Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


2 participantes

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4330
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Empty Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Mensagem por Zé da Adega Sáb maio 09 2015, 00:23

    Observação: Texto escrito por mim em 2014. Um dos clips que criei no You Tube tornou-se muito popular desde então (o que tem o Chalton Heston a chorar). A minha "análise" está infelizmente cheia de spoilers e talvez seja melhor espreitarem primeiro o imdb e wikipédia, e caso tencionem ver o filme, leiam o meu texto apenas depois de o verem.

    Soylent Green / À Beira do Fim

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Soylent_green


    Título original: Soylent Green
    Título de Portugal: À Beira do Fim
    País(es) de origem: E.U.A.
    Data de lançamento: 19 de Abril de 1973 (E.U.A.)
    Realizador: Richard Fleischer
    Género(s): Ficção Científica, Drama
    Duração: 97 min


    IMDB / Wikipedia


    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h03m38s97_zps250e50fa

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h02m44s72_zpsf6535e0e


    Sinopse:

    Nova Iorque, 2022 - População: 40.000.000.

    Num mundo ecologicamente devastado pelas U.S. Corporations, onde falta a água e comida para sustentar a população, o inspector da polícia Robert Thorn (Charlton Heston) investiga os motivos misteriosos do homicídio de um gestor rico, com o auxílio de um amigo velhote, que ainda sabe ler e escrever, e vivenciou em jovem a época, em que se compravam carne e hortaliças nas lojas...


    Excerto I - Retro-escavadoras da polícia de Nova Iorque, a "recolherem" manifestantes



    Excerto II - Camiões do lixo municipais transportam "carga" do centro de eutanásia humana para a refinaria de produção de feijão de soja



    Aviso: O texto que se segue contém spoilers.


    Ficção científica séria e dramática

    Este é um grandioso filme da Golden Age (na minha opinião) do cinema norte-americano da década de 1970, à primeira vista poderá (erradamente) parecer um filme policial do estilo Blade Runner, mas tal não corresponde minimamente a este filme.

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h07m11s166_zpse1bc56fd

    Robert Thorn (Charlton Heston) é um inspector da polícia, a investigar um caso de homicídio, durante quase todo o filme, mas isso é apenas um pretexto, meio ou ferramenta para apresentar uma história de ficção científica pura e dura, do tipo filosófico ao nível da série The Outer Limits (1995 TV series), caracterizada pela sua forte carga dramática e capacidade de pôr o espectador a pensar e reflectir.

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-00h51m55s253_zps1f2eae5f

    A empresa Soylent é a concretização do sonho dos banksters (bankers / gangsters) modernos, que na sua psicopatia demente, provocam guerras e crises financeiras. Neste cenário, as elites atingiram os seus objectivos e o povo regrediu aos tempos faraónicos, em que trabalham para comer.

    Soylent significa soja e lentilhas (em inglês: "soya and lentil"), conforme a explicação do livro, que não consta no filme. A mega-corporação norte-americana fornece comida a "metade do mundo". O planeta está poluído e imerso numa onda de calor permanente devido ao efeito de estufa, pelo que não é possível a agricultura tradicional e criação de gado. Já nem sequer existem peixes nos rios e mares...

    O Soylent Yellow corresponde à soja tradicional, de proveniência vegetal (que se encontra à venda na secção cara/saudável do Pingo Doce, Continente, etc.), mas o Soylent Green, que dá o título ao filme, é suposto ser plâncton do oceano... O problema é que os oceanos estão envenenados e já não existe plâncton, conforme o relatório secreto que o inspector Robert Thorn descobriu.

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h59m32s104_zps22ea2db7

    Este filme passou na RTP por volta de 1984, quando o vi em criança. Nessa altura ainda não conseguia acompanhar o ritmo das legendas, mas o filme marcou-me pelo bom storytelling audiovisual, e retive perfeitamente o conceito da história durante os 30 anos que separam a minha segunda visualização no ano de 2014.

    Já irei testemunhar, em primeira mão, qual o impacto do filme numa criança, mas antes gostava que vissem a cena brilhante e poética, da eutanásia. O actor Edward G. Robinson sabia que estava a morrer de cancro da bexiga, e que apenas lhe restavam semanas de vida, morreu 12 dias depois da filmagem que irão ver de seguida. O actor Charton Heston também fica em choque ao ver filmagens antigas (secretas) da época em que existiam animais e vegetação na Terra. Uma obra de arte... aqui vai:



    A cena anterior contém a melhor interpretação do Charlton Heston que já vi, e é também uma de duas cenas que retive na memória durante 30 anos. Em criança captei bem o conceito do velhote ficar contente em voltar a ver a Terra, como ela era antigamente, mas julguei que ele tinha sido enganado/intrujado a pensar que ia para um lar da terceira idade, quando afinal o mataram e fizeram tostas com o cadáver dele...

    Só agora é que eu percebi que ele estava deliberadamente a cometer eutanásia. O cérebro humano é uma máquina engraçada e peculiar, na maneira como armazena recordações de infância durante três décadas, nesta cena apenas retive o conceito visual de veados a pastar numa floresta, o que corresponde à imagem real... mas a minha outra memória do filme é totalmente surrealista! Eu imaginava milhares de fatias de pão tostado apetitosas a circular no tapete da linha de montagem, com a geometria de fatias grandes de pão de forma, quando afinal são rectângulos de plástico.

    Apesar de eu ter sentido medo e mal-estar em miúdo, achei a comida Soylent Green apetitosa... percebi perfeitamente que eram pedaços pulverizados de pessoas mortas, mas tal não me enojou porque percebi que o povo estava a morrer à fome... O que efectivamente me assustou (em puto), foi julgar que andavam a assassinar pessoas para as transformar em comida.

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h02m21s16_zps1db62fa6

    O consultor técnico indicado na imagem acima impõe respeito...

    Para terminar deixo um video, que acho que está muito bem feito, do polícia e velhote a jantarem comida verdadeira. O polícia nunca antes tinha comido carne, fruta ou hortaliças:



    Vou dar uma nota muito alta por dois motivos, o primeiro motivo será a qualidade destas duas cenas do You Tube que mostrei, enquanto o segundo motivo é estarmos no ano de 2014, e saber que nos últimos 40 anos se fez muito pouco cinema deste género, o que torna o filme precioso e original.

    A minha classificação: 97%

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Vlcsnap-2014-02-08-01h00m53s243_zpsd43c2cf1
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4330
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Empty Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Mensagem por Zé da Adega Qua Jan 13 2016, 23:58

    Curiosidade: Jogo Computer Space (1971)

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Cspacef-01

    Eu cruzei esta crítica do filme, com o tópico do fórum português Retromania "Arcades at the Movies", onde falo acerca da primeira máquina arcade de videojogos. Para o efeito criei um excerto do filme com a senhora dona prostituta a jogar:



    A única instância em que vi imagens do jogo a correr, foi mesmo neste filme, porque a motherboard não possuía nenhum processador, e o televisor a preto e branco, foi modificado à medida do (primeiro) videojogo de máquinas.

    Para quem tenha curiosidade, fica o meu texto sobre o jogo: study

    http://retromania.pt/forum/viewtopic.php?f=65&t=662&p=5915#p5915

    Meti lá a cunha para o pessoal espreitar esta crítica no Xploited Fórum... thumbsup
    pmcordeiro
    pmcordeiro
    Moderador
    Moderador


    Número de Mensagens : 13184
    Pontos : 19092
    Data de inscrição : 26/01/2009
    Idade : 49
    Localização : 112 Ocean Avenue

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Empty Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Mensagem por pmcordeiro Qui Jan 14 2016, 09:34

    Só dá para ver no retromania que está registado.   Wink
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4330
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Empty Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Mensagem por Zé da Adega Sáb Jan 16 2016, 21:34

    pmcordeiro escreveu:Só dá para ver no retromania que está registado.   Wink

    Ahh! Não sabia que era preciso registo para ler a minha análise do jogo! No  Nesse caso posso meter aqui o artigo em spoiler (quem quiser abre, pois é grande):

    Spoiler:

    Conteúdo patrocinado


    Soylent Green (1973) - Richard Fleischer Empty Re: Soylent Green (1973) - Richard Fleischer

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Ter maio 14 2024, 00:02