Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Avalon (2001) - Mamoru Oshii

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4316
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Empty Avalon (2001) - Mamoru Oshii

    Mensagem por Zé da Adega Seg Jan 26 2015, 20:29

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Avalonenpolognetheatricalpolish

    Wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Avalon_%282001_film%29
    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0267287/

    Sinopse (Wikipédia):

    Avalon (アヴァロン Avalon?), also known as Gate to Avalon,[1] is a 2001 Japanese-Polish science fiction drama film directed by Mamoru Oshii and written by Kazunori Itō. The film stars Małgorzata Foremniak as a player in an illegal virtual reality video game. She must follow a quest to find a level in the game.

    Avalon was filmed in Wrocław, Nova Huta, the Modlin Fortress and Warsaw.

    Vídeo de apresentação (a minha cena favorita):



    Curiosidades (Wikipédia):

    Even though the film was produced and directed by a Japanese crew, it is a half European, half Asian work since Avalon was co-produced by a Polish film company, starred Polish actors and was filmed mostly in Wrocław, Poland with Polish dialogue. A Japanese dub was created, however, for the film's original Japanese release and is available on the Japanese region 2 DVD.

    "Shooting it in Japan was impossible," Oshii advised interviewer Andrez Bergen in a major article that appeared in Japan's Daily Yomiuri newspaper in 2004. "I didn't think of using a Japanese cast. I considered shooting in the UK or Ireland, but the towns and scenery in Poland matched my image for the movie."

    According to Oshii, one of the advantages of shooting the film in Poland was that Polish Armed Forces were willing to lend their equipment (T-72 tanks and Mi-24 attack helicopters, among others) to the film makers without any additional fees.

    In Europe, Avalon was screened out of competition at the 2001 Cannes Film Festival[2] and won awards at other European festivals: in Spain, it was awarded "Best Cinematography" at the Catalonian International Film Festival (2001), and in the United Kingdom, it won the "Best Film" award at Sci-Fi-London (2002).

    However, the film received only limited release in North America (with most of its fanbase created via the circulation of bootleg DVDs imported from Asia) until Miramax released it on DVD in late 2003. The North American version has added narration to make it easier for the audience to understand the plot; although the option to view the film without the English overdubbing is provided, the subtitles still display the added dialogue. The British region-free DVD has literal English subtitles which explain the King Arthur connection better and does not display added dialogue.

    Such viewer help was not used in European countries, like France, where local editions only feature optional subtitles about the Polish sung opera piece, in the Polish spoken original version only.

    Um filme poético

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Vlcsnap-2015-01-24-19h39m36s97_zpszhetum4q

    Fico na dúvida se este Avalon será ou não um filme da corrente "pseudo-intelectual" do cinema, porque ele partilha várias características similares, mas tenho quase a certeza que pode ser considerado um filme Art House.

    Um exemplo de um filme assumidamente pseudo-intelectual europeu é o Alphaville, que é apenas uma piada de mau gosto, que deixa mal vista a imagem da ficção científica europeia. O realizador Jean-Luc Godard mentiu à grande e à francesa aos investidores alemães através de um argumento falso, o que obrigou à idemnização dos mesmos pela parte dos produtores franceses.

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Alphaville1965

    O Avalon é um filme muito bonito e elegante e é como um poema audio-visual, ele não funcionará totalmente do ponto de vista lógico e cientíifico da Hard Science Fiction, embora quase pareça querer funcionar...

    E no entanto é um filme muito potente a nível filosófico, que faz o espectador pensar e reflectir.

    Gostaria de mostrar um excerto longo de quatro minutos e meio, que mostra a estética deste mundo cyberpunk, que caracteriza esta realidade alternativa, apesar da tecnologia retro não estar muito patente neste clip. A meu ver o mérito do clip seguinte será a maneira poética de como é mostrado o simples acto de uma mulher a fazer o jantar. Se eu disse que o filme podia ser considerado pseudo-intelectual, então este clip longo, sem nenhum diálogo, irá suportar essa premissa... mas pelo menos eu gosto desta pseudo-intectualidade, por razões subjectivas (gostos pessoais).



    Se repararem não existe um único diálogo nesta cena...

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Vlcsnap-2015-01-24-19h34m35s128_zpscutufkwi

    É difícil comentar este filme sem fazer alguns spoilers, eu estou a ter algum cuidado no que escrevo nesta recomendação, que tambem é direccionada a quem ainda não viu o filme mas tenho de fazer alguns spoilers, que eu não acho que façam estragos, mas por via das dúvidas se estão a pensar ver o filme, e já ficaram decidios pelo video anterior, então não arrisquem e leiam o resto deste texto, quando tiverem visto o Avalon.

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Vlcsnap-2015-01-24-19h36m16s129_zpsika0qbbt

    A parte de que mais gostei foi o forte impacto visual para o "nível real", que está muito bem conseguido cinematograficamente e é bastante original, pois nunca tinha visto nada assim. O choque que me causou foi extremo, e fiz um video, que mostra o contraste entre as velhas prisoes polacas, de cor tingida, para a Polónia moderna:



    E a parte de que menos gostei foram as sequências de acção do jogo First Person Shooter, para mim que até jogo o "Combat Arms" online e não tenho nenhum preconceito contra esse tipo de jogos, mas achei que tinham duração a mais, dado que a natureza do filme é séria e este tipo de cenas de acção ficariam melhor num filme moderno de super-heróis para a miudagem:



    Pelo menos o exército polaco disponibilizou gratuitamente tanques e helicópteros, que não são modelos "computer generated".

    O meu instinto diz-me que este filme não irá agradar a todos, e causará divisões acentuadas de opinião e gostos. Uns não vão gostar por ser parado e artístico ou pseudo-intectual, outros não irão gostar por causa do tema dos jogos de computador. Eu não conheço nenhum outro trabalho deste realizador famoso pelos seus filmes de animação, e fiquei curioso em conhecer, e por isso a minha opinião baseia-se apenas neste filme.

    Acho o filme excelente e vou atribuir-lhe uma nota de 9/10.

    Avalon (2001) - Mamoru Oshii Vlcsnap-2015-01-24-18h13m37s36_zpsqrnkh8lh

    Haveriam mais temas que eu teria interesse em abordar, mas fico-me por aqui, apenas com este apresentação multimédia...

      Data/hora atual: Seg Abr 29 2024, 17:26