Xploited Forum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum de cinema fantástico.


    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 28 2017, 21:38

    Estou a partilhar a minha análise a este "filme", que vi ontem e hoje, na secção off-topic, por uma questão de bom senso devido ao ambiente geral do filme, apesar dele conter vários elementos em linha com o Xploited Fórum, como irão descobrir se tiverem paciência para lerem o que escrevi.

    Sempre que partilho alguma análise (ou comentário) minha aqui no off-topic, não o faço à toa, mas na suposição de que possa haver algum interesse ou curiosidade por parte da "clientela" do Xploited, devido a algum aspecto insólito do filme que escolho.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov %D0%9F%D0%B0%D1%80%D1%88%D0%B8%D0%B2%D1%8B%D0%B5_%D0%BE%D0%B2%D1%86%D1%8B

    Mini-série premiada de 4 partes de 52 minutos ou filme de 110 minutos.

    Página oficial com ficha técnica, screenshots e mini-série completa de 208 minutos (streaming gratuito HD, com legendas):

    https://film.ua/en/production/filmsandseries/projects/206



    Comentário

    Estou a metade da visualização da mini-série e estou a adorá-la, não consigo parar de ver isto, pois a história é ultra cativante. A qualidade é muito alta, bem como o factor entretenimento. Maturidade e realismo também muito altos.

    O filme é multi-género, começa com espionagem diplomática, alterna para muita violência política da ditadura estalinista, muda para aventura de fuga de prisão, salta para guerra/acção com bombardeiros "Stukas", passa pelo modo survival, e estabiliza em modo drama/romance no início do 2º episódio.Surprised

    Na parte que estou a ver os criminosos evadidos estão escondidos numa aldeia ucraniana, com a Ucrânia prestes a cair para o exército alemão, andam tropas especiais para-quedistas alemãs por perto, bem como a polícia secreta soviética em seu encalço, pois um dos evadidos é um agente duplo do 3º Reich.

    Isto é muito bom! Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov 48246  thumbsup

    Vou agora ver a metade que me falta... Very Happy
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Re: Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 28 2017, 21:40

    Primeira impressão

    Terminei há pouco de ver o resto e gostei imenso disto. Encaro isto como um tele-filme de 208 minutos, e não irei chamá-lo de mini-série, só porque está dividido em 4 partes, para transmissão televisiva, existe o cut de 110 minutos, mas isso é uma versão cortada para aquele estilo de donos de salas de cinema, que prefere ver o "Aliens" trucidado por ser longo demais, em vez de mostrarem a versão Director's Cut.

    O "filme" continua a oscilar entre géneros na segunda metade, e por exemplo temos cenas de gore e acção ao estilo "Desaparecido em Combate III", em que o Chuck Norris espeta um lança-granadas nos intestinos de um vietcong, dispara a arma, o vietcong cai do telhado abaixo, e passado uns segundos a granada rebenta dentro do estômago do vietcong. Mas aqui as cenas "Chuck Norris" são feitas com qualidade e seriedade. Não me refiro àqueles efeitos visuais de guerra mais modernos e estou mesmo a pensar em cenas de acção à "Chuck Norris", que um miúdo de 13 ou 15 anos iria ficar todo contente em ver.

    Devo dizer que estas referidas cenas da produção ucraniana não terão tanto glamour e beleza visual, como um blockbuster de Hollywood da mesma altura (2010). Penso que teria interesse eu criar um excerto dessas cenas "Chuck Norris", porque decerto terão ficado curiosos. Aqui está um vídeo com três cenas "Chuck Norris", que fiz agora: Smile



    Os géneros oficiais do filme, listados na versão russa da wikipedia são Acção/Drama. Eu estou de acordo, mas tal como referi, o filme contém muito mais géneros como espionagem, romance, militar (guerra), político, suspense, aventura e filme "survival". Esta diversidade de géneros é uma característica do cinema de leste, que já tenho notado e chamado a atenção no fórum, e que vem da era soviética.

    Este filme possui factor de entretenimento estilo "Dirty Dozen" e "The Great Escape", mas feito com muita maturidade e seriedade, onde a história não é nada trivial ou inocente como nestes dois exemplos, e critica duramente o estado de terror da ditadura estalinista, quer pelas atrocidades cometidas contra o seu próprio povo, quer pelas responsabilidades que atribui a esse mesmo terror estalinista, pela desorganização e falta de preparação ao ataque surpresa alemão. A obra pode ter algumas cenas à "Chuck Norris", mas a acção não é o género predominante, e o enredo e argumento possuem inteligência e foram criados com esforço, por profissionais talentosos.

    Essa conjectura torna esta produção num trabalho muito original e diferente, que recomendo bastante. Aqui o género acção, que tem sido tão maltratado pelos grandes estúdios de Hollywood (que consideram o género infantil e o resultado está à vista), é apresentado de forma digna, um pouco à semelhança do filme "Runaway Train" do Konchalosvky.

    Esta versão oficial do You Tube possui narração voz-off em ucraniano (ou será russo?) para as poucas cenas em que os para-quedistas alemães (Fallschirmjäger) falam entre eles, isto é muito chato, mas são muito poucas e curtas essas cenas.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov 255px-Bundesarchiv_Bild_101I-562-1172-04A%2C_Italien%2C_Fallschirmj%C3%A4ger_bei_Ausbildung%2C_Feldwebel

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fallschirmj%C3%A4ger_(World_War_II)

    Pelo menos os Fallschirmjäger parecem ter a farda e capacete correctos, algo com que o cinema norte-americano parece ter alguma dificuldade, e quando algum cinéfilo implica com a falta de competência, surge logo a "brigada dos fan boys de Hollywood" que defende a incompetência com o argumento imbecil do "It's just a movie, if you want realism, go watch a documentary".

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-1211-11-12-04h02m50s165_zps05f6gavu
    Capacete dos Fallschirmjäger da força aérea

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-4368-10-03-02h51m38s140_zpslxysazen
    Capacete do exército
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Re: Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 28 2017, 21:43

    Enquadramento histórico

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-8966-01-12-00h44m36s237_zpsmhvcoglq

    O que é cultura geral na região da Europa de Leste, não o será em Portugal.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov 380px-Lviv_during_the_war_1941
    Vítimas da NKVD na cidade ucraniana de Lviv em 1941.

    The NKVD prisoner massacres were a series of mass executions carried out by the Soviet NKVD secret police during World War II against political prisoners across Eastern Europe, primarily Poland, Ukraine, the Baltic states, Bessarabia and other parts of the Soviet Union from which the Red Army was retreating following the Nazi German attack on the Soviet positions in occupied Poland, known as Operation Barbarossa.[1]

    Estimates of the death toll vary between locations; nearly 9,000 in the Ukrainian SSR,[2] 20,000–30,000 in eastern Poland (now part of Western Ukraine),[1] with the total number reaching approximately 100,000 victims of extrajudicial executions in the span of a few weeks.

    Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/NKVD_prisoner_massacres

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-1168-02-02-23h40m57s390_zpswtidhhyn

    A tensão permanentemente presente nas mais de 3 horas de duração desta obra, em que os protagonistas são presos soviéticos evadidos, será melhor entendida não pela escala dos massacres de prisioneiros, durante a evacuação soviética nos primeiros meses da Guerra Patriótica, mas pela potência do horror, em que por exemplo eram encontrados cadáveres de freiras com orgãos genitais masculinos cortados, dentro da boca das freiras.

    Poderão ler o relato do incidente acima, escrito por estudantes de medicina em 1941, na página oficial (em inglês) do museu ucraniano de Lviv:

    http://www.cdvr.org.ua/content/lviv-museum-recounts-soviet-massacres

    Na página do wikipedia, referente aos massacres de prisioneiros, às mãos da NKVD, existe uma lista enorme com os métodos sanguinários das execuções e torturas de homens, mulheres e crianças:

    https://en.wikipedia.org/wiki/NKVD_prisoner_massacres#The_massacres

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov 1024px-Eastern_Front_1941-06_to_1941-12

    A acção do filme situa-se algures entre Odessa e Kiev, conforme o mapa acima, no período em que ocorrem estes massacres de prisioneiros, ocorrem durante a tradicional política de terra queimada, sempre que alguém invade a Rússia, que no caso napoleónico, julgo ter sido inspirada na batalha portuguesa das Linhas de Torres (https://linhasdetorres.wordpress.com/category/a-historia/).

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-3298-11-08-22h47m06s346_zpshkqexsns
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Re: Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 28 2017, 21:45

    Terror estalinista

    - Opinião e análise -

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-4612-05-25-04h28m56s533_zpszfszmqso

    Aprendi várias coisas neste filme, mas subsistem algumas dúvidas em pequenos detalhes, mesmo após consulta da wikipedia. Estas dúvidas devem-se ao meu natural e legítimo desconhecimento das fardas e relação entre as diversas forças políticas e militares do exército vermelho e regime estalinista.

    Por exemplo o wikipedia explica que os campos de prisioneiros eram guardados pela polícia secreta NKVD, que foi uma dúvida que eu tive ao ver o filme, mas tenho alguma dificuldade em interpretar a cena de abertura, que envolve altas patentes do exército e/ou governo, conforme imagem abaixo:

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-2023-01-16-03h02m57s353_zpsgdtfvxpr

    Curiosamente alguns aspectos dessa cena, fazem parte de um mistério intencional, apenas revelado num twist final do filme. Posso dizer que será um twist bastante bom, de que eu não estava à espera. Poderei também adicionar "mistério" à longa lista de géneros deste filme.

    O terror estalinista é mostrado e denunciado de forma correcta e é um elemento fundamental da premissa e enredo, o povo soviético vivia em permanente terror do seu governo, durante a era estalinista, e isso é mostrado no filme não apenas nos prisioneiros, mas no povo em geral, dentro do próprio exército e particularmente dentro das hierarquias da própria polícia secreta NKVD.

    Um caso do terror sentido pelo povo pode ser observado pelos habitantes dos casais (povoado) onde os presos se refugiam. Casal ou Casais é o termo português utilizado para um agrupamento de casinhas, que não é aldeia, e que corresponde ao agrupamento de 10 casinhas de madeira no meio da floresta, onde grande parte da acção se desenrola.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-1123-04-17-18h21m00s771_zps6ywrqhp5

    Os actuais habitantes explicam que existia ali uma comunidade de "Cristãos Velhos", que fugiu para os Urais do decorrer da Revolução de 1917, pela sua religião os proibir de lutar. Não faço a mínima ideia do que seja isto de "Cristãos Velhos" (serão parecidos com os "Amish" americanos?), devido à minha ignorância cultural.

    As pessoas que lá habitam são parias do seu país, na sua maioria familiares de vítimas das purgas do Estaline, que ficaram desgraçados por serem familiares de "inimigos do estado" e que se refugiaram ali. Um aspecto importante destes casais (povoado) é que não surgem nas cartas militares, e só os habitantes das aldeias vizinhas sabem que vive lá gente.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-9470-12-14-13h39m06s898_zps4sdor73a

    Este não se trata de um "filme de genocídio e atrocidade" como "A Lista de Schindler" ou o filme russo "O Chekista" de 1992 (não me lembro do título original, mas está no índice de mini posteres do meu tópico de cinema de leste), que é sobre a polícia secreta Cheka no tempo do Lenine, mas o "Black Sheep" não se acanha na violência da NKVD e inclui cenas gráficas, extremamente bem feitas com "realismo soviético", onde os actores reagem de forma assustada e surpreendida (até o cão!) com miolos a estoirarem após um tiro na cabeça, e massacre de prisioneiros. Nada mau para um filme de acção e aventura com cenas à "Chuck Norris" e é caso para eu lhe tirar o chapéu.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-1410-09-03-19h13m47s174_zps1ch7z7y3

    Do ponto de vista visual, julgo que o filme só utiliza o aspecto negativo dos desenhos animados (CGI) nas cenas com aviões, sendo o resto efeitos práticos. Este CGI não chateia porque os desenhos animados estão filmados "ao longe" e em contra-luz, com movimentos naturais e realísticos em acordo com as leis da física, conforme a imagem abaixo:

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-9687-06-21-13h37m29s917_zpstxgy4dyh

    A fotografia poderia ser melhor, com filmagens mais panorâmicas e afastadas da acção, mas não existe nada de errado com a fotografia.

    Os dois prémios que o filme ganhou foram o de melhor "tele-filme ou mini-série" e de melhor música de "tele-filme ou mini-série", são prémios pequenos da TV ucraniana, equivalentes aos "Globos de Ouro" portugueses. A música é realmente bastante boa, com tom dramático e triste.

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Vlcsnap-5198-01-14-04h37m02s386_zpsfznw2yy1

    A minha classificação será de 85%.
    Zé da Adega
    Zé da Adega
    Ultimate Zombie
    Ultimate Zombie


    Número de Mensagens : 568
    Pontos : 4285
    Data de inscrição : 26/12/2014

    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Re: Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Zé da Adega Sex Abr 28 2017, 21:46

    Trailer criado por mim (não é montagem musical)

    Este vídeo poderá ter interesse, porque o trailer oficial que apresentei na mensagem de abertura, apesar de estar bem feito, está dirigido à rapaziada jovem e fãs de acção/Hollywood, com propósitos comerciais (é da mesma onda do meu vídeo com as cenas Chuck Norris que mostrei atrás), ao passo que este é dirigido para cinéfilos mais sérios, enquanto complemento personalizado ao que eu escrevi.  Wink

    Poderão tirar aqui algumas dúvidas que tenham, acerca do que escrevi anteriormente.


    Conteúdo patrocinado


    Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov Empty Re: Паршивые овцы / Black Sheep (2010) - Serhey Chekalov

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex Mar 29 2024, 02:01