais de estúdios. king

      Data/hora atual: Dom maio 19 2024, 11:31